domingo, 27 de setembro de 2015

GRAÇA ANTES DA LEI


Meu povo, eu, o Senhor,
sou o seu Deus.
Eu o tirei do Egito,
a terra onde você era escravo.

Êxodo 20.1 (leia 20.1-17) – NTLH

Os dez mandamentos começam com palavras da graça, as boas novas da iniciativa do Divino: “Sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito”. Pensamos no decálogo como uma série de normas de conduta e esquecemos a sua introdução. As primeiras palavras são mais importantes do que os dez mandamentos em si, porque falam da ação do Eterno e não de pessoas. A essência duma espiritualidade sadia é a arte de receber as dádivas do Criador. A vida deveria ser uma resposta à ação de Deus.

É frustrante contemplar o decálogo como leis a serem obedecidas. Nem o próprio Deus as obedece. Deus mata. Mandou o povo roubar dos egípcios na saída do Egito. Mandou os israelitas invadirem terras alheias, matando todos os homens, mulheres e crianças, destruindo tudo! Ficou com raiva quando as ordens não foram cumpridas ao pé da letra...

Em vez de ser uma lista de normas a serem alcançadas, os mandamentos revelam a fragilidade humana. Dizem o que o povo não pratica. Enquanto Moisés estava no monte, recebendo as tábuas da lei das mãos de Deus, o povo estava no vale, adorando um bezerro de ouro. A finalidade dos mandamentos é nos levar a reconhecer as nossas fraquezas e carências, buscando a cura. A cura não está na obediência de um conjunto de normas e leis, mas no recebimento, com gratidão dos cuidados do Criador.

Antes de falar da “lei perfeita” do Eterno (Salmo 19), o salmista fala dos feitos de Deus que anunciam a sua glória. A lei perfeita serve para dar forças, confiança, sabedoria e alegria. Ela revela os nossos erros e nos abrimos para a libertação. É Deus, não a lei, que nos purifica e nos capacita para vivermos de acordo com a vontade do Criador.

A religião institucionalizada tende idolatrar a lei e julgar as pessoas de acordo com as leis que ela mesma sanciona. Jesus desrespeitou as leis do sábado por achar que o amor estava acima de qualquer lei. Foi crucificado porque desafiou a idolatria de coisas invisíveis que é pior do que a adoração de imagens visíveis.

As igrejas, como instituições, colocam seus Cânones, doutrinas e estruturas política e econômica, como valores supremos! A misericórdia é praticada na medida em que não fira seu sistema idolatrado. Nas igrejas, maior parte de seus recursos humanos e financeiros é destinada a automanutenção e autopromoção. Elas não fazem a “loucura” de se tornarem vulneráveis e se sacrificarem em prol de uma causa maior. Querem ser triunfalistas e se projetarem no mundo. Deixam pouco espaço para Deus revelar Seus feitos e mostrar o que Ele pode fazer com pessoas que confessam a sua fragilidade diante dEle/a.

A lei demonstra que precisamos de amor e perdão e que precisamos aprender amar e perdoar.

 

ÊXODO 20.1-17 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

OS DEZ MANDAMENTOS

Deus falou, e foi isto o que ele disse:

— Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.

— Não adore outros deuses; adore somente a mim.

— Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.

— Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.

— Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês. Em seis dias eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.

— Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.

— Não mate.

— Não cometa adultério.

— Não roube.

— Não dê testemunho falso contra ninguém.

— Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.

Nenhum comentário: