domingo, 6 de dezembro de 2015

CONFIANÇA DIANTE DA ADVERSIDADE

Ó Deus, tu não deixarás que eu fique enterrado,
não abandonarás o teu dedicado servo
no mundo dos mortos.
Tu me mostras o caminho que leva à vida.
A tua presença me enche de alegria
e me traz felicidade para sempre.
Salmo 16.10-11 (leia 16.8-11) NTLH

Este trecho do Salmo 16 foi usado por Lucas em Atos 2.25-33 como argumento teológico para reforçar a ressurreição corporal de Jesus. Em contraste com Lucas, o salmista escreveu como testemunho da sua própria experiência com o Eterno. Lucas argumentava para convencer os outros que ele estava com a verdade, mas o salmista simplesmente testemunhava a sua confiança.

O salmista vivenciava uma experiência que transcendia as limitações da sua própria vida mortal. Como nós, ele vivia a incerteza, a insegurança, o perigo em cada esquina e a morte inevitável. Se fosse olhar somente para estes aspectos negativos, seria fácil cair no pessimismo e desespero. Sem negar estas realidades, enxergava uma outra realidade acima de tudo.

Há uma diferença entre sermos atingidos e sermos abalados. Todos somos sujeitos a sermos atingidos pelo sofrimento, seja ele físico, econômico, mental ou social. A fé em nada nos poupa de passar por tempos difíceis e morrer. Não nega aquilo que nos ameaça. Embora atingidos, as nossas bases ficam firmes. Não somos aniquilados. Sobrevivemos para continuar. O salmista fala em até alegria e felicidade diante dos aspectos negativos!...

A última palavra não está com a desgraça, mas com a graça. O caos é um passo em direção à ordem. A ordem (graça) está com a última palavra.

O Salmo 16 representa a experiência do salmista e Lucas o atribuiu, também, a Jesus. Mas, esta experiência pode ser de todos nós que experimentamos o Eterno.

A fé cristã, em primeiro lugar, é uma experiência pessoal com o Eterno, não é um conjunto de argumentos, sistema de teologia ou uma série de dogmas; embora tentamos explicar esta experiência por estes meios. É um grande erro promover a nossa explicação em vez de testemunhar a nossa experiência. Acontece que, muitas vezes, uma teoria toma o lugar de uma experiência. Achamos que, na ausência de uma experiência, uma teologia pode convencer alguém, mas acabamos só convencendo a nós mesmos!

O mundo, hoje, precisa de pessoas que têm habilidade para compartilhar e não das que têm argumentos bonitos. O testemunho "brota" do coração e provoca mudanças individuais e coletivas, enquanto que o argumento "nasce" da cabeça e pode ser motivo de discórdias provocando ainda mais sofrimento e injustiça.

SALMOS 16.8-11NOVA – TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)
Estou certo de que o Senhor
    está sempre comigo;
ele está ao meu lado direito,
    e nada pode me abalar.
Por isso o meu coração está feliz
    e alegre,
e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro,
porque tu, ó Deus, me proteges
    do poder da morte.
Eu tenho te servido fielmente,
e por isso não deixarás que eu desça
    ao mundo dos mortos.
Tu me mostras o caminho
    que leva à vida.
A tua presença me enche de alegria

e me traz felicidade para sempre.

Nenhum comentário: