domingo, 14 de maio de 2017

NO CAMINHO DA PAZ


Ele fará brilhar sobre nós a sua luz
e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão
da sombra da morte,
para guiar os nossos passos no caminho da paz.
Lucas 1.78b-79 (leia 1.68-79) – NTLH

Neste texto, Zacarias está louvando ao Senhor porque o seu filho, João (Batista), seria o profeta destinado a preparar o caminho para a chegada do Salvador do seu povo. Ele falou da esperança de paz e liberdade, de uma vida sem opressão e sem medo.

Profetas de todos os tempos têm pregado a vinda de um Salvador Poderoso que vai golpear os maus, destruindo o mal e impondo justiça, paz e prosperidade. Os judeus aguardam uma figura humana para cumprir esta missão para o Povo de Israel. Os cristãos esperam um Cristo, vindo do céu, para destruir os maldosos e restabelecer o paraíso terrestre. Ambas as tradições descartam a paz como meio de estabelecer a paz...Para elas, a paz final será fruto da violência praticada para eliminar o mal.

Os fundamentalistas monoteístas: judeus, cristãos e muçulmanos, estão seguindo o caminho de passos violentos da guerra e terrorismo para destruir seus inimigos e estabelecer suas versões de paraíso. O resultado está sendo desastroso para a humanidade, fazendo a terra mais infernal.

Em contraste, o “poderoso Salvador” dos evangelhos foi Jesus de Nazaré: pobre, sem terra, sem teto, sem voto, sem nenhum poder institucional. Ele veio para “guiar os nossos passos no caminho da paz”. Sua arma era amor cujo fruto é: bondade, misericórdia e perdão. Proibiu seus seguidores de pegarem em armas nem para se defender.

Sua maneira de ser era muito diferente do esperado. João Batista estranhou o comportamento de Jesus! Jesus não era agressivo para com os opressores, não tentava impor uma nova ordem social, não era abstinente, mas celebrava a vida com seus amigos. Era pacífico demais para o gosto dele. João ficou na dúvida se Jesus realmente era o salvador anunciado. Mandou perguntar à Jesus: “O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” Jesus apontou seu ministério de solidariedade como sinal do estabelecimento da paz e liberdade.

A liberdade é fruto da justiça. A justiça está alicerçada na bondade e misericórdia. Os passos no caminho da paz e liberdade nos levam em direção à prática da justiça, resultado de misericórdia e bondade. Tudo está interligado em uma só unidade. Este conceito é contrário à prática do mundo “civilizado” que tenta estabelecer paz e liberdade com o emprego da força, pensando em destruir o mal. O combate ao mal nunca estabeleceu uma ordem social de justiça, paz e liberdade.

Os passos no caminho da paz são: solidariedade (ajudar) no lugar de competição, respeitar os outros (dar a liberdade) em vez de manipulá-los, não vingar as injustiças (perdoar), ser compassivos (misericordiosos) e generosos (bondosos). É assim que a “luz do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte”.

LUCAS 1:68-79 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)


  • Louvemos o Senhor, o Deus de Israel,
    pois ele veio ajudar o seu povo
    e lhe dar a liberdade.
    Enviou para nós um poderoso Salvador,
    aquele que é descendente
    do seu servo Davi.
    Faz muito tempo que Deus disse isso
    por meio dos seus santos profetas.
    Ele prometeu nos salvar
    dos nossos inimigos
    e nos livrar do poder de todos
    os que nos odeiam.
    Disse que ia mostrar a sua bondade
    aos nossos antepassados
    e lembrar da sua santa aliança.
    Ele fez um juramento
    ao nosso antepassado Abraão;
    prometeu que nos livraria
    dos nossos inimigos
    e que ia nos deixar servi-lo sem medo,
    para que sejamos somente dele
    e façamos o que ele quer
    em todos os dias da nossa vida.
    E você, menino, será chamado de
    profeta do Deus Altíssimo
    e irá adiante do Senhor
    a fim de preparar o caminho para ele.
    Você anunciará ao povo de Deus
    a salvação
    que virá por meio do perdão
    dos pecados deles.
    Pois o nosso Deus é misericordioso
    e bondoso.
    Ele fará brilhar sobre nós a sua luz
    e do céu iluminará todos os que vivem
    na escuridão da sombra da morte,
    para guiar os nossos passos
    no caminho da paz.





Nenhum comentário: