sábado, 31 de outubro de 2009

ALGO PREPARADO PARA NÓS

Eu entreguei a vocês

o ensinamento que recebi

e que é da mais alta importância:

Cristo morreu pelos nossos pecados,

como está escrito nas Escrituras Sagradas;

ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia,

como está escrito nas Escrituras.

1 Coríntios 15.3-4 (leia 15.1-8) – BLH

Estamos num mundo que foi preparado para nós. Esta passagem aponta o fato deste preparo, feito com sacrifício e sofrimento da parte de outros, inclusive do próprio Criador de todas as coisas!

Tudo que temos na vida nos foi ofertado. As dádivas iniciais não foram pedidas ou escolhidas por nós. Depois de algum tempo descobrimos que, dentro de alguns limites, podemos fazer opções, mas, mesmo assim, as conseqüências destas escolhas fogem ao nosso controle.

Podemos optar por nossa atitude diante destas dádivas: aceitá-las como expressão do amor divino, fazendo o possível para cultivá-las ao nosso bem estar e dos outros, ou tentar ignorá-las, agindo como se não existissem.

Quero descobrir as regras do "jogo da vida", agindo bem de acordo com o Autor destas regras. Creio que as leis foram feitas para nos conduzir à vida e à felicidade.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEPARAÇÕES

Assim, também, todos nós,

judeus e não-judeus,

escravos e livres,

fomos batizados num só corpo

pelo mesmo Espírito.

E a todos nós foi dado

de beber do mesmo Espírito.

1 Coríntios 12.13 (leia 12.3-7,12-13) BLH

Um dos pontos revolucionários do evangelho é o “nivelamento” que traz à comunidade, quando posto em prática. Acaba com as mais radicais discriminações: religião, classe e sexo. O evangelho legítimo é o da reconciliação e não de alienação!

As palavras do texto foram escritas justamente porque havia resistência a esta tendência! Havia aqueles que ainda se julgavam superiores e não conseguiam se colocar em pé de igualdade com os outros. Achavam-se no direito de julgar certas pessoas como inferiores e, até, como pessoas rejeitadas por Deus... Tomavam o lugar de juiz dos outros, não conseguiam vencer os preconceitos.

Muitas vezes, a religião CRIA separações. Vejo pessoas de certas igrejas julgando pessoas de outras igrejas porque as suas práticas religiosas e costumes sociais são diferentes dos seus. Sentem-se justificados por se separarem dos outros e formarem um grupo só com os que são iguais a eles. As divisões das igrejas hoje em dia são resultado da rejeição da igualdade do evangelho...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

JESUS: O SELO DA ALIANÇA

Assim também, depois do jantar, pegou o cálice e disse:

Este cálice é o novo acordo feito por Deus com o seu povo,

acordo que é selado com o meu sangue.

Cada vez que vocês beberem deste cálice,

façam isso em memória de mim.

1 Coríntios 11.25 (leia 11.23-26) – BLH

Paulo citou a frase: "Selado com o meu sangue," usado por Jesus durante a última ceia com os discípulos. Isto quer dizer: quando Jesus estava pendurado na cruz, Ele não estava lá como vítima sacrifical e como representante da humanidade, tomando sobre si a ira de Deus em nosso lugar, mas, como Deus selando um acordo de sangue, em pé de igualdade com o ser humano. A vítima sacrifical não se entrega por vontade própria, não está em condições de selar acordos. Quem "sela acordos" são pessoas autônomas, agindo por vontade própria. Jesus foi à cruz por iniciativa própria e não como vítima inocente de circunstâncias.

O cálice representa, não a ira de Deus, descarregada contra alguma vítima inocente, mas o fato do perdão ter o seu preço. O preço do perdão é o compromisso. O sangue representa compromisso de ambas as partes, de ir até às últimas conseqüências, até o fim. O cálice simboliza a completa lealdade de ambas as partes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A PESSOA MAIS AMADA NO MUNDO

Não tenho direito de ficar orgulhoso

por anunciar o evangelho.

Afinal de contas é minha obrigação fazer isso.

Ai de mim se não anunciar o evangelho.

1 Coríntios 9.16 (leia 9.16-19,22-23) – BLH

O que é o evangelho para mim? Qual é sua mensagem básica que atinge a parte mais profunda do meu ser? - Ninguém no mundo é mais amado por Deus do que eu! Sou o objeto do amor de Deus, sou um milagre! Não sou inferior a ninguém aos olhos de Deus. Sou diferente, pior não! Se Deus me ama, eu deveria também me amar! Não devo desprezar quem Deus ama. Não devo me desprezar. Ao afirmar isto a meu respeito, posso passar a afirmar o mesmo a respeito aos outros, independente de quem são. Deus ama cada um como se fosse único no mundo! Diante deste fato, devo também amar os outros, especialmente os que estão ao meu alcance.

No lugar do orgulho o evangelho me leva a proclamação do amor de Deus através de palavras, acompanhadas pelos atos. O evangelho é a mensagem de que Deus quer o nosso bem, que tenhamos a vida, que aceitemos o perdão divino, que nós nos perdoemos também, que sejamos libertados de tudo que nos prejudica e que sejamos libertados para vivermos em amor para com Deus e toda a sua criação.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TUDO QUE FAÇO VALE A PENA?

Eu quero livrá-los de preocupações...

Digo isso porque quero ajudá-los.

Não quero atrapalhar ninguém.

Ao contrário,

quero que façam o que é direito e certo

e que se entreguem ao serviço do Senhor

com toda a dedicação.

1 Coríntios 7.2a,5 (leia 7.32-35) – BLH

Um dos nossos grandes problemas é nos dividirmos demais, sem conseguirmos prioridade bem definida. Tentamos fazer muitas coisas e acabamos não fazendo nada bem feito. Gastamos muita energia com pouco rendimento. Não conseguimos dizer como Paulo: "Uma coisa faço". O mal desta situação é que ficamos muito divididos e com uma frustração permanente de não dar conta do recado.

Precisamos parar e perguntar a nós mesmos se tudo aquilo que fazemos ou tentamos realizar, realmente vale a pena... Sentimo-nos, muitas vezes, esmagados pelo peso dos compromissos assumidos. Será que tudo que fazemos ou tentamos fazer é realmente importante? Ou será que estamos querendo agradar aos outros e aceitamos compromissos para ficar bem diante deles? Será que acabamos violando a nós mesmos ao nos sacrificarmos, para simplesmente agradá-los? Parece que tudo que fazemos é digno de ser prioridade e importante! Mas, será que é?

domingo, 25 de outubro de 2009

AS COISAS DESTE MUNDO

...os que tratam das coisas deste mundo,

como se não estivessem ocupados com elas.

Porque este mundo,

como está agora,

passa logo.

1 Coríntios 7.31 (leia 7.29-31) – BLH

Um dos nossos problemas é estabelecer prioridades na vida, cada época, cada momento... O que é mais importante a longo prazo... a médio prazo... a curto prazo?...

Outra pergunta: O que quer dizer "deste mundo"? Quais são as "coisas deste mundo"? A meu ver, as "coisas deste mundo" são coisas que não acrescentam nada à valorização do ser humano... As "coisas do Reino de Deus" são aquelas que realmente promovem a vida, em todos os sentidos.

Tudo o que se faz, deve ser em função do bem estar de pessoas e da promoção do equilíbrio da natureza. A vida cristã deve respeitar a criação de Deus como coisa sagrada! O que desrespeita e danifica são "coisas deste mundo", destrutivas à terra e à vida contida nela. As coisas do Reino de Deus são construtivas, as deste mundo são coisas que desrespeitam a terra que Deus criou. O "céu" começa aqui na terra, aqui e agora!...

sábado, 24 de outubro de 2009

AGIR DE CORPO E ALMA

Pois Deus os comprou e pagou o preço.

Portanto, usem os seus corpos para glória dele.

1 Coríntios 6.20 (leia 6.13-20) – BLH

Na realidade, não existe separação entre o espírito e o corpo. A conservação do corpo também é a conservação do espírito. Como nós usamos o nosso corpo tem muito a ver com o nosso espírito. Se usarmos o nosso corpo para o prejuízo e a exploração dos outros, estaremos também atingindo o nosso próprio ser.

Outro princípio apontado nesta passagem é que nós nos tornamos parte daquilo que participamos. Não é possível fazer parte de alguma coisa sem um envolvimento íntimo. A objetividade é uma ficção: é impossível nos separarmos intimamente daquilo que fazemos! Um ato nunca é impessoal. Tudo que fazemos envolve a nossa personalidade.

O nosso relacionamento com o próximo e com todo o nosso meio ambiente, volta a nos afetar profundamente! Tudo aquilo que fizermos para os outros, estamos fazendo para nós mesmos!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UMA SALVAÇÃO ABRANGENTE

Porém, nós anunciamos o Cristo crucificado

-- a mensagem que é ofensa para os judeus

e loucura para os não-judeus.

Mas para aqueles que Deus tem chamado,

tanto judeus como não-judeus

Cristo é o poder de Deus

e a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 1.23-24 (leia 1.22-25) – BLH

Segundo o Novo Testamento Jesus veio para mostrar o poder salvador de Deus. Em Jesus sabemos que a salvação não é limitada a um punhado de privilegiados, em algum canto remoto do mundo, mas, que o poder de Deus se estende para abraçar a todos os que se sentem perdidos neste mundo. Para os judeus, o propósito de Deus era salvar somente um povo escolhido; não estavam percebendo que eles eram o "povo escolhido", selecionados não para a sua própria salvação, mas para serem instrumentos de salvação para todas as pessoas.

O mundo grego também tinha seu elitismo, não por ser "predileto" dos deuses, mas, pela superioridade filosófica. Em Jesus, a sabedoria não é um exercício intelectual ou um nível de iluminação, mas, uma postura de vida ligada aos valores humanos.

O desígnio de Deus para os cristãos é abrir o caminho da salvação para os povos e para as massas, através de Jesus, acabando com todas as formas de privilégio e elitismo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SALVADOR DO MUNDO

Porém nesta carta me atrevi a escrever

com toda a franqueza

sobre certos assuntos

que eu quero lembrar a vocês.

Tenho sido atrevido por causa da honra

que Deus me deu.

Romanos 15.15-16 (leia 15.14-21) – BLH

O contexto deste texto indica claramente quais são "certos assuntos" que foram tratados pelo autor deste documento. Paulo estava tratando de um assunto revolucionário, Deus queria salvar o mundo e não uma pequena minoria: o povo judaico.

Paulo foi criado na crença de que o povo judaico era "escolhido de Deus". Os outros povos não passavam de "cães", imundos e desprezados. Este apóstolo zelava pela pureza da religião judaica a ponto de levar à morte aqueles que ele julgava serem "contaminadores da fé verdadeira".

Um Deus que quer salvar o mundo assusta muitos cristãos ainda hoje em dia. Eles não reconhecem a presença e a atuação de Jesus fora da igreja. Não reconhecem as ações salvíficas de Deus no "mundo". Acham que Deus é somente o Deus da igreja e não o Deus do mundo inteiro. Para eles, o Reino de Deus está dentro da igreja e Jesus é o salvador da igreja e não do mundo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PERTENCENDO A JESUS

Porque nenhum de nós vive para si mesmo

nem morre para si mesmo.

Se vivemos, é para o Senhor;

e,

se morremos, é também para o Senhor.

Portanto,

se vivemos ou morremos,

somos do Senhor.

Romanos 14.7-8 (leia 14.7-13) – BLH

Uma religião que visa somente a sua própria salvação e que acha que a salvação se encontra somente dentro dela é do maligno. A meta da salvação é viver como o Senhor (Jesus) viveu. Somos de Jesus, mas, as coisas não são tão simples assim... Muitos acham que para ser de Jesus basta ir todas as noites às reuniões da igreja, cantar abanando os braços, orar com gritos e gemidos e interromper a pregação com aleluias e améns! Acrescentam um conjunto de regras a respeito do estilo de cabelo, tipo de roupa e alimentação permitida, andar com a Bíblia debaixo do braço, ausência de adereços, numa massificação total, desrespeitando a individualidade do homem e da mulher.

Jesus deixou bem claro que "ser dele" não é nada disso. Pertencer a Jesus é ser compassivo para com o próximo e conviver com os pecadores e marginalizados, ser humilde e viver a justiça, fazer o bem até ao próprio inimigo, perdoar e ser perdoado! Viver e morrer no Senhor é viver e morrer pelo próximo em vez de buscar a sua própria salvação.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A MAIOR DÍVIDA

Não devem nada a ninguém.

A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros.

Quem ama os outros obedece a lei.

Quem tem amor não faz mal aos outros.

Portanto, amar é obedecer toda a lei.

Romanos 13.8,10 (leia 13.8-10) – BLH

Prejudicar os outros (fazer mal aos outros) não faz parte da ética cristã. Subir na vida à custa dos outros está fora das normas do sistema social. Os evangelhos, ao apontarem o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo como o valor supremo da vida, descartam a filosofia do ladrão (o que é teu é meu) e do egoísta (o que é meu é meu mesmo). Seguindo o evangelho um outro princípio entra em vigor (o que é meu é teu também)!

Nada disto é novidade. Até agora a igreja, como instituição, não conseguiu pôr em prática o princípio fundamental da vivência e da convivência. As instituições, inclusive a igreja, se promovem e se perpetuam à custa do ser humano. Muitas vezes aqueles que trabalham na igreja fazem manipulações em causa própria!...

Nossa esperança está naqueles que são devedores de amor e que conseguem praticar este amor entre nós na vida diária, inclusive dentro das estruturas eclesiásticas.

sábado, 17 de outubro de 2009

VIDA INEXPLICÁVEL

Pois Deus fez todos se tornarem

prisioneiros da desobediência

a fim de mostrar misericórdia a todos.

Como são as riquezas de Deus.

Como são profundos o seu conhecimento

e a sua sabedoria!

Quem pode explicar as suas decisões?

Quem pode entender os seus planos?

Romanos 11.32-33 (leia 11.30-36) – BLH

As duas verdades principais que vejo neste texto são: todos os seres humanos são iguais e, para nós, a vida é um mistério que não dá para entender.

Basicamente todos os seres humanos têm a mesma carga genética. O caminho para uma vida plena é por meio do conhecimento da verdade, mas é nossa tendência fugirmos das verdades ameaçadoras. Escondemos os traumas na subconsciência ou na inconsciência. Ao escondermos as verdades ameaçadoras de nós mesmos, negamos certos aspectos da nossa realidade. O pecado é a negação da verdade. Viver a mentira evita que a verdade atue plenamente em nossa vida. A aceitação da verdade abre caminho para mudanças e muitas vezes mudanças são assustadoras. O medo pode nos roubar de uma vida plena, libertada da mentira. Muitas vezes, a religião, em vez de ser um meio para chegarmos à verdade, se torna um meio de vivermos a mentira. Temos que nos libertar da religião falsa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PRECISAMOS DE BOAS NOTÍCIAS

E como poderá ser anunciada,

se não forem enviados mensageiros?

As Escrituras Sagradas dizem:

"Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!"

Romanos 10.15 (leia 10.9-18) – BLH

Como é bom receber uma boa notícia! A experiência nossa, na época em que vivemos, é recebermos más notícias: medidas provisórias do governo, notícias de roubos pela corrupção dos políticos, a morte da ética e da moral dos órgãos públicos em todos os níveis, desastres da natureza e outros causados por negligência e burrice humana, todos os tipos de violência do ser humano contra o ser humano, acontecimentos desagradáveis relacionados com amigos ou familiares... Há também o reconhecimento, consciente ou subconsciente, das nossas próprias carências e fracassos... Tudo contribui para gerar um estado de pessimismo, desânimo e até momentos de desespero...

Mas no meio do caos aparente há sinais de esperança. Os mensageiros são as pessoas que pagam o mal com bem, recebem o ódio e retribuem com amor, toleram os intoleráveis, que transmitem paz no meio de conflito e que recusam entrar na dança do materialismo e da ganância. Muitas vezes os mensageiros são incompreendidos, mas agem por motivos internos, ignorando as pressões sociais. Plantam suas sementes em silêncio sem chamar atenção para si. São os humildes, dos tais é o Reino de Deus.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ELEIÇÃO ANULADA

Para o bem dele eu mesmo poderia desejar

estar debaixo da maldição de Deus

e separado de Cristo.

É o povo escolhido por Deus,

e Deus fez dele seus filhos

e repartiu a sua glória com eles.

Fez os acordos com eles e lhes deu a Lei.

Eles têm a adoração verdadeira

e receberam as promessas de Deus.

Romanos 9.3-4 (leia 9.1-5) – BLH

Conforme Paulo, o Povo de Israel estava debaixo da maldição de Deus. Paulo gostaria de poder tomar sobre si a maldição do povo, para que fossem salvos, dando muitos argumentos dentro do raciocínio dele, que, a meu ver, não faz sentido às culturas não-judaicas. Para a nossa cultura e época a tradução do seu argumento seria assim:

O Povo de Israel foi escolhido, não tanto para ser salvo, mas um instrumento da salvação de todas as nações. O povo acabou entendendo a eleição como um privilégio exclusivo e se isolou das demais nações. Esta atitude anulou a eleição porque a finalidade, "a salvação das nações", não estava sendo atingida. Jesus mostrou que não é pelo nascimento, mas, pela atitude de compaixão que uma pessoa é filho ou filha de Deus e a faça parte do povo de Deus!

A igreja segue o mesmo caminho do Israel antigo quando toma a atitude de ser o “novo povo eleito” e despreza as outras manifestações de fé. Um cristianismo intolerante, orgulhoso e exclusivo é tão abominável quanto o legalismo que crucificou Jesus. Se Jesus voltasse de novo na forma humana com as mesmas aberturas reveladas nos Evangelhos seria rejeitado pela mesma igreja que invoca seu nome?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

AMOR INSEPARÁVEL

Em tudo isso temos a vitória por meio daquele que nos amou.

Pois eu tenho a certeza de que

nada pode nos separar do amor de Deus:

nem a morte,

nem a vida;

nem os anjos,

nem outras autoridades ou poderes celestiais;

nem o presente,

nem o futuro;

nem o mundo lá de cima,

nem o mundo lá em baixo.

Em todo o universo não há nada

que possa nos separar do amor de Deus,

que é nosso por meio de Cristo Jesus,

o nosso Senhor.

Romanos 8.37-39 (leia 8.31-39) – BLH

Há uma força que está acima de tudo que conhecemos e podemos imaginar. Esta força é o amor. Este amor não depende de circunstâncias e de condições imediatas. Na realidade, somos totalmente dependentes, a nossa liberdade é limitadíssima. Somos presos a uma época, a uma cultura, a um corpo com sua carga genética e muitas outras coisas mais. O controle que exercemos sobre o nosso meio ambiente, seja físico, ou cultural, é limitadíssimo! Algo ou alguém nos colocou neste mundo sem o nosso consentimento e sem nenhuma explicação. Confrontamos muitos mistérios, temos que buscar as nossa próprias respostas... Confiamos sempre: aquele que nos colocou aqui é maior que qualquer destas forças que confrontamos; a sua essência é o amor!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

HARMONIA COM O UNIVERSO

Poderá alguém condená-los?

Foi Cristo quem morreu,

ou melhor,

quem foi ressuscitado

e está à direita de Deus.

Ele pede a Deus em nosso favor.

Romanos 8.34 (leia 8.31-34) – BLH

Para Paulo, o autor da Carta aos Romanos, Jesus representava a proteção e a misericórdia de Deus. A religião deveria promover o senso de segurança e confiança. Muitas vezes ela é usada como instrumento de ameaça e terror. Jesus retrata Deus como Papai, não mestre. Estando em harmonia com os princípios do universo não temos o que temer.

É vital ser consciente de que a religião não deve ser instrumento de condenação, terrorismo espiritual ou de manipulação. Nem tudo que se faz invocando o nome de Deus é válido. Jesus é a manifestação viva do amor e da misericórdia de Deus! Agir de outra maneira é agir contra Deus e a própria vida.

Muitas vezes os religiosos são os primeiros a agir contra Deus, ao promover atitudes e ações anti-vida como: promoção de guerra santa, atos de vingança em nome de justiça, manipulação da vida do próximo, colocação de legalismos acima de compaixão, julgamentos e preconceitos contra classes e grupos de pessoas.

domingo, 11 de outubro de 2009

TUDO PARA O BEM

Pois sabemos que em todas as coisas

Deus trabalha para o bem

daqueles que o amam,

daqueles a quem ele chamou

de acordo com o seu propósito.

Romanos 8.28 (leia 8.26-30) – BLH

Há ordem na vida apesar do caos aparente nos detalhes. No nível elementar do mundo atômico há fenômenos que são imprevisíveis. Um exemplo é a perda de radioatividade a um determinado átomo dentro da massa. Numa massa de átomos radioativos durante um determinado período de tempo, uma metade de átomos perderia a sua radioatividade, mas é impossível prever quais vão perder e quais continuarão radioativos. O resultado global é que a metade vai se transformar neste período: para a massa há uma tendência, mas para cada átomo não há como prever.

O tamanho ou a qualidade da árvore não indica o tamanho da floresta, embora, a árvore faça parte da floresta. Os acontecimentos em nossa vida, individualmente, não indicam o nosso destino. Não é o acontecimento em si, mas a conjuntura que determina se vai para o bem ou para o mal. Para aqueles que têm a sua vida em sintonia com a criação todos os acontecimentos fazem parte do encaminhamento para o bem. O nosso destino não está preso as circunstâncias do presente momento.

sábado, 10 de outubro de 2009

GRATIFICAÇÃO ADIADA

Eu penso que o que sofremos neste mundo

não pode ser comparado,

de jeito nenhum,

com a glória que nos será revelada.

Romanos 8.18 (leia 8.18-25) – BLH

Há um princípio da vida que podemos chamar de "gratificação adiada": a pessoa abre mão de um benefício ou prazer agora, para um maior benefício ou prazer no futuro. Em termos de lavoura, isto significa não comer os melhores grãos de milho, mas plantá-los para, mais adiante, colher espigas de milho da melhor qualidade. Em termos humanos, significa sacrificar-se agora para depois ter uma vida melhor; significa não comer as sementes do futuro; devemos ser precavidos.

O "imediatismo" é o contrário deste princípio. O imediatismo visa o benefício incontinente, sem medir as conseqüências a longo prazo. Em termos pessoais, seria o consumismo imediato contra o investimento para o futuro: drogas, artigos da moda, banalidades, no lugar de investimento do tempo, energias e bens para preparar o futuro. Em termos econômico-sociais é a destruição e a poluição do meio ambiente em troca de lucro. O "imediatismo" sacrifica o futuro e leva à desgraça e tragédia. A "gratificação adiada" leva à felicidade e à glória.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ESPÍRITO MÃE?

Porque o Espírito que Deus tem dado a vocês

não os torna escravos e não faz que fiquem com medo.

Ao contrário,

o Espírito os faz filhos de Deus,

e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus:

"Pai, meu Pai!"

Romanos 8.15 (leia 8.14-17) – BLH

Não somos estranhos neste mundo. Somos filhos e filhas desta terra e o dono de tudo isto é o nosso Pai/Mãe. Nós o chamamos de "Pai", mas Ele faz papel de mãe também. O Espírito pode ser a face feminina de Deus porque é o Espírito que dá intimidade a Deus.

O papel da mãe é de gestação e nutrição. Somos nascidos do Espírito e alimentados pelo mesmo Espírito. Através do Espírito, Deus desenvolve o papel de mãe e transmite o amor divino que lança fora o medo. É com a mãe que temos o nosso primeiro contato físico, pois somos formados no seu ventre e nutridos através do seu corpo. Depois de nascermos, o corpo da mãe continua ser a fonte do nosso alimento, até certa idade! O Espírito é Deus em contato conosco, nos formando e nos alimentando, cumprindo o papel de mãe!

Em nossa cultura machista, pensar em Deus nestes termos é bastante estranho. Pensamos em Deus como aquele velho lá em cima, um Deus distante e paterno. Mas, "a mãe" está sempre perto.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VIDA AO CORPO MORTAL

Se vive em vocês o Espírito de Deus,

que ressuscitou Jesus,

então aquele que ressuscitou Jesus Cristo

dará também vida aos seus corpos mortais,

pela presença do seu Espírito,

que vive em vocês.

Romanos 8.11 (leia 8.1-11) – BLH

É a crença popular de que somos compostos de duas partes: a espiritual, a que chamamos de "alma" ou de "espírito" e a material, o nosso corpo. Somos uma dicotomia e a morte é a separação destas duas partes.

Não concordo com esta colocação. Eu entendo que, conforme a física quântica, somos formas de energia. Entendo que, nossa "alma", ou nosso "espírito" é nossa auto-consciência que é ligada ao corpo, uma outra faceta desta mesma realidade. Conforme a Bíblia, somos “fruto da palavra de Deus” (Deus disse)... é do sopro de Deus que nos fez "almas viventes". O corpo faz parte da nossa alma. Basicamente, a ciência e a Bíblia estão de acordo: somos unidades e não dicotomias ou tricotomias... Tudo é mistério. Nada pode ser adequadamente explicado. Resta a experiência de estarmos vivos, sustentados por aquilo que não entendemos.

É possível que o Espírito de Deus seja a consciência de Deus (ou a consciência do universo) e esta consciência faça parte da nossa consciência. É um espírito (consciência) vivificante e dá vida a todo o nosso ser. Da mesma forma que Jesus é vivo pelo Espírito nós sempre viveremos. Já somos ressuscitados com Jesus. É uma realidade presente, não apenas uma esperança futura.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

AUTO-DOMÍNIO

Dentro de mim sei que gosto da Lei de Deus.

Mas vejo que uma lei diferente age no meu corpo,

uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova.

Ela me torna prisioneiro da lei do pecado

que age no meu corpo.

Romanos 7.22-23 (leia 7.18-25) – BLH

O ser humano, como parte da criação de Deus, reflete a imagem de Deus. Uma parte desta imagem é a existência de forças opostas, cada uma tendo a sua devida função. Deus tem sentimentos de castigo, de misericórdia, de prazer, de ódio e de criar e destruir; cada um tem a sua função e a sua hora, embora o que domina é a misericórdia, o prazer e a criação! A natureza está cheia de forças opostas, cada uma tem a sua hora e a sua função. O ser humano não pode ser diferente, ele tem forças opostas agindo dentro dele. Isto é natural e tem que ser assim.

O pecado é deixar que as forças negativas dominem o ser e tornar-se escravo delas. Quando isto acontece, a tensão não é mais uma tensão sadia, mas patológica. A saúde do espírito não é ficar sem tensões mas, que as tensões sejam sadias. Ser tentado não é pecado. O pecado é ceder diante das tentações e ser dominado por elas. O auto-domínio faz parte de uma vida sadia.