domingo, 14 de agosto de 2016

POR QUE QUEREM MORRER?

Por que é que vocês estão querendo morrer?
Ezequiel 33.11(leia 33.7-11) – NTLH

O contexto desta passagem é o cativeiro da Babilônia aproximadamente 586 anos antes de Cristo. O profeta Ezequiel morava junto com outros judeus que haviam sido levados para lá como prisioneiros. O texto fala em avisar a respeito da consequência fatal do pecado e a necessidade de alertar o povo do perigo. Fala da responsabilidade dos que sabem: mudar o modo de agir e avisar os outros.

Podemos apenas adivinhar quais eram os pecados específicos dos contemporâneos de Ezequiel. Não é por isso que o texto perde seu valor na atualidade. Nossos pecados são outros, mas não deixam de ser fatais também. O que Ezequiel escreveu para seus companheiros da Babilônia há 2.592 anos ainda tem validade.

Participei do enterro dum jovem traficante de drogas. Na fala, a situação trágica do mal, que está ceifando prematuramente a vida de milhões de jovens e causando transtornos inimagináveis nas famílias, foi completamente ignorado. Não houve nem lamentação referente às forças do mal que ameaça a juventude de hoje. Perdi a oportunidade de tomar a palavra e dizer algo a respeito. Fui omisso também.

A morte precoce é uma realidade assustadora em nossa sociedade. Somos campeões de assassinatos e outras formas de morte e mutilação por violência. Nem as guerras fazem tantas vítimas… Há também mortes por fome e doenças relacionadas à falta de recursos como resultado de ganância e corrupção.

O cristianismo dá muita ênfase a piedade do indivíduo. Honestidade, bons costumes e retidão de caráter não têm substituto, representam apenas uma das diversas facetas da espiritualidade. O coletivo é outra. Vivemos em torno da coletividade. Jesus usou sal e fermento para descrever a missão de seus seguidores. Sal e fermento têm valor somente quando penetram e modificam a massa. O sal é purificador do mal e o fermento é fecundador do bem.

O mundo do século XXI representa desafio nunca visto antes! Apesar dos avanços tecnológicos em todas as áreas de conhecimento, o planeta está morrendo. As guerras atingem cada vez mais a população civil, a máfia de tóxicos enraizada e globalizada! A cada dia o terrorismo aumenta. Diariamente espécies de flora e fauna extintas como resultado da atividade humana, o aquecimento global, e os vírus, cada vez mais são resistentes aos antibióticos. Os profetas seculares estão avisando do perigo, mas os interesses econômicos e políticos dominantes os ignoram. A humanidade está no caminho da autodestruição.

Será que Deus está nos chamando para “mudarmos o nosso modo de agir” dando o nosso brado de alerta e perguntando, “Por que é que vocês estão querendo morrer?”

EZEQUIEL 33,7-11 – NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

— Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der. Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso, eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.

O Senhor me disse o seguinte:

— Homem mortal, repita aos israelitas o que eles andam dizendo: “Os nossos pecados e maldades são um peso para nós. Estamos nos acabando. Como podemos viver?” Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o Senhor Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer?



Nenhum comentário: