domingo, 14 de junho de 2015

O POVO DA VERDADE


Pois nós não estamos lutando contra seres humanos,
mas contra as forças espirituais do mal
que vivem nas alturas,
isto é,
os governos, as autoridades e os poderes
que dominam completamente este mundo de escuridão
.

Efésios 6.12 (leia 6.10-20) NTLH

O autor da Carta aos Efésios é muito lúcido na sua análise de conjuntura da sua época. Pouco mudou! Vale para hoje. Parece que foi escrita esta madrugada. Os males daquela época eram espirituais e exigiam respostas no mesmo nível. Neste texto temos uma lista dos elementos a serem usados diante das forças antivida. Por esta lista podemos identificar os elementos maliciosos:

VIDA
ANTI-VIDA
verdade
mentira
justiça
injustiça
paz
violência
desconfiança
salvação
destruição
palavra
caos

O que é o mal? A essência do mal é a mentira, que começa com o autoengano. É a recusa absoluta em reconhecer a sua própria pecaminosidade. Em vez de se corrigir, o mal ataca os outros, tomando a lei nas suas próprias mãos (injustiça). Uma das características de pessoas más é seu exercício de poder para controlar os outros, pela manipulação e uso de força (violência). O mal está instalado tanto nas religiões quanto no mundo secular. Qualquer força controladora é manifestação do mal.

Ao olharmos para o mundo de hoje podemos verificar que a mentira domina todos os âmbitos: a vida privada e pública, a política local e internacional, o comércio, a indústria e a comunicação. A humanidade tem seis milênios de história escrita, cheia de violência de todos os tipos. Até hoje o uso da força não conseguiu estabelecer uma ordem social de justiça. O mal nunca foi vencido pela força.

Os fins não justificam os meios. Embora a malignidade seja antivida, é, em si, uma forma de vida. Se oprimirmos e matarmos aqueles que são malignos, nos tornaremos opressores e assassinos. Se tentarmos lidar com a malignidade através da sua destruição, terminaremos também nos destruindo, em espírito, se não fisicamente. E é provável: arrastamos também algumas pessoas inocentes conosco!...

A nossa resposta é a verdade. O que é a verdade? A verdade não é um conjunto de fatos verídicos ou sistema correto de pensamento. É a consciência que toda a existência, da qual fazemos parte, é uma dádiva, independente de qualquer merecimento. A vida é graça. Não somos donos de nada e não temos superioridade em relação ao nosso ambiente social e ecológico. Esta consciência leva a humildade.

A verdade liberta da mentira. Os Evangelhos apresentam Jesus como a encarnação da verdade. Mesmo sendo “Filho de Deus”, não violentou a vida dos outros para impor valores. Respeitou a integridade do próximo. No lugar de se impor, foi solidário a todas as vítimas da mentira. A mentira o levou à cruz, mas a verdade triunfou, mesmo na morte.

Impor os nossos valores de uma posição de poder é mais fácil do que viver a verdade e sermos sujeitos a cruz. Precisamos muita fé para realmente acreditarmos que a verdade vence a mentira.

 

EFÉSIOS 6:10-20 - NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

A ARMADURA DO CRISTÃO

Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. E orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho. Eu sou embaixador a serviço desse evangelho, embora esteja agora na cadeia. Portanto, orem para que eu seja corajoso e anuncie o evangelho como devo anunciar.

Nenhum comentário: