Pedro disse a Maria:
“Irmã, nós sabemos que o Mestre te amou
diferentemente das outras mulheres,
Diz-nos as palavras que Ele te disse,
das quais tu te lembres
e das quais nós não tivemos conhecimento.”
“Irmã, nós sabemos que o Mestre te amou
diferentemente das outras mulheres,
Diz-nos as palavras que Ele te disse,
das quais tu te lembres
e das quais nós não tivemos conhecimento.”
Evangelho
de Maria, página 10
Tradução de Jean-Yves Leloup
O EVANGELHO DE MARIA
Editora Vozes
Tradução de Jean-Yves Leloup
O EVANGELHO DE MARIA
Editora Vozes
Espantoso,
o machista Pedro se dirigindo a Maria e reconhecendo que ela tinha
conhecimentos que ele ignorava! O Evangelho de Maria, uma escritura antiga do
século II do cristianismo cóptico, descoberto em 1945 na Biblioteca de Nag
Hammandi no Egito nos revela aspectos da igreja primitiva que até então
desconhecíamos. Muitos dos fatos que se encontram descritos nos evangelhos não
canônicos foram ignorados pelo cristianismo a partir do Concílio de Nicéia do
ano 325 quando iniciou o processo de afastar a influência feminina e a Maria
Magdalena (Miryam de Mádala). Nesse processo Maria foi marginalizada e até
difamada.
Os
evangelhos canônicos dão muito destaque a Maria:
1) Jesus
elogiou Maria para sua irmã, Marta, por ela ter escolhido “o melhor”, isto é,
por curtir a presença de Jesus e ouvir as suas palavras - possivelmente este
espírito de contemplação cultivava a sua compaixão. (Lc.10.38-42)
2) Na
ocasião da morte do seu irmão, Lázaro, foi Maria que suplicou a Jesus,
chorando, e Jesus, movido, também chorou e ressuscitou Lázaro. (Jo.11.1-46)
3) A
contemplação e compaixão conduziram Maria a Betânia onde ela ungiu os pés de
Jesus profetizando assim a proximidade de sua morte. (Jo. 12.1-8)
4) Maria
estava presente na hora da crucificação. Todos os discípulos, exceto João, haviam
fugido mas as mulheres se fizeram presentes. (Mt. 27.55-56)
5) Maria
permaneceu sentada defronte à sepultura. (Mt. 27.61)
6) Maria
foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus. (Jo. 20. 11-18)
7) Por
ter sido testemunha privilegiada da ressurreição Maria tornou-se “apóstola aos
apóstolos”, foi a primeira a anunciar o evangelho. (Jo. 20.11-18)
É
irônico que Pedro, que chegou a ser considerado o primeiro dentre os
discípulos, tenha se mostrado hesitante e incrédulo diante do primeiro anúncio
do evangelho; ao passo que Maria, fiel, corajosa, sempre presente e crente,
tenha caído no esquecimento. O que Pedro tinha a seu favor era a condição de
ser homem. Para Maria, ser mulher era uma condição imperdoável.
Dentre
outros manuscritos na Biblioteca de Nag Hammandi estão ainda o Evangelho
de Filipe e o Evangelho de Tomé que também
iluminam o lado humano e feminino do evangelho vivido nos primeiros três
séculos do cristianismo. A perseguição pela igreja oficial de Constantino
contra as outras formas de expressão da fé cristã levou à matança de outros
cristãos, a destruição dos seus manuscritos e à manipulação dos manuscritos
canônicos.
Estes
manuscritos da Biblioteca de Nag Hammandi são contemporâneos dos manuscritos
canônicos e merecem consideração. Pretendemos incluir algumas destas passagens
em futuras meditações de Sementes Bíblicas. Aguardem!!!
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