domingo, 10 de abril de 2016

ORAÇÃO: VIVER A PRESENÇA DIVINA

Antes mesmo que eu fale,
tu já sabes o que vou dizer.
Estás em volta de mim,
por todos os lados,
e me proteges com o teu poder.
Salmo 139.4-5 – NTLH

Este salmo é uma oração. Revela muito a respeito da natureza da oração e de como se deve orar.

Oração é individual, uma experiência pessoal. A linguagem indica que o salmista está sozinho perante Deus por usar a primeira pessoa “eu”, “me”, “meus”. Jesus ensinou que a oração verdadeira é aquela que acontece na privacidade de um quarto de porta fechada. O quarto é lugar de intimidade, vedado para o público. É lugar de relacionamento amoroso, de coração para coração. A oração de verdade sai do íntimo e se dirige diretamente para Deus.

Barateamos a oração ao torná-la “ato público” ao usamos muitas palavras! Tornando-se pública, não é mais oração... A oração pública é “auto ilusão”. Jesus disse que são os pagãos que acham que Deus ouve orações cumpridas (Mateus 6.5-8). Palavras públicas podem criar barreiras e nos afastar de Deus. Já reparou que Jesus nunca convocou grupos de pessoas para orarem juntos e nunca “fez oração” com ninguém? Ele sempre se afastava da multidão, e até dos discípulos, para estar sozinho com o “Papai”.

O clamor público é um ato pagão e revela que as pessoas se sentem afastadas de Deus. Não se grita, não se clama quando sentimos que o Amado está ao seu lado para compartilhar seu jugo.

A poluição sonora invade até os nossos templos. Confundimos o barulho eletrônico com a voz de Deus. Por sentirmos Deus distante, é necessário chamarmos a Sua atenção com microfones, amplificadores e alto falantes. Achamos que barulho é comunhão e uma espiritualidade elevada. Voltamos ao paganismo.

Na sua essência, orar é curtir a presença de Deus. Mesmo em horas angustiantes, é necessário nos abrirmos diante do Divino e procurarmos sintonizar o nosso espírito com Seu espírito: “seja feita a tua vontade”. A oração não é um ato. É uma atitude.

O conteúdo do salmo revela uma grande intimidade com O Divino e o sentimento de admiração. Mesmo com o emprego da linguagem, seu conteúdo é emocional. O salmista está respondendo a uma revelação da presença contínua de Deus na sua vida desde antes dele nascer.

A oração é “ouvir”. Deus já sabe de tudo e não precisa de nenhuma comunicação da nossa parte. O salmista vivia a presença de Deus e O sentia presente em todo o seu ser. Deus sussurrava no “ouvido” da sua alma e ele percebia a grandeza e a beleza desta intimidade divina.

A linguagem mais eloquente pode ser o silêncio do espanto diante da grandiosidade do Deus conosco.

SALMO 139:1-6, 13-18 – NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Ó Senhor Deus, tu me examinas
    e me conheces.
Sabes tudo o que eu faço
e, de longe, conheces
    todos os meus pensamentos.
Tu me vês quando estou trabalhando
e quando estou descansando;
tu sabes tudo o que eu faço.
Antes mesmo que eu fale,
tu já sabes o que vou dizer.
Estás em volta de mim,
    por todos os lados,
e me proteges com o teu poder.
Eu não consigo entender
    como tu me conheces tão bem;
o teu conhecimento é profundo demais
    para mim.

Tu criaste cada parte do meu corpo;
tu me formaste na barriga da minha mãe.
Eu te louvo porque deves ser temido.
Tudo o que fazes é maravilhoso,
e eu sei disso muito bem.
Tu viste quando os meus ossos
    estavam sendo feitos,
quando eu estava sendo formado
    na barriga da minha mãe,
crescendo ali em segredo,
tu me viste antes de eu ter nascido.
Os dias que me deste para viver
foram todos escritos no teu livro
quando ainda nenhum deles existia.
Ó Deus, como é difícil entender
    os teus pensamentos!
E eles são tantos!
Se eu os contasse,
seriam mais do que os grãos de areia.
Quando acordo, ainda estou contigo.


Nenhum comentário: