domingo, 19 de junho de 2016

DESAFIO E ESPERANÇA

Eu sei que o Eterno defenderá a minha causa,
que o meu Deus me recompensará.
Isaías 49.4b (leia 49.1-6) – NTLH

Isaías se sentia mensageiro para “todos os povos do mundo” e tomou sobre si o título: “servo de Deus”. Sentia-se muito pequeno diante de um desafio gigantesco de trazer esperança para seu povo que passava pela maior crise da sua história. Pesava no seu íntimo a frustração do fracasso de ter se esforçado em vão. Mesmo assim, brotava no seu peito uma esperança de que tudo ainda seria recompensado por estar agindo em harmonia com a vontade de Deus. Foi esta consciência que lhe deu forças para não desistir.

Nós conhecemos um universo trilhões de vezes maior do que o de Isaías. A nossa crise é sem precedentes e abrange aspectos que Isaías nem sonhava: cósmica e ameaçadora até da existência da raça humana. A globalização produziu uma crise global: poluição da água e do ar, esgotamento de recursos naturais, desigualdades econômicas e políticas, agravamento de conflitos étnicos e religiosos e o desenvolvimento de armamentos capazes de destruir a humanidade num piscar de olhos.

Diante do caos do início do Século XXI, a crise de Isaías parece pequena. Podemos tirar uma inspiração daquele passado remoto? Acredito que sim.

Deus é cósmico, ou seja, o Deus de toda a criação e, ao mesmo tempo, está presente em cada célula do nosso ser. Continua ativamente presente na Sua criação. Fazemos parte desta criação e de Seus designos. A nossa existência faz parte do Seu plano.

Ao estarmos em sintonia com o sagrado, alcançamos nosso potencial máximo sem esgotar as nossas forças. Ao estarmos em harmonia com a fonte da vida e da criação, ficamos integrados no ecossistema da vida, de tal maneira que os nossos esforços vêm reforçando a própria criação. Ao fazermos parte integral da criação, estamos reforçando a nós mesmos! Ao agirmos a favor dos outros, estamos agindo a favor de nós mesmos! Ao sermos instrumentos do bem estar dos outros, estamos nos beneficiando também.

Ser usado e ser conservado ao mesmo tempo, parece ser um dos princípios da vida! Agir contra a vida e contra o amor é agir contra si mesmo. O pecado mata, mas a justiça vivifica. Ao praticarmos o bem e ao andarmos de acordo com os princípios do universo estamos promovendo e reforçando o sistema da vida. Ao praticarmos o mal e andarmos contra os princípios da vida, estamos, na realidade, nos destruindo. Por isso, a humanidade marcha para sua própria destruição...

A união de Jesus com o Pai é o exemplo máximo da dinâmica de salvação. Para os cristãos, a presença do Espírito de Jesus em nós nos torna agentes de salvação no mundo. Somos chamados para sermos “luz” no mundo e “sal” na terra. Somos chamados para sairmos dos nossos templos e agirmos onde estão as massas e onde o perigo ameaça…

ISAÍAS 49:1-6 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Nações distantes, escutem o que eu, o servo de Deus,
estou dizendo;
prestem atenção, todos os povos do mundo!
Eu ainda estava na barriga da minha mãe,
quando o Senhor Deus me escolheu;
eu nem havia nascido,
quando ele me chamou pelo nome.
Ele fez com que as minhas palavras fossem cortantes como uma espada afiada
e me protegeu com a sua própria mão.
Ele me fez igual a uma flecha pontuda,
uma arma que ele guarda até o momento de ser usada.
Ele me disse: “Israel, você é o meu servo,
e por meio de você vou mostrar a minha grandeza.”
Mas eu pensei: “Todo o meu trabalho não adiantou nada;
todo o meu esforço foi à toa.”
Mesmo assim, eu sei que o Senhor defenderá a minha causa,
que o meu Deus me recompensará.
Quando eu ainda não havia nascido,
o Senhor me escolheu para ser o seu servo
a fim de que eu reunisse o seu povo
e o trouxesse de volta para ele.
Sou muito estimado pelo Senhor;
o meu Deus é a minha força.
O Senhor me disse:
“Você não será apenas o meu servo
que trará de volta os israelitas que ficaram vivos
e criará de novo a nação de Israel.
Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos
a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro.”



Nenhum comentário: