domingo, 20 de março de 2016

JOGANDO FORA O MELHOR

A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
Salmo 118.22 (leia Salmo 118.17-24) NTLH

Na natureza nada é jogado fora. Tudo é reciclado. O salmista poeticamente usa a ilustração da pedra rejeitada pelos construtores. O que os seres humanos jogaram fora se tornou mais importante...

Os hebreus interpretavam “a pedra” como a esperança no nome dado a Deus, hwhy (YHWH). Este nome hebraico provavelmente tem o sentido “Aquele(a) Que É”. Muitas versões bíblicas traduzem esta palavra, SENHOR. Outras usam uma forma “hebraica portuguesada”, IAHWEH, sem tradução. Prefiro a tradução, O ETERNO, da Bíblia na Linguagem de Hoje. Parece mais próxima do sentido original: O Deus, que foi, que é e que será - a base do nosso ser.

A primeira geração dos seguidores de Jesus interpretou-a como sendo “a pedra”. Jesus, também, foi rejeitado pelos poderes eclesiásticos e políticos da sua época, mas se tornou o centro da fé daqueles que também foram rejeitados. Nem a morte, nem a rejeição têm a vitória. O salmista afirma que a palavra final está com a vida e a exaltação dos rejeitados.

A nossa vida é um diálogo constante entre a vida e a morte. A morte é uma realidade, às vezes gritante, às vezes distante: um momento de perigo no trânsito, um sintoma preocupante no corpo, a perda de um ente querido, a queda das folhas das árvores, o noticiário das 20hs! Geralmente a morte fica no horizonte, distante. Quando ela se aproxima e depois se afasta, damos graças pela vida, pela salvação! O salmista sentia este jogo na sua vida: o pavor da aproximação da morte e o alívio da salvação...

Mesmo nas melhores circunstâncias, a morte nunca fica mais longe de que uma batida do coração. Um dia ele para de bater. Os cemitérios atestam: um dia, todos nós teremos uma data de falecimento para acompanhar a do nosso nascimento. Mesmo diante deste fato, o salmista declara “Não vou morrer; pelo contrário, vou viver...” (vs 17). Ele tinha esperança na vitória final.

Há uma nova forma da morte ameaçando a humanidade hoje – a morte do meio ambiente sustentável a vida humana. Os seres humanos estão destruindo o seu lar, planeta Terra, em nome do progresso.

Mesmo professando fé em valores espirituais, a prática generalizada é jogá-los fora no dia a dia. A cultura da globalização coloca o crescimento industrial e econômico como a grande meta a ser atingida. A vida está na prosperidade - a morte na pobreza. Os ricos são exaltados e os pobres desprezados. A “pedra” da convivência social e ambiental é rejeitada a favor da exploração predatória. O que predomina hoje é a prática de consumir e jogar fora.

A esperança de uma vida futura para a humanidade está na “pedra” da convivência social e ambiental. Nunca na história da humanidade houve tanta necessidade desta esperança! A agressão do ser humano contra seu semblante e contra a criação nunca foi tão intensa como hoje!... Grandes populações estão sendo vitimadas pela ganância econômica e preconceito de todos os tipos. Os seres humanos inventaram instrumentos de destruição capazes de se destruírem e devastar o planeta. Por isso, a Espiritualidade Sustentável precisa ser recuperada.

ESPIRITUALIDADE DO
CRESCIMENTO INDUSTRIAL
ESPIRITUALIDADE DA
SUSTENTAÇÃO DA VIDA
(Ecologia Profunda)
·Seres humanos são superiores
as demais formas da vida
(antropocêntrica)
·Seres humanos fazem parte de uma teia da vida que inclui
todas as espécies
(ecocêntrica)
Ambiente natural como
recurso para os seres humanos
Toda a Natureza tem valor
em si
Domínio da Natureza
Harmonia com a Natureza
Crescimento econômico
e material como base
para o crescimento humano
Objetivos materiais a serviço
de objetivos maiores de
auto-realização
Crença em amplas
reservas de recursos
Planeta tem recursos limitados
Progresso e soluções
baseados em alta tecnologia
Tecnologia apropriada e
ciência não dominante
Consumismo
Fazendo com o necessário
e reciclando
Comunidade nacional
centralizada
·Biorregiões e reconhecimento
de tradições das minorias

SALMOS 118:17-24 – NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Não vou morrer;
pelo contrário, vou viver
e anunciar o que o Senhor Deus
    tem feito.
Ele me castigou com dureza,
mas não deixou que eu morresse.
Abram os portões do Templo para mim;
eu entrarei e louvarei o Senhor.
Este é o portão do Senhor;
somente os que lhe obedecem
    podem entrar por ele.
Ó Deus, eu te louvo
    porque me escutaste
e me deste a vitória.
A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!
Este é o dia da vitória
    de Deus, o Senhor;
que seja para nós um dia de felicidade
    e alegria!

Nenhum comentário: