domingo, 31 de janeiro de 2010

JESUS: ÂNCORA

Temos essa esperança como âncora para os nossos corações. Ela é firme e segura e vai até o Santíssimo Lugar,

que fica atrás da cortina do céu.

Foi lá que Jesus entrou,

antes de nós e para o nosso bem.

E ele se tornou para sempre o Grande Sacerdote,

na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.

Hebreus 6.19-20 (leia 6.10-20) – BLH

Por Jesus ter se identificado conosco, nós podemos nos identificar com Ele. Como Jesus, nós podemos viver uma vida que é uma manifestação de amor ao Papai, ao próximo e a nós mesmos.

Esta identificação nos dá esperança de que aquilo "feito em nome de Jesus" não fica em vão. Jesus foi até o lugar do sacrifício e pelo seu exemplo manifestou que a vida nasce do sacrifício. O Santíssimo Lugar foi tanto um lugar de sacrifício como também o lugar da presença de Deus, lugar do perdão e vida.

Como um navio precisa de um lugar de anCORAGEM para poder se firmar, nós precisamos de "pontos fixos" em nossas vidas. Jesus é a nossa âncora para nos dar um ponto de firmeza, numa existência onde pontos fixos são raros! Jesus é a âncora da nossa esperança.

sábado, 30 de janeiro de 2010

JESUS A FONTE DA SALVAÇÃO

E,

depois de aperfeiçoado,

tornou-se a fonte da salvação eterna

para todos

os que lhe obedecem.

Hebreus 5.9 (leia 5.7-9) – BLH

O mal é a desarmonia que leva à morte e à destruição. O bem da integração leva à vida, luz e à bem-aventurança! Jesus é o Bem encarnado, a encarnação da força criadora, mantenedora e restauradora do universo.

A obediência a Jesus seria a nossa integração no esquema natural do universo, entrega ao bem para seguir o caminho do bem. Seguir Jesus é seguir tudo aquilo que ele representa, adotar os valores da vida que promovem a coletividade, em vez de promover vantagens egoístas e imediatistas. Desobedcer é seguir um caminho que nos leva a um confronto com os valores populares que colocam costumes e instituições acima do ser humano e fazem do ser humano um escravo para servir os interesses dos poderosos.

A perfeição de Jesus foi a sua própria integração com a criação, a descoberta do Papai que é justamente esta força criadora de amor que rege todas as coisas. Esta perfeita integração com o Papai de amor, fez Jesus compartilhar o caminho da bem-aventurança com todos que o seguem.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O LADO POSITIVO DO SOFRIMENTO

Embora fosse o Filho de Deus,

ele aprendeu,

por meio dos seus sofrimentos,

a ser obediente.

Hebreus 5.8 (leia 4.14-16,5.7-9) – BLH

Por ser Filho de Deus, Jesus não foi isento de sofrimentos. O sofrimento não é necessariamente negativo, pois, faz parte da criação. A dor tem a função de preservar a vida. Um dos valores do sofrimento é a aprendizagem. O sofrimento, entre outras coisas, nos ensina. Por meio do sofrimento aprendemos o que é ruim e o que deve ser evitado.

O texto declara que Jesus aprendeu através do sofrimento. Teve uma vida de sacrifício mesmo bem antes da cruz. É provável que Jesus se penalizava com a situação sócio-econômica da sua família e com as injustiças praticadas contra seu povo. Aprendeu que o caminho do bem leva a sofrer a ingratidão e a crítica injusta dos outros. A obediência à visão celestial leva ao sofrimento e este nos leva a procurarmos vida melhor. A tomada diária da cruz fazia parte de sua vida e deveria fazer parte da nossa.

O sofrimento é a "dor de parto" de uma nova vida. Não há vida sem sofrimento e este é um sinal de que a vida está nos oferecendo um espaço para crescermos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

JESUS, UM DE NÓS

Como ele próprio tem as suas fraquezas,

pode ter paciência com os ignorantes

e com os que cometem erros.

Hebreus 5.2 (leia 5.1-10) – BLH

Esta passagem narra sobre os Grandes Sacerdotes, descrevendo alguns pontos que deveriam ter em comum com Jesus. Os Grandes Sacerdotes eram escolhidos entre seus pares para representar a humanidade, diante de Deus, e representar Deus diante da humanidade!.

"Identificação" é palavra chave em termos de ministério e missão. Somente à medida que podemos nos identificar com o próximo, conseguimos transpor as barreiras que existem entre ambos. Jesus se identificou com a raça humana a ponto de ser batizado por João Batista, junto com as pessoas que o profeta estava clamando ao arrependimento. João Batista até se assustou diante do fato de batizar Jesus naquelas condições...

A distância emocional reforça barreiras e afasta os outros, enquanto a identificação ajuda os outros a tirar as barreiras e se abrir para nós.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SACERDÓCIO A FAVOR DO POVO

Cada Grande Sacerdote é escolhido entre os homens

e nomeado para servir a Deus em favor do povo.

Ele oferece ofertas e sacrifícios

pelos pecados.

Hebreus 5.1 (leia 5.1-9) – BLH

"Servir a Deus em favor do povo" é o maior sacerdócio que existe. Um dos pontos da reforma protestante era o sacerdócio universal do povo de Deus. Este ponto é popularmente entendido como o direito de cada um se aproximar de Deus sem a intervenção dos outros, mas o sentido real e bíblico da frase seria o "dever de cada um agir em favor do próximo".

A melhor (se não a única) maneira de servir a Deus é servir ao próximo. Deus não está interessado em grandes assembléias e reuniões animadas, nem em grandiosos templos ou em manifestações de poder. O Grande Sacerdote, Jesus, não exerceu o seu sacerdócio somente na hora da cruz, servindo de sacrifício. Este era apenas o último ato de um sacerdócio de passar anos junto com o povo, curando, ensinando, pregando, e até alimentando o povo carente. A nossa vida de oração, de estudo e de louvor nada tem com o nosso sacerdócio, a não ser, para nos preparar para um sacerdócio maior junto ao povo. O nosso maior sacerdócio não é religioso, mas "secular".

O TRONO DE DEUS DENTRO DE NÓS

Por isso sejamos corajosos

e cheguemos perto do trono divino,

onde está a graça de Deus.

Ali receberemos misericórdia

e encontramos ajuda

sempre que precisamos dela.

Hebreus 4.16 (leia 4.14-16) – BLH

Jesus é o nosso meio de chegar à presença de Deus. Por causa da pessoa de Jesus, Deus não é mais aquela figura distante e inacessível. O seu trono de graça fica dentro de nós. Na realidade, Jesus, o Grande Sacerdote, não nos levou até a presença de Deus, foi o contrário. Jesus revelou que o trono de Deus está no nosso íntimo.

A nossa tradição religiosa tem a tendência de colocar Deus a uma distância confortável. Ele é colocado lá no céu, bem longe da gente onde Ele não pode nos incomodar. Ele também é colocado em lugares sagrados: templos, capelas ou pontos de romarias. Podemos visitar Deus à nossa conveniência. Mesmo estando no templo, alguns acham que só podem falar com Ele gritando para Ele poder ouvir. Colocamos Deus fora da criação fazendo distinção entre leis naturais e leis divinas, entre verdades descobertas e verdades reveladas e entre o material e o espiritual. Jesus acaba com todas estas distinções falsas e estes dualismos, colocando Deus dentro do mundo e dentro de nós.

domingo, 24 de janeiro de 2010

UM DEUS TODO PRESENTE

Pois a mensagem de Deus é viva e poderosa

e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados.

Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito,

vai até o íntimo de cada pessoa

e julga os desejos e pensamentos

dos corações humanos.

Não há nada que se possa esconder de Deus.

Em toda a criação,

tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos,

e é a ele que todos nós prestamos contas.

Hebreus 4.12-13 (leia 4.12-16) – BLH

Nos evangelhos não somos desconhecidos diante de Deus. O fato de Jesus ter passado por todas as experiências humanas fecha qualquer distância que poderia existir entre o ser humano e Deus. O problema do ocidental é a sua alienação do meio ambiente, seja o da natureza ou da sua realidade interna. O deus que foi criado pela filosofia e teologia ocidental é um deus distante e frio, se não um deus apático à nossa situação! Nos evengelhos Jesus vence esta barreira interior sendo a encarnação do próprio Deus. Em Jesus, Deus não é mais um Deus distante e desinteressado, nem um "bicho papão" que acha prazer em castigar os pecadores, mas um Papai de compreensão e compaixão!

Deus faz parte do nosso íntimo, está presente nas células do nosso sistema nervoso, além de todos os aspectos do universo: sua criação!...

sábado, 23 de janeiro de 2010

ALÉM DAS APARÊNCIAS

Pois a mensagem de Deus é viva e poderosa

e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados.

Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito,

vai até o íntimo de cada pessoa

e julga os desejos e pensamentos

dos corações humanos.

Hebreus 4.12 (leia 4.12-13) – BLH

A mensagem do evangelho não é um exercício intelectual, o tratamento de "fatos"; Trata-se de sentimentos, coisas do espírito. Os "fatos" muitas vezes servem para esconder aquilo que somos no íntimo. Não trata de superficialidades: a forma do nosso culto, as doutrinas, a moda da nossa roupa, como adornamos o corpo e outras coisas mais. A mensagem do evangelho valoriza o que somos no interior: nossas atitudes e os nossos motivos atrás das aparências.

O evangelho começa com a fonte do nosso ser, onde nascem as águas das nossas ações. Se a fonte for contaminada, as águas bonitas e cristalinas estariam comprometidas. Em vez de saciar a sede e manter a vida, a fonte seria venenosa e prejudicaria a vida. A mensagem de Deus produz qualidade de vida e não apenas aparência...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O DESCANSO VERDADEIRO

Porque,

assim como eles ouviram,

também nós ouvimos a Boa-Notícia do Evangelho.

Eles ouviram a mensagem,

porém ela não serviu para nada,

quando a ouviram,

não a receberam com fé.

Hebreus 4.2 (leia 4.1-5.11) – BLH

Escutar não é suficiente. Ouvir com fé não quer dizer escutar e acreditar. Fé é mais do que crer, é acreditar a ponto de agir. No caso citado nesta passagem, o povo de Israel recusou entrar e enfrentar os gigantes que já ocupavam a terra. Foi uma recusa a caminhar!

Na vida cristã, caminhar é descansar!... Seguindo Jesus com fé, caminhamos com uma energia que não é nossa. Ao estarmos em paz com Deus e em paz conosco, sobram energias para vivermos a vida. Muitas vezes, gastamos mais energia em lutas contra forças internas do que contra obstáculos externos. Assim não dá para entrar no descanso de Deus!

Quando estamos em paz conosco e com Deus, descansamos no trabalho; entretanto, se o trabalho não for um "chamado interior" e nos realizar, ele se torna desgastante!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COMPANHEIROS DE JESUS

Porque, se continuarmos firmes

até o fim na confiança

que desde o princípio

temos tido em Cristo,

então seremos companheiros dele.

Hebreus 3.14 (leia 3.7-14) – BLH

A fé nos faz companheiros de Jesus e não escravos, nem servos. Jesus nunca nos coloca num nível inferior. Escravo ou servo é quem serve por medo ou por obrigação. O amor nos faz companheiros e amigos de Jesus.

Amigos e companheiros confiam, são leais e constantes um ao outro. Um teste de um companheiro de verdade é a sua lealdade até o fim, em qualquer circunstância. Uma pessoa que se aproxima de uma outra, por obrigação ou por interesse, pode não ser fiel quando as circunstâncias são aparentemente contrárias aquela aproximação.

A fé de verdade não é um peso para nos cansar, nem uma muleta para poupar as nossas forças; é uma energia que fortalece e dá descanso!... Acompanhar Jesus é uma caminhada renovadora, embora desafiante e exigente!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A BEM-AVENTURANÇA NASCE DE DENTRO

Isto quer dizer que foi necessário

que Jesus se tornasse em tudo

como os seus irmãos

a fim de ser o Grande Sacerdote deles,

bondoso e fiel no serviço a Deus.

E isso para que os pecados do povo

fossem perdoados.

Hebreus 2.17 (leia 2.14-18) – BLH

A bem-aventurança não vem de cima, mas nasce entre nós. Para nos libertar, Jesus se tornou gente, para ser um de nós! Deus se tornou gente para abençoar a gente.

Temos muito que aprender de Jesus se quisermos imitá-lo. Se quisermos ser úteis ao próximo, temos que nos aproximar do próximo de igual para igual, nunca nos colocando num plano superior, impondo de cima para baixo.

Há pessoas que se julgam espiritualmente superiores as outras, são obstáculos àquelas que queiram se achegar a Deus. Os fariseus na época de Jesus afastavam os outros de Deus, em vez de atraí-los. Até que ponto a igreja, hoje, pelas suas pretensões de espiritualidade, não espanta mais do que atrai as pessoas?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SOFRIMENTO, PERFEIÇÃO E DEUS

Todas as coisas existem para Deus e por meio dele.

Era necessário que ele tornasse Jesus perfeito

por meio do sofrimento

a fim de que muitos,

isto é,

os seus filhos,

tomassem parte na sua glória.

Pois é Jesus quem os guia para a salvação.

Hebreus 2.10 (leia 2.9-11) – BLH

O dualismo é uma negação da primeira sentença deste versículo. O dualismo ensina que há uma luta cósmica do bem contra o mal. No fim, o bem vencerá e o mal será destruído.

Esta passagem trata de sofrimento e perfeição e, aponta a mesma origem para ambos. Deus é o Deus de sofrimento e de perfeição. O princípio básico está na primeira sentença e o restante do versículo é um exemplo do desenvolvimento do tema.

É difícil entender como aquilo que venha a nos perturbar e atrapalhar o nosso bem estar possa ser de Deus. Achamos que o sofrimento, por exemplo, é ruim e deve ser combatido como um inimigo. Em Hebreus, usando Jesus como exemplo, o sofrimento é colocado como "instrumento de Deus para a perfeição". O sofrimento do cego de nascença foi revelar o poder de Deus; outros achavam que o sofrimento era resultado do pecado.

domingo, 17 de janeiro de 2010

JESUS: VIDA PARA TODOS

Mas nós vemos Jesus!

Por um pouco de tempo

ele foi colocado em posição inferior à dos anjos,

para que,

pela graça de Deus,

morresse por todas as pessoas.

Agora nós o vemos coroado de glória e de honra

por causa da morte que sofreu.

Hebreus 2.9 (leia 2.5-12) – BLH

Uma das leis do mundo que conhecemos é que a vida vem através da morte e, a perfeição, através do sofrimento! Este princípio está embutido no espírito humano desde épocas pré-históricas, contido desde a mais antiga mitologia conhecida, até as mais sofisticadas formas de cristianismo! Todos os ritos de sacrifício, sejam humanos, dos animais ou das plantas, testificam este princípio.

A vida e a morte de Jesus estavam em harmonia com muitas formas diferentes de religião em muitas partes do mundo. Jesus veio para ser o cumprimento não só da lei judaica mas de muitas outras expressões religiosas. Todos estavam adorando um "Deus desconhecido", mas Jesus veio para revelar este Deus na sua plenitude. A vida e a morte de Jesus serviram para toda humanidade se identificasse com Ele, mostrando que todos os homens e mulheres têm o privilégio de serem chamados filhos e filhas!

sábado, 16 de janeiro de 2010

JESUS: O ROSTO DE DEUS

Mas nestes últimas tempos

ele nos falou por meio do seu Filho.

Foi por meio dele que Deus criou o universo,

e ele foi escolhido por Deus

para herdar todas as coisas.

Hebreus 1.2 (leia 1.1-6) – BLH

Ninguém pode ver Deus, porque o ser humano não tem a capacidade de vê-lo, nem compreendê-lo abstratamente. Podemos conhecer as profundezas da nossa realidade, somente em termos e dimensões humanas! O mais perfeito meio de conhecermos a Deus, seria através de um outro ser humano. Sendo que a face de Deus é invisível aos nossos olhos, Deus tem que colocar uma máscara para ser visto como Ele é. Jesus é a mais perfeita máscara (rosto) de Deus (v.3).

Os cristãos dão a Jesus quase todas as atribuições de Deus: Ele é a Voz de Deus, Filho, Criador, tem a Glória de Deus, é Sustentador da criação, Purificador da humanidade, Governador do universo, Herdeiro de todas as coisas, Digno de louvor e Acima de toda a criação!... Jesus é o rosto que Deus apresenta e que toda a humanidade pode ver, é uma maneira que Deus consegue falar com a humanidade...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NÃO ESTOU SOZINHO

Mas o Senhor ficou comigo e me deu poder

para que eu pudesse anunciar a mensagem completa

a todos os não-judeus;

e ele me livrou da boca do leão.

2 Timóteo 4.17 (leia 4.6-8,17-18) – BLH

Há momentos em que eu não agi sozinho. Algo além da minha própria força estava operando, momentos em que as energias e os pensamentos não eram meus, mas eu era apenas um canal que dava passagem para algo sublime que vinha de dentro, mas não produzido por mim!

Sou consciente de que, até o presente momento, eu tenho sido protegido de perigos. Isto não quer dizer que estou imune de acidentes graves e que nada de mal vai me acontecer. Até agora não foi permitido algo de grave me atingir. Sou consciente que, em qualquer momento eu posso ficar semelhante a Jó ou pior ainda! Não penso que sou melhor do que qualquer um, mas estou agradecido e admirado pela sorte da vida. Não sei até quando será assim ou por que tem sido assim. A minha esperança no futuro está naquele(a) que me criou e que me sustentou até agora. Não sei o que será do futuro.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SOLIDÃO

Somente Lucas está comigo.

Procure Marcos e traga-o com você

porque ele pode me ajudar no trabalho.

2 Timóteo 4.11 (leia 4.10-17) – BLH

Os outros podem nos acompanhar somente até certo ponto. Daí em diante, estamos sozinhos. Nesta passagem, Paulo reclama da solidão humana por estar acompanhado somente por Lucas, mas ao mesmo tempo, afirma a presença do Senhor.

A ajuda dos outros, embora valiosa e muitas vezes indispensável, tem seus limites. Em certas ocasiões estamos sozinhos, somente com os nossos recursos interiores. A força primária da nossa vida vem do interior do nosso ser e não de fora.

Pessoas servem de espelho e apoio, mas a solidão é necessária para podermos chegar ao fundo do nosso ser. Esta sondagem nos dá base de podermos vencer as lutas e não sermos somente levados pelas correntezas da vida. A chegada ao fundo do poço é fundamental para o nosso desenvolvimento. A Água da Vida está no fundo do poço, e chegando lá, vamos descobri-la!...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OS MAIORES VALORES

Mas você,

homem de Deus,

fuja de tudo isso.

Viva uma vida de honestidade,

de dedicação a Deus,

de fé,

de amor,

de perseverança e de humildade.

Combata o bom combate da fé e ganhe a vida eterna.

Pois foi para essa vida que Deus o chamou

quando você fez a sua boa declaração de fé

na presença de muitas testemunhas.

1 Timóteo 6.11-12 (leia 6.2-12) – BLH

Um dos nossos grandes problemas é distinguir entre os valores: o que vale a pena e o que não vale, o que é realmente importante e o que não é. Muitas vezes as aparências enganam. Nem sempre aquilo que mais parece é o que mais vale. Os valores básicos nesta lista são: honestidade, dedicação a Deus, fé, amor, perseverança e humildade.

Quem mais ganha em termos de dinheiro e fama não são as pessoas que mais contribuem para o bem estar da humanidade como donas de casa, lavradores, operários, professores, e outros servidores. Quem mais ganha são aqueles que menos produzem para o bem comum; atletas, artistas de cinema e televisão, políticos corruptos e mafiosos. A fé cristã nos deve dar os verdadeiros valores e nos ajudar a escolher o melhor caminho para a nossa felicidade e a dos outros: a fugir da ilusão e se apegar com aquilo que é básico e sólido...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

NINGUÉM VIVE SÓ

Cuide de você mesmo e também do seu ensino.

Continue fazendo isso,

pois assim você salvará tanto a você

mesmo como os que o ouvem.

1 Timóteo 4.16 (leia 4.12-16) – BLH

No conceito do “micro” e do macro; o “micro” é uma miniatura do macro e o macro é a ampliação do “micro”; um reflete o outro. Cada pessoa humana contém a essência de toda a humanidade e toda a humanidade é o indivíduo em grade escala. O que acontece dentro de cada um é importante para todos. Ao mesmo tempo, o que se passa na humanidade em geral tem profundas conseqüências para cada indivíduo. Ninguém é uma ilha.

Há o pensamento de que ninguém se salva sozinho: Seja para a salvação ou seja para a perdição, sempre levamos alguém conosco. Por isso, é de suma importância como vivemos! A nossa vida sempre tem algo com os outros, querendo ou não. Neste sentido, não existe uma vida totalmente particular. O que somos, o que pensamos e o que fazemos ou deixamos de fazer tem algo com a vida alheia. Ao fazer o mal ou fazer o bem ao próximo, estamos fazendo para nós mesmos também. Ao amarmos e cuidarmos bem de nós mesmos, estamos contribuindo para o bem estar dos outros também. A salvação e a perdição são coletivas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O GRANDE MISTÉRIO

Ninguém pode negar que

o mistério da nossa religião é muito grande.

Esse mistério é o seguinte:

"Ele apareceu como ser humano,

foi declarado justo pelo Espírito de Deus

e visto pelos anjos.

Ele foi anunciado entre as nações;

o mundo acreditou nele,

e ele foi levado ao céu.

1 Timóteo 3.16 (leia 3.14-16) – BLH

Na teoria, a fé cristã está ligada a todas as áreas da existência. A descrição acima inclui todos os aspectos da realidade como era entendida pela cultura daquela época: o mundo humano e o mundo angélico; o céu e as nações; o mundo e o Espírito de Deus; apresentam um Cristo cósmico que abrange tudo e todos. Cristo passou por todos os mundos e foi exposto a todas as criaturas.

Cristo é humilde e, ao mesmo tempo, exaltado! É humano e, ao mesmo tempo, divino. Cristo é meu e, ao mesmo tempo, de todos, no mundo; é do meu mundo e de todos os mundos. Não posso reduzir Cristo a um credo ou tentar aprisioná-lo dentro de um sistema teológico, nem dentro de uma igreja ou dentro de todas as igrejas. Cristo é maior do que o templo. O universo é seu templo.

sábado, 9 de janeiro de 2010

FALAR COM CORAGEM

Os que fazem um bom trabalho

conseguem posição importante

para si mesmos e

são capazes de falar com coragem

a respeito da sua fé em Cristo Jesus.

1 Timóteo 3.13 (leia 3.1-13) – BLH

"Falar com coragem" não quer dizer falar com confiança, nem com firmeza, nem sem medo. "Falar com coragem" quer dizer "Falar do coração". A fala corajosa é a fala sincera, a fala aberta, a fala sem fingimento, a fala que vem do coração. É somente a fala que vem do nosso coração que pode atingir o coração dos outros.

O nosso falar deve refletir a realidade. Se o evangelho não é uma realidade na prática da nossa vida, o nosso falar vai cair num vazio. Falar com coragem exige uma vida que corresponde ao que está sendo dito. O que convence não são as palavras em si mesmas, mas a vida atrás das palavras é que fala mais alto e dá autoridade à mensagem.

Temos que construir uma base sólida de integridade para podermos ter credibilidade. Somente por meio de trabalharmos bem e sermos constantes é que seremos confiáveis e poderemos exercer uma influência positiva na vida dos outros. A sinceridade e a integridade são a base de uma vida útil. Assim teremos uma posição importante na vida alheia.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

EVANGELHO UNIVERSAL

Isso é bom, e

Deus, nosso Salvador, gosta disso.

Ele quer que todos sejam salvos

e venham conhecer a verdade.

1 Timóteo 2.3-4 (leia 2.1-8) – BLH

Não há nada e ninguém que fique fora do plano salvífico de Deus. A teologia que diz que Deus escolheu um Povo para ser salvo, com a exclusão de todos os outros povos é completamente fora da realidade bíblica. A doutrina bíblica do Povo de Deus não é uma escolha para ser salvo, mas uma escolha para ser bênção (em Abraão todos as nações seriam abençoadas). O Povo de Deus é portador da verdade que abençoa. O compromisso do Povo de Deus não é de ser salvo, nem de buscar a salvação, mas agir a favor da bem-aventurança de todas as nações. Ser Povo de Deus não é receber favores, ou privilégios, mas, receber uma missão de anunciar a realidade do Reino de Deus e agir dentro da sociedade, de tal modo que, a justiça do Reino seja manifestada.

A teologia de muitos é a “teologia de Jonas”. Jonas pregou a mensagem da destruição eminente provocada pela ira de Deus na expectativa de ver a cidade destruída. O prazer de Jonas estava na expectativa de ver a cidade em chamas. Ficou com raiva quando viu a cidade poupada da ira de Deus.