domingo, 10 de janeiro de 2016

CABEÇA DE MULA

Não seja uma pessoa sem juízo
como o cavalo ou a mula,
que precisam ser guiados
com cabresto e rédeas
para que obedeçam."
Salmo 32.9 (leia 32.1-11) – NTLH

Coitada da mula! É colocada no meio de pessoas que se julgam melhores que ela e tomam o direito de explorá-la! Mesmo depois de fazer tudo que é exigido, é chamada de “burra”. Passa a vida sendo guiada com cabrestos e rédeas. Não chega a ser dona de si e ter liberdade de se realizar... É serviçal, dirigida por forças maiores. É condenada a viver em função das exigências dos outros. Coitada!...

Até que ponto somos iguais a mula? Vivemos em função das exigências dos outros? Tomamos o cabresto dos valores materialistas da maioria e somos guiados pelas rédeas das expectativas sociais?

Somos cercados por instrumentos de manipulação – tudo em nome da ordem e da felicidade. Mas, na realidade, estas pressões têm uma finalidade única – lucro econômico e político para os que já são privilegiados.

Existe uma variedade de “máfias” que exercem influência em nossa sociedade colocando cabrestos e rédeas na população: as políticas, as econômicas, as religiosas e as marginalizadas. As políticas fazem o discurso de justiça e bem estar social, mas, na prática, conseguem aumentar seus próprios rendimentos e privilégios à custa dos demais. As econômicas promovem consumismo, criando novas “necessidades”, projetando a imagem que estes novos produtos e modas trazem felicidade. As religiosas prometem salvação da alma, libertação dos demônios, e prosperidade, mas ajuntam multidões para arrancar ofertas, construir templos e criar impérios econômicos e políticos. Mas a exploração, violência e corrupção continuam crescendo na sociedade. As marginalizadas promovem a dependência química e operam abertamente fora da lei, levando seus “clientes” a auto destruição e desgraça.

Todas estas “máfias” querem que o povo tenha “cabeça de mula”, aceitando cabrestos e rédeas. Usam as pessoas para alcançarem seu objetivo: lucro.

O grande pecado da nossa sociedade é ter “cabeça de mula”, uma cabeça não pensante e não crítica, que aceita entrar no jogo das máfias. A saída é cair na realidade, confessar o erro da conivência para si mesmo e para Deus e tomar outro rumo. O verdadeiro sentido do arrependimento é a mudança de atitude e comportamento.

Jesus não aceitou cabrestos e rédeas, nem os colocou nos outros. Dava “a César o que era do César” sem submeter-se a ele. Seu compromisso estava com o “Papai” e a criação. Voluntariamente tomou sobre si o jugo da humanidade, mas sempre como dono de si. Tomou o lugar de servo, sem ser serviçal. Deu exemplo de como servir, sem ter “cabeça de mula”!...

SALMO 32 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Feliz aquele cujas maldades
    Deus perdoa
e cujos pecados ele apaga!
Feliz aquele que o Senhor Deus
    não acusa de fazer coisas más
e que não age com falsidade!
Enquanto não confessei o meu pecado,
eu me cansava,
    chorando o dia inteiro.
De dia e de noite,
    tu me castigaste, ó Deus,
e as minhas forças se acabaram
como o sereno que seca
    no calor do verão.
Então eu te confessei o meu pecado
e não escondi a minha maldade.
Resolvi confessar tudo a ti,
e tu perdoaste
    todos os meus pecados.
Por isso, nos momentos de angústia,
todos os que são fiéis a ti
    devem orar.
Assim, quando as grandes ondas
    de sofrimento vierem,
não chegarão até eles.
Tu és o meu esconderijo;
tu me livras da aflição.
Eu canto bem alto a tua salvação,
pois me tens protegido.
O Senhor Deus me disse:
“Eu lhe ensinarei o caminho
    por onde você deve ir;
eu vou guiá-lo e orientá-lo.
Não seja uma pessoa sem juízo
    como o cavalo ou a mula,
que precisam ser guiados
    com cabresto e rédeas
para que obedeçam.”
Os maus sofrem muito,
mas os que confiam em Deus, o Senhor,
são protegidos pelo seu amor.
Todos vocês que são corretos,
    alegrem-se e fiquem contentes
por causa daquilo que o Senhor
    tem feito!
Cantem de alegria, todos vocês

    que são obedientes a ele!

Nenhum comentário: