domingo, 6 de setembro de 2015

ESTA GRAÇA ESTRANHA


Quando Jacó acordou, disse assim:
"De fato, o Deus Eterno está neste lugar,
e eu não sabia disso."

Gênesis 28.16 (leia 28.10-19) – NTLH

Antigamente, nomes eram descrições de seus portadores. O nome, Jacó, queria dizer Ladrão. Nesta história Jacó esta fugindo do seu irmão gêmeo de quem ele havia roubado a herança (25.27-33, 27.1-12). Além de riquezas materiais, essa herança incluiu a bênção de Deus. É uma história estranha em que Deus ignorou princípios morais e homologou atos de decepção e roubo. Deixa parecer que tudo vale para aqueles que Deus gosta. A nosso ver, Jacó errou e merecia repreensão e castigo, não bênção. Será que Deus errou? Antes de condenar ou inocentar Jacó e Deus, vamos tentar ver a história num contexto maior (Gênesis 25.19 a 49.28).

Jacó deixou de receber um castigado justo (misericórdia) para receber uma bênção não merecida (graça). A misericórdia e a graça nos perturbam. Ficamos indignados com tanta maldade cometida no dia a dia. Ela nunca será punida. A impunidade nos perturba. Ficamos tristes vendo pessoas de mal caráter levando vantagens e prosperando sem contribuir em nada para o bem dos outros.

Mas, por outro lado, quantos de nós temos pelo menos um pouco de Jacó dentro de nós? Até que ponto os nossos motivos são puros e os nossos atos cheios de amor pelo próximo? Até que ponto nós defendemos o nosso “pedaço de bolo”, pequeno que seja, e nos esforçamos a aumentá-lo mais um pouquinho? Será que nunca prejudicamos outras pessoas pelos nossos atos ou nosso estilo de vida? Quantos de nós recebemos todo o castigo que merecemos e merecemos todas as bênçãos recebidas? A misericórdia e a graça fazem parte da vida de todos.

A bênção que Jacó roubou e que Deus homologou teve preço muito caro. Jacó continuou a enganar os outros e roubá-los durante muito tempo. A própria vida lhe deu o troco! Na sua luta com Deus ele ficou aleijado, mancando o resto de vida. A bênção incluiu a passagem de vinte anos em luto pelo seu filho predileto (José do Egito) que, na realidade, estava vivo. A bênção de Deus não era vida sem sofrimento e sem dor. Acabou sendo uma bênção, mas foi um instrumento “torto e ferido”.

A Bíblia não é um relato de grandes feitos de grandes heróis da fé. É testemunha da graça e misericórdia de Deus apesar dos defeitos, fraquezas e até sacanagens de suas personagens. O único perfeito era Jesus que recusou ser chamado de “bom”. A sua perfeição era tanto que Ele veio para confirmar, não condenar.

A grande realidade da vida é que todos nós somos “tortos e feridos”. Não temos moral ou direito de apontar o dedo de condenação a ninguém. Todos nós temos as nossas fraquezas e defeitos. Existimos somente pela graça e misericórdia de Deus. Como podemos dizer que Deus condena fulano por causa de tal pecado quando o nosso pecado é apenas “diferente” dele? Existem “pecadinhos” e “pecadões”?

A graça e misericórdia são boas quando se aplica a nós, mas muitas vezes são perturbadoras quando ficamos obcecados com os pecados dos outros. O remédio desta perturbação foi dado por Jesus: olhar para a graça e a misericórdia do Pai em vez de olhar para o pecado alheio. Os fariseus enxergavam os pecadores, Jesus as possibilidades do amor do Pai. Mesmo “tortos” e “feridos” esta graça estranha é a nossa esperança.

GÊNESIS 28.10-19 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

O SONHO DE JACÓ EM BETEL

Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.  O Senhor Deus estava ao lado dele e disse:

— Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

Quando Jacó acordou, disse assim: “De fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!”

Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus. Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel.

Nenhum comentário: