Eles o adoraram e
voltaram para Jerusalém
cheios de alegria.
E passavam o tempo todo no pátio do Templo,
louvando a Deus.
cheios de alegria.
E passavam o tempo todo no pátio do Templo,
louvando a Deus.
Lucas
24.53 (leia 24.44-53) – NTLH
Lucas
é o único escritor bíblico que faz menção da descida do poder do Espírito Santo
no dia do Pentecostes. Nenhum outro toma conhecimento do acontecimento. Toda a
mística de Pentecostes está construída em torno da narração de Lucas no
Evangelho de Lucas e nos Atos dos Apóstolos. Ele traça uma linha de
continuidade, fazendo Jesus o elo entre judaísmo e cristianismo, entre Israel e
todas as nações. Jesus não veio somente para os judeus, mas, através de seus
seguidores a sua mensagem foi destinada a alcançar o mundo inteiro.
A
mensagem é a boa notícia da oferta de novos caminhos (arrependimento) e graça
(perdão) para todas as nações. Para Deus, não existem elites privilegiadas.
Mas, para esta mensagem ser transmitida era necessário o “poder de cima”.
Enquanto não chegava este poder, a fé dos discípulos era a “fé do templo”.
Ficavam no templo louvando a Deus. A fé sem poder fica limitada ao louvor no templo.
Com
a vinda do Espírito Santo, desceu o poder de dar testemunho da nova mensagem.
Com as perseguições resultantes, os seguidores de Jesus foram espalhados pelo
mundo. Saíram do templo e seu campo de ação se tornou o mundo inteiro. A
finalidade da vinda do poder do alto era tirá-los do templo, não conservá-los
dentro.
Passando
os séculos de perseguição, com a legalização do cristianismo, a igreja começou
a construir templos. Pouco a pouco, o templo cristão tomou o lugar de
importância da sinagoga judaica. A grande manifestação de fé voltou a ser o
louvor nos templos.
Hoje
a igreja faz sua auto avaliação pela multiplicidade e grandiosidade de seus
templos e casas de culto, pelo número de adeptos que consegue reunir e pelas
manifestações de ardor nos seus cultos. O mundo é visto como território do
inimigo e os cristãos devem se isolar dele. O alvo é salvar os mundanos do
mundo e levá-los para dentro do templo. A fé predominante do cristianismo é
centralizada no templo. A maior parte dos dízimos e ofertas é destinada a
manutenção do templo com sua estrutura eclesiástica. No decorrer da história,
em vez de penetrar as nações, o cristianismo substituiu a sinagoga pela
catedral.
O
“poder de cima” é dado para levar os cristãos a viver sua fé em prol do mundo,
não da igreja. O evangelho não se limita às práticas religiosas e morais.
Envolve a participação plena na vida “secular”. A palavra “arrependimento”
significa mudar de direção e seguir novos caminhos. No caso do evangelho, é
seguir os caminhos da compaixão e justiça social na vida diária em todos os
lugares. A boa nova do evangelho é que o perdão (graça) dá poder para fazer
mudança de vida em direção à vida. É um caminho difícil a seguir, mas o poder
de cima é justamente para possibilitá-lo.
Lucas
24:44-53 – Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Depois disse:
— Enquanto ainda estava com
vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito
na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente
deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o
Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a
mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas
as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu
lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que
o poder de cima venha sobre vocês.
JESUS
É LEVADO PARA O CÉU
Então Jesus os levou para
fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo
todo no pátio do Templo, louvando a Deus.
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