domingo, 12 de junho de 2016

NO FUNDO DO POÇO

O Deus Eterno não se importa conosco,
o nosso Deus não se interessa pela nossa situação?”
Isaías 40.27b (leia 40.21-31) – NTLH

O povo tinha sofrido a desgraça e estava fora do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. Achava Deus indiferente à sua situação. Sentia-se abandonado e entregue à própria sorte. Tinha chegado ao “fundo do poço”.

Mas o profeta afirmou que não era assim, e que, desde a criação, Deus está dentro de tudo que se passa. Os seus propósitos estão fora do alcance do nosso entendimento. Ele é incansável em prosseguir no seu plano e pode dar novas forças aos cansados que confiam nEle. A confiança faz que se encontre força e energia no cansaço e na fraqueza. Em outras palavras: “no fundo do poço é onde se encontra água”.

Passado mais de 2600 anos, podemos ainda encontra inspiração para a nossa época? A nossa realidade é muito diferente daquela do Povo de Israel. A grande desgraça do povo era o exílio: forçado a morar na Babilônia, impedido de ocupar a sua terra natal. As circunstâncias históricas daquela época pouco têm a ver com a nossa vida, leitores destas palavras. Aparentemente a maioria está conseguindo ocupar seu espaço de direito e participar de seus privilégios. Até dizemos que Deus é Brasileiro!...

Mas por outro lado existem outras realidades. Uma delas é representada pelo filme cinematográfico “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles. Há grandes segmentos da sociedade brasileira que vivem outro tipo de exílio, impedidos de desfrutar de uma vida de dignidade. Há grandes comunidades de favelados, dominados pela pobreza e a marginalidade. Existem os analfabetos, desempregados, subempregados, sem terra, sem teto, trabalhadores infantis e rurais em regime semiescravo que vivem à margem da sociedade. É uma espécie de exílio dentro de casa. A distribuição de riquezas se concentra cada vez mais com uma pequena minoria, deixando a maioria como cidadãos de segunda classe. O filme “Tropa de Elite” de José Padilha revela que também há muitos que pertencem as classes média e alta, exilados da vida real, viciados pelas drogas sustentando o crime organizado.

No cenário global a situação não é diferente. Os países mais ricos sugam os recursos dos mais pobres e populosos. Uns vivem em abundância e outros mal conseguem sobreviver. Ao lado da subnutrição existe o problema da obesidade.

A fauna e a flora também estão perdendo seu espaço no planeta. O IBAMA (www.ibama.gov.br) publicou uma lista de 627 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. O mesmo está acontecendo com a flora. Todo o planeta Terra está sendo atingido pelo egoísmo e desprezo humano.

Deus importa conosco? Interessa-se com a nossa situação? Ele ainda está presente e governando ou já se cansou, desistiu e foi embora? Diante de tanta desgraça, muitos acham que Deus nem existe! Já cansaram e tropeçaram, dominados pela descrença e desespero.

Outras perguntas tão importantes: Nós nos importamos com a injustiça social e econômica? Nós nos importamos com a violência dos donos do poder contra os outros seres humanos indefesos? Nós nos importamos com a ganância materialista que devasta a fauna e a flor e está esgotando os recursos naturais da terra? Nós nos importamos com o envenenamento do ar, do solo e da água para os fins lucrativos?

Não adianta Deus importar conosco se nós não importamos com a nossa coletividade e as futuras gerações. Sim, estamos no fundo do poço, mas cabe a nós tomar providências para descobrir a água e como sair do buraco que nós mesmos cavamos.

ISAÍAS 40:21-31 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Será que vocês não sabem?
Será que nunca ouviram falar disso?
Não lhes contaram há muito tempo
como o mundo foi criado?
O Criador de todas as coisas
é aquele que se senta no seu trono no céu;
ele está tão longe da terra,
que os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas.
Foi ele quem estendeu os céus como um véu,
quem os armou como uma barraca para neles morar.
É ele quem rebaixa reis poderosos
e tira altas autoridades do poder.
Eles são como plantas que brotaram há pouco
e quase não têm raízes.
Quando Deus sopra neles, eles murcham,
e a ventania os leva para longe, como se fossem palha.
Com quem vocês vão comparar o Santo Deus?
Quem é igual a ele?
Olhem para o céu e vejam as estrelas.
Quem foi que as criou?
Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército;
ele sabe quantas são
e chama cada uma pelo seu nome.
A sua força e o seu poder são tão grandes,
que nenhuma delas deixa de responder.
Novas forças para os fracos
Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo:
“O Senhor não se importa conosco,
o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”?
Será que vocês não sabem?
Será que nunca ouviram falar disso?
O Senhor é o Deus Eterno,
ele criou o mundo inteiro.
Ele não se cansa, não fica fatigado;
ninguém pode medir a sua sabedoria.
Aos cansados ele dá novas forças
e enche de energia os fracos.
Até os jovens se cansam,
e os moços tropeçam e caem;
mas os que confiam no Senhor
recebem sempre novas forças.
Voam nas alturas como águias,
correm e não perdem as forças,
andam e não se cansam.



Nenhum comentário: