domingo, 1 de novembro de 2009

ADÃO E JESUS

Porque, assim como por meio de um homem veio a morte,

assim também a ressurreição veio por meio de um homem.

1 Coríntios 15.21 (leia 15.20-26) – BLH

A tendência humana é personificar a vida. Esta é a melhor maneira de entendermos e interpretarmos muitos aspectos da realidade que vivemos. Formamos a nossa auto-imagem e interpretamos a vida a partir desta imagem. A nossa interpretação da existência é uma projeção de nós mesmos. A mitologia não é nada mais do que a maneira personificada de entendermos e explicarmos as diversas facetas desta realidade complexa que vivemos.

A morte sempre foi um dos mistérios mais profundos da existência. A Bíblia afirma que a morte é o resultado da desobediência humana. É o produto humano proveniente da desarmonia com Deus. Nós morremos porque pecamos. Conforme a Bíblia a morte não existia antes do pecado do ser humano. Fomos nós que trouxemos a morte para a terra. Jesus, o ser humano divino, por obediência, cancelou a morte pela ressurreição. Adão é a personificação da morte e Jesus, da vida.

A nossa compreensão moderna é bem diferente, alegórica. Pecado é a desarmonia que leva à auto-destruição, enquanto a harmonia com o universo reforça o dom de vida. Adão representa a desarmonia e Jesus a harmonia. Adão, a morte e Jesus, a vida.

Nenhum comentário: