segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O NOVO MAIS BELO DO QUE O PRIMEIRO

Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus.
Então o novo Templo será ainda mais belo do que o primeiro,
e dali eu darei prosperidade e paz ao meu povo.
Eu, o Deus Todo-poderoso, falei.

Ageu 2.8-9 (leia 1.15-2,9) – BLH

O novo templo será mais belo do que o primeiro. O primeiro foi destruído e a sua destruição deu lugar ao novo. Não era para o povo desistir só porque o primeiro templo foi destruído. Era para voltar e construir algo que seria melhor ainda! O Templo representava a identidade do povo. O cativeiro havia arrasado a sua identidade, e, agora, que conseguiram voltar, era a hora de não somente reconstruir um novo templo, mas formar uma nova identidade, uma identidade mais de acordo com a realidade das coisas.

O conceito da ressurreição está englobado aqui. Jesus, numa ocasião quando estava no templo e falando do templo e do seu corpo, disse que, se destruísse o templo do seu corpo, em três dias ele levantaria outro. Poderiam até matá-lo, mas isto não acabaria com ele...

É um princípio da vida (e da Bíblia) que a destruição do velho abre o caminho para a construção de algo novo e mais belo. Mas o medo nos faz agarrar as coisas velhas: estilo de vida, hábitos, crenças, preconceitos, etc. Temos dificuldade de abrir mão do velho e tentar novas realizações.

Para esta reconstrução, todos os recursos do mundo estão à nossa disposição, porque nós, também, fazemos parte deste mundo. Temos recursos sem limite para isso.

Nenhum comentário: