domingo, 3 de janeiro de 2010

PAZ COMPLETA E INCOMPLETA

Procurem viver em paz,

tratem dos seus próprios negócios

e vivam do seu próprio trabalho.

Tessalonicenses 4.11 (leia 4.9-12) – BLH

Viver a sua própria vida e não a vida dos outros, é viver a vida da melhor maneira possível: estando bem com Deus, a criação, os outros. Este seria o ideal! O "procurar viver em paz" quer dizer: "fazer a nossa parte". Há um aspecto da paz que depende dos outros; para a paz ser completa, os outros devem participar dela também. A paz tem o amplo sentido de bem estar, não só a ausência de conflito ou de guerra. Vivemos em "interdependência" e não dependência ou independência. A paz, para nós, é sempre uma busca no sentido de que ela nunca é completa.

Jesus menciona um nível de paz que não depende das circunstâncias: "A paz que o mundo não pode dar nem tirar". Completa-se em nosso relacionamento com o Divino e ainda permanece mesmo se nós perdermos tudo o mais...

A paz é uma busca. Os outros são envolvidos. A paz que depende da nossa harmonia e do nosso relacionamento com Deus e a sua criação pode ser completa, mas a paz que inclui o bem estar dos outros é sempre uma busca. A paz pode ser completa e incompleta ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: