domingo, 6 de setembro de 2009

RECONSTRUÇÃO

Assim todas as outras pessoas,

todos os povos que eu chamei

para serem meus,

vão procurar o Senhor.

Assim diz o Senhor.

Atos 15.17 (leia 15.7-21) – BLH

Esta passagem fala sobre a reconstrução do reino de Davi. Com os pedaços que sobraram e com outros pedaços (os não-judeus), o reino de Deus será construído no seu lugar.

O que temos e o que somos não são definitivos: - serão destruídos, ou pela violência ou pelo desgaste natural, para que algo novo possa ser construído no seu lugar. A vida é um constante processo de fazer, desfazer, refazer: seja a nível individual ou coletivo.

Neste sentido, a vida nunca será estável! Sempre algo vai sair do seu lugar ou da sua norma e afetar todo o restante. Da mesma forma, o nosso processo de andarmos a pé é uma constante queda e recuperação, ao passarmos o peso do corpo de uma perna para outra. O nosso crescimento é uma constante perda e recuperação de equilíbrio.

As novas realidades que aparecem em nossa vida são desafios para o nosso crescimento e não motivos de desespero ou desânimo. A vida sempre vem acompanhada de mudanças. Pode ser que a morte signifique estabilidade sem mudanças... Neste caso, a vida com suas incertezas é preferível à morte, onde não há mais mudanças...

Nenhum comentário: