Será que vocês não ficam satisfeitos
com o melhor pasto?
Por que precisam pisar o resto do capim?
Vocês bebem a água limpa e
sujam com os pés a água que não bebem.
As minhas outras ovelhas
têm de comer o capim que vocês pisaram e
beber a água que vocês sujaram.
com o melhor pasto?
Por que precisam pisar o resto do capim?
Vocês bebem a água limpa e
sujam com os pés a água que não bebem.
As minhas outras ovelhas
têm de comer o capim que vocês pisaram e
beber a água que vocês sujaram.
Ezequiel
34.18-19 (leia 34.11-24) – NTLH
Frequentemente os escritores bíblicos
empregam a palavra “ovelha” para descrever o ser humano. Quase sempre passam a
imagem de um animal indefeso e dependente que precisa de pastor para
sobreviver. A sua natureza deixa-a incapaz de vencer os perigos. São
dependentes de liderança e fáceis de serem conduzidas. A igreja tira proveito
desta imagem para segurar seus adeptos dentro da segurança do “aprisco” e não
incentivá-los a irem além dos limites estabelecidos! Quem sair dos limites se
torna “ovelha negra”. O pastor é a figura forte para conduzir ovelhas fracas.
O profeta Ezequiel, retrata outro lado da
personalidade da “ovelhada”: a falta de solidariedade entre si. A ovelha pode
ser maldosa e desrespeitosa para com seus semelhantes. Ezequiel trata o aprisco
como “mundo em miniatura”, algumas engordam, pisando no capim e sujando a água
das demais. Outras são condenadas a emagrecer com a dieta de capim pisado e
água suja… As fracas e doentes são maltratadas, chifradas e empurradas fora do
rebanho.
Esta simbologia é simples e profunda, retrato
fiel da história da humanidade! Hoje vale ainda mais para descrever a situação
social do planeta Terra do que na época em que foi escrito. Com a superpopulação
do mundo, o ser humano está se tornando um “vírus” e/ou uma “praga”. O vírus
destrói seu hospedeiro e a praga consome os recursos até se destruir. O mundo
atual está dividido entre as “ovelhas gordas” e “ovelhas magras”. Mas está
aparecendo mais uma agravante: capim bom e água limpa não sobrarão, nem para as
“ovelhas gordas”. Todas serão atingidas pelos abusos do capim e da água.
O profeta tinha razão: o julgamento virá. Não
sabemos como. Pode ser por transtornos sociais ou ecológicos provocados pelo
próprio Homo sapiens numa forma apocalíptica, por uma tomada de uma posição
nova pela humanidade ou de ambas as maneiras.
A profecia representa um anseio profundo do
ser humano por justiça e paz. Queremos ver as coisas colocadas em ordem, a
derrota do mal, a vitória do bem e a felicidade ao alcance de todos. Desde o
profeta, Isaías, há 2.750 anos, há profecias dum sucessor de Davi que virá para
colocar ordem no “pasto”. Mas a cada ano, a solução parece cada vez mais remota.
Os judeus ainda esperam o Messias e os cristãos, a volta de Cristo entre as
nuvens. Será que vem uma intervenção do alto? Ou a solução está conosco com
cidadãos do Reino? Restam mistério e esperança!...
Jesus está entre nós, mas nem sempre
percebemos a sua presença. Jesus falou que o Reino de Deus está dentro de nós.
Já fazemos parte. Independente de qualquer evento catastrófico no futuro
podemos compartilhar o “pasto” e viver sem “pisar o capim”, “sujar a água”,
“empurrar os doentes” e “chifrá-los fora do rebanho”. Independente de um “rei”
futuro, o Eterno já nos fala e nos guia.
EZEQUIEL 34.11-24 – NOVA TRADUÇÃO NA
LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)
—
Eu, o Senhor Deus, digo que eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas. Como
um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as
minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram
espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça. Eu as tirarei de países
estrangeiros, e as ajuntarei, e as trarei de volta à sua própria terra. Eu as
levarei para as montanhas de Israel e ali as alimentarei, perto dos ribeirões e
em todos os lugares onde o povo vive. Deixarei que elas pastem em bons pastos,
nas subidas das montanhas, nos vales e em todos os pastos verdes da terra de
Israel. Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as
ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.
—
Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei
curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Mas destruirei as que estão
gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo.
—
Eu, o Senhor Deus, digo o seguinte a vocês, o meu rebanho: “Eu vou julgar cada
um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes. Será que vocês
não ficam satisfeitos com o melhor pasto? Por que precisam pisar o resto do
capim? Vocês bebem a água limpa e sujam com os pés a água que não bebem. As
minhas outras ovelhas têm de comer o capim que vocês pisaram e beber a água que
vocês sujaram.”
—
Por isso, agora eu, o Senhor Deus, digo que vou decidir a questão que há entre
vocês, ovelhas gordas, e as ovelhas magras. Vocês empurram as doentes para o
lado e com chifradas as põem para fora do rebanho. Mas eu vou socorrer as
minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma
delas e separarei as boas das más. Eu darei às minhas ovelhas um rei que será
como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará
delas. Eu, o Senhor, serei o Deus delas, e um rei como o meu servo Davi será o
seu governador. Sou eu, o Senhor, quem está falando.
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