domingo, 21 de agosto de 2016

CAPIM PISADO E ÁGUA SUJA

Será que vocês não ficam satisfeitos
com o melhor pasto?
Por que precisam pisar o resto do capim?
Vocês bebem a água limpa e
sujam com os pés a água que não bebem.
As minhas outras ovelhas
têm de comer o capim que vocês pisaram e
beber a água que vocês sujaram.
Ezequiel 34.18-19 (leia 34.11-24) – NTLH

Frequentemente os escritores bíblicos empregam a palavra “ovelha” para descrever o ser humano. Quase sempre passam a imagem de um animal indefeso e dependente que precisa de pastor para sobreviver. A sua natureza deixa-a incapaz de vencer os perigos. São dependentes de liderança e fáceis de serem conduzidas. A igreja tira proveito desta imagem para segurar seus adeptos dentro da segurança do “aprisco” e não incentivá-los a irem além dos limites estabelecidos! Quem sair dos limites se torna “ovelha negra”. O pastor é a figura forte para conduzir ovelhas fracas.

O profeta Ezequiel, retrata outro lado da personalidade da “ovelhada”: a falta de solidariedade entre si. A ovelha pode ser maldosa e desrespeitosa para com seus semelhantes. Ezequiel trata o aprisco como “mundo em miniatura”, algumas engordam, pisando no capim e sujando a água das demais. Outras são condenadas a emagrecer com a dieta de capim pisado e água suja… As fracas e doentes são maltratadas, chifradas e empurradas fora do rebanho.

Esta simbologia é simples e profunda, retrato fiel da história da humanidade! Hoje vale ainda mais para descrever a situação social do planeta Terra do que na época em que foi escrito. Com a superpopulação do mundo, o ser humano está se tornando um “vírus” e/ou uma “praga”. O vírus destrói seu hospedeiro e a praga consome os recursos até se destruir. O mundo atual está dividido entre as “ovelhas gordas” e “ovelhas magras”. Mas está aparecendo mais uma agravante: capim bom e água limpa não sobrarão, nem para as “ovelhas gordas”. Todas serão atingidas pelos abusos do capim e da água.

O profeta tinha razão: o julgamento virá. Não sabemos como. Pode ser por transtornos sociais ou ecológicos provocados pelo próprio Homo sapiens numa forma apocalíptica, por uma tomada de uma posição nova pela humanidade ou de ambas as maneiras.

A profecia representa um anseio profundo do ser humano por justiça e paz. Queremos ver as coisas colocadas em ordem, a derrota do mal, a vitória do bem e a felicidade ao alcance de todos. Desde o profeta, Isaías, há 2.750 anos, há profecias dum sucessor de Davi que virá para colocar ordem no “pasto”. Mas a cada ano, a solução parece cada vez mais remota. Os judeus ainda esperam o Messias e os cristãos, a volta de Cristo entre as nuvens. Será que vem uma intervenção do alto? Ou a solução está conosco com cidadãos do Reino? Restam mistério e esperança!...

Jesus está entre nós, mas nem sempre percebemos a sua presença. Jesus falou que o Reino de Deus está dentro de nós. Já fazemos parte. Independente de qualquer evento catastrófico no futuro podemos compartilhar o “pasto” e viver sem “pisar o capim”, “sujar a água”, “empurrar os doentes” e “chifrá-los fora do rebanho”. Independente de um “rei” futuro, o Eterno já nos fala e nos guia.

EZEQUIEL 34.11-24 – NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

— Eu, o Senhor Deus, digo que eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas. Como um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça. Eu as tirarei de países estrangeiros, e as ajuntarei, e as trarei de volta à sua própria terra. Eu as levarei para as montanhas de Israel e ali as alimentarei, perto dos ribeirões e em todos os lugares onde o povo vive. Deixarei que elas pastem em bons pastos, nas subidas das montanhas, nos vales e em todos os pastos verdes da terra de Israel. Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.

— Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo.

— Eu, o Senhor Deus, digo o seguinte a vocês, o meu rebanho: “Eu vou julgar cada um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes. Será que vocês não ficam satisfeitos com o melhor pasto? Por que precisam pisar o resto do capim? Vocês bebem a água limpa e sujam com os pés a água que não bebem. As minhas outras ovelhas têm de comer o capim que vocês pisaram e beber a água que vocês sujaram.”

— Por isso, agora eu, o Senhor Deus, digo que vou decidir a questão que há entre vocês, ovelhas gordas, e as ovelhas magras. Vocês empurram as doentes para o lado e com chifradas as põem para fora do rebanho. Mas eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma delas e separarei as boas das más. Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas. Eu, o Senhor, serei o Deus delas, e um rei como o meu servo Davi será o seu governador. Sou eu, o Senhor, quem está falando.



Nenhum comentário: