domingo, 3 de janeiro de 2016

TRISTEZA E ALEGRIA

Tu mudaste o meu choro
em dança alegre,
afastaste de mim a tristeza
e me cercaste de alegria.
Salmo 30.11 (leia 30.1-12) – NTLH

As escrituras nascem da experiência humana. Brotam do coração. Retratam angústias e alegrias, choros e risos, dúvidas e certezas, luto e festa, derrotas e triunfos, desespero e esperança, decepções e surpresas, medo e conforto, insatisfações e louvor, raiva e afeto, ódio e amor. Apresentam todo o mosaico dos sentimentos humanos.

Todos os sentimentos são bons, criados por Deus, cada um a seu tempo, seu papel e seu lugar no decorrer da vida. Todos são essenciais para uma vida equilibrada e o desenvolvimento da espiritualidade sã. Ter somente alegria seria bobeira, só tristeza seria tolice. Jesus chorava e ria, ficava indignado e satisfeito, triste e alegre, angustiado e confortado, inconformado e resignado, contra e a favor, com repúdio e aceitação.

A natureza reforça o fato da existência de polaridades na vida. Dia e noite formam uma dupla para medir o tempo. O sol e a lua, com sua dança, marcam as estações. Seco e chuva, frio e calor, tempestade e bonança trabalham em conjunto para produzir a vida. Primavera, verão, outono e inverno promovem os ciclos vitais.

Nada é permanente e imutável. A noite sempre termina e o choro também. As dificuldades não são invencíveis, nem as derrotas permanentes. A esperança nos dá forças para transpor as épocas difíceis da caminhada e chegar ao topo da montanha que revela novos horizontes para serem alcançados.

O período de 1985 a 1986 foi um dos piores da minha vida. Corri o perigo de interrupção da carreira. Foi de estresse, incertezas, transtornos, pressões e decepções. Para eu não enlouquecer, levantava cedo e corria pelo menos uma hora!...

O citado período foi também, um dos melhores da minha vida. Fiz novas amizades e descobri novos horizontes. Ilusões evaporaram e ídolos caíram. Foi o início de desenvolver uma visão profética e crítica. Tive uma compreensão mais realista da igreja e do mundo. Cristo se tornou mais cósmico e encontrei Jesus em pessoas que antes eu apenas tolerava.

A noite pode ser de choro porque a visão é limitada. A imaginação toma conta. Mas, o dia clareia e revela novos horizontes e caminhos a serem trilhados. Renasce a esperança!...

No âmbito global parece que estamos no período do choro, da noite! As estatísticas são desanimadoras. Metem medo. A Terra Santa e países do oriente médio são lavados diariamente com o sangue de violência e ódio. A fome é a companheira constante de milhões de seres humanos. A mão de obra barata enriquece os poderosos. Mensalmente centenas de espécies de vida são extintas. O grande predador, o ser humano, continua devastando a sua própria casa, a Terra.

A nossa esperança é que as noites não sejam eternas e que o designo do Criador seja mudar o choro em dança alegre e trocar as nossas roupas de luto por roupas de festa!... Nesta esperança, vivemos a paz, confiando no socorro do Deus Eterno.

SALMO 30 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Ó Senhor Deus, eu te louvo
    porque me socorreste
e não deixaste que os meus inimigos
    zombassem de mim.
Ó Senhor, meu Deus,
    eu gritei pedindo ajuda,
e tu me curaste,
tu me salvaste da morte.
Eu estava entre aqueles que iam
    para o mundo dos mortos,
mas tu me fizeste viver novamente.
Cantem louvor a Deus, o Senhor,
vocês, o seu povo fiel!
Lembrem do que o Santo Deus tem feito
e lhe deem graças.
A sua ira dura só um momento,
mas a sua bondade
    é para a vida toda.
O choro pode durar a noite inteira,
mas de manhã vem a alegria.
Eu me senti seguro e pensei:
“Nunca terei dificuldades.”
Ó Senhor Deus, tu foste bom para mim
e me protegeste como uma fortaleza
    nas montanhas.
Depois tu te escondeste de mim,
e eu fiquei com medo.
Ó Senhor Deus, eu te chamei
e pedi a tua ajuda.
Se eu morrer,
    que lucrarás com isso?
Será que os mortos podem te louvar?
Será que eles podem anunciar
    que és fiel?
Ó Deus, escuta-me
    e tem compaixão de mim!
Ajuda-me, ó Senhor Deus!
Tu mudaste o meu choro
    em dança alegre,
afastaste de mim a tristeza
e me cercaste de alegria.
Por isso, não ficarei calado,
mas cantarei louvores a ti.
Ó Senhor, tu és o meu Deus;

eu te darei graças para sempre.

Nenhum comentário: