quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TRADIÇÃO ALIENANTE

Éramos inimigos de Deus,

mas ele nos fez seus amigos

por meio da morte do seu Filho.

Agora que somos amigos de Deus,

com muito mais razão

seremos salvos

pela vida de Cristo.

Romanos 5.10 (leia 5.5-11) – BLH

Paulo está escrevendo do ponto de vista da cultura e tradição dele. A cultura e tradição eram alienantes, o mito da queda de Adão e Eva retratava a sua experiência cultural e, conseqüentemente, a experiência pessoal.

Somos da mesma tradição alienante. A nossa cultura é desequilibrada e auto-destrutiva. Não vivemos em harmonia com a natureza. Em vez de convivermos com a natureza, nós tentamos controlá-la e dominá-la: o resultado é a sua devastação... Nosso deus é um deus ausente, não encontrado no dia a dia da vida. Ele tem que ser procurado em lugares sagrados, em épocas sagradas, no templo ou em outro lugar especial, num dia especial: sexta, sábado ou domingo... O culto tem jeito certo. Para uns, com muita agitação e orações gritadas para Deus poder ouvir. Para outros, com serenidade para Deus poder ser ouvido.

Priorizamos a nossa própria salvação. Achamos que somos os "escolhidos" e os outros "que se danem"... Somos solidários apenas com os “irmãos na fé” e nos afastamos dos que mais precisam da nossa solidariedade. Jesus veio para mostrar que tudo isto é engano e sinalizou o verdadeiro caminho para a vida.

Nenhum comentário: