domingo, 31 de janeiro de 2016

SOPRO DE VIDA

Quando lhes dás o sopro de vida,
eles nascem;
e assim dás vida nova à terra.
Salmo 104. 30 (leia 104.24-34) – NTLH

Nosso primeiro ato, ao nascer, é tomar fôlego, enchendo os pulmões de ar! Ao morrer, darmos um suspiro, esvaziando os pulmões! Este fato levou a antiguidade a crer que a vida está no hálito. Somente os vivos respiram. A vida dos animais, incluindo os seres humanos estava no sopro. Em Gênesis 2.7 Deus soprou no nariz de uma boneca de barro e ela se tornou ser vivente. Neste Salmo, os animais nascem quando Deus lhes dá o sopro de vida. O hálito era, também, visto como espírito. A palavra, “ruwach” ou “rúah”, na língua hebraica, significa ambos, sopro e espírito. O espírito de Deus era o seu sopro. Semelhantemente, os gregos usavam a palavra “pneuma” (pneuma) para significar vento e espírito. No Novo Testamento o Vento Santo é o Espírito Santo.

Para os escritores bíblicos, a vida sai da boca de Deus, ou pela palavra pronunciada ou por apenas um sopro. “Disse Deus... E assim aconteceu” (Gen. 1.6-7, 9,14-15,20-21,24,26-30). Adão (Gen. 2.7) e os animais (Sl. 104.30) foram criados com o sopro divino.

Em João 20.22, o Jesus ressurreto passou o Espírito Santo aos discípulos pelo pronunciamento e sopro. O livro de Atos descreve o dia de Pentecostes usando as imagens de línguas de fogo e vento para descrever a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos. Em ambas as ocasiões, o sopro e o vento representavam a vida nova, a ressurreição da esperança! Na Bíblia, o sopro e a palavra produzem a vida onde ela estava ausente.

Nosso mundo está perdendo “fôlego”! A morte prematura torna-se cada vez mais comum, desde a violência em nossas cidades até matanças em escala internacional, muitas vezes em nome de Deus, Alá, Javé, justiça e democracia... A humanidade enlouquecida destrói todas as formas de vida na exploração desenfreada de recursos naturais, o envenenamento da água e do ar com resíduos e produtos tóxicos.

Mas o pior é a falta de “fôlego” do espírito. A cultura materialista do mundo da globalização deixa o ser humano sem “fôlego espiritual”. A globalização está baseada no comércio: a fabricação e consumo de bens materiais. O ideal da felicidade é a prosperidade financeira e o status social: -Engano! A classe média e alta procuram preencher o vazio da alma com drogas, álcool e modismos. As religiões apelam para o exótico e modismos para atrair adeptos. Todos estes fenômenos são tentativas de recuperar o fôlego espiritual. Mas como monóxido de carbono, levam à morte.

Precisamos do sopro divino para ressuscitar o amor ao próximo e toda a criação. As cidades, os campos, os indivíduos e as nações estão ansiosamente aguardando o sopro da vida. Ó Deus, dá-nos o sopro do Teu Espírito.

SALMOS 104:24-34 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Ó Senhor, tu tens feito
    tantas coisas
e foi com sabedoria que as fizeste.
A terra está cheia das tuas criaturas.
Ali está o mar imenso, enorme,
onde vivem animais grandes e pequenos,
tantos, que não podem ser contados.
No mar passam os navios,
    e nele brinca Leviatã,
o monstro marinho que tu criaste.
Todos esses animais dependem de ti,
esperando que lhes dês alimento
    no tempo certo.
Tu dás a comida,
e eles comem e ficam satisfeitos.
Quando escondes o rosto, ficam com medo;
se cortas a respiração que lhes dás,
    eles morrem
e voltam ao pó de onde saíram.
Porém, quando lhes dás o sopro de vida,
    eles nascem;
e assim dás vida nova à terra.
Que a glória de Deus, o Senhor,
    dure para sempre!
Que ele se alegre com aquilo que fez!
O Senhor olha para a terra, e ela treme;
toca nas montanhas, e elas soltam fumaça.
Cantarei louvores ao Senhor
    enquanto eu viver;
cantarei ao meu Deus a vida inteira.
Que o Senhor fique contente
    com a minha canção,
pois é dele que vem a minha alegria!

Nenhum comentário: