quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DUAS FACES DA MOEDA

Mas alguém poderá dizer:

"Você tem fé,

e eu tenho boas ações."

E eu respondo:

"Então me mostre como é possível ter fé

sem ter boas ações.

Eu vou lhe mostrar a minha fé

por meio das minhas ações”.

Tiago 2.18 (leia 2.14-18) – BLH

Fé e ação são duas faces da mesma moeda. Não é possível ter uma moeda de uma face só. As duas faces podem ser iguais, mas são duas faces diferentes. Na vida não há ação sem motivação e toda a motivação leva a uma determinada ação. A falta de ação é uma ação. Não é caso de escolher entre a fé e ação, entre a fé e obras. As nossas ações e obras sempre são de acordo com a nossa fé e a nossa fé sempre se manifesta pelas ações e obras.

O valor de uma ação depende da sua motivação ou da qualidade de fé que a impulsiona. Não é puramente questão de fazer ou não. Uma ação pode ser motivada pelo amor ou compaixão ou pode ser pelo motivo de não fazer feio, de ganhar alguma outra vantagem. De qualquer maneira, fé e motivação positiva não podem se omitir. O ato em si mesmo pode não provar nada mas, fé, sem a correspondente manifestação, não é possível. Onde não há compaixão não há amor cristão. Onde há amor cristão há compaixão.

Nenhum comentário: