domingo, 9 de outubro de 2016

A BÊNÇÃO DA TENTAÇÃO

O Espírito Santo levou Jesus ao deserto
para ser tentado pelo Diabo.
Mateus 4.1 (leia 4.1-11) – NTLH

A tentação é de Deus. Conforme esta passagem, o Espírito Santo colocou Jesus no caminho da tentação. Isto pode nos chocar, pois o pensamento popular acha que Deus não tem nada a ver com a tentação. Mas, na economia divina, a tentação tem um papel importante em nossa vida. É como o vento que sopra contra a árvore. Ao resistir o vento, ela se fortalece. Se não fosse o sopro do vento a árvore seria frágil e cairia com facilidade. Os tentadores são instrumentos que Deus usa para nos fortalecer. Gênesis relata que foi Deus que colocou a serpente no jardim junto com o primeiro casal.

A tentação faz parte da nossa humanidade. Sem ela, não seriamos humanos. Na sua humanidade, Jesus foi tentado igual a todos nós. Esta passagem nos diz a respeito da natureza das tentações e como foram vencidas. Jesus usou as tentações como pedras duma escada. Ao vencê-las, subiu. Poderia ter tropeçado e caído.

A primeira tentação era Jesus usar seu poder para aliviar a tremenda fome que estava sentindo. Seria perfeitamente legítimo transformar pedra em pão. Mas comer não era sua prioridade no momento. Ele estava se saciando do “outro pão” e ainda não era hora da “merenda”. A tentação seria Jesus se desviar da sua prioridade do momento para atender uma necessidade pessoal. Esta tentação é comum a todos nós. Evitamos sacrifício pelos outros (Reino). Usamos o nosso poder para, primeiro, cuidar dos nossos interesses pessoais e o Reino fica com as sobras que não fazem grande falta. A nossa cruz é pequena e leve.

A segunda tentação era Jesus usar seu poder para fazer uma coisa espetacular, mas inútil. A finalidade do poder não é se exibir. Seria a tentação de convencermos os outros por sinais, milagres e maravilhas. Podemos imaginar o grande impacto de tal façanha diante da multidão em frente do templo naquele dia! Seu “IBOPE” seria instantâneo mas seria um ministério sem cruz. É muito mais fácil buscar o caminho do espetacular do que ser o sal da terra, sem os outros para aplaudir a nossa espiritualidade e liderança.

A terceira tentação era Jesus se vender e trazer o Reino pela força. O mundo segue o caminho do domínio para estabelecer seus “paraísos”. Mas Jesus escolheu o caminho do servo. Nunca comandou um exército, ocupou cargo político ou religioso e não deixou nada escrito. Recusou o cetro do poder e caminhou em direção da cruz! A verdadeira adoração é o serviço humilde ao próximo. Ao servirmos os outros, servimos a Deus.

Ao vencermos as tentações somos fortalecidos para seguirmos o caminho da cruz. As tentações revelam quem somos nós e nos dão oportunidades para crescer.

MATEUS 4.1-11 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o Diabo chegou perto dele e disse:

— Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.

Jesus respondeu:

— As Escrituras Sagradas afirmam:

“O ser humano não vive só de pão,
mas vive de tudo o que Deus diz.”
Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. Então disse:

— Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:

“Deus mandará que os seus anjos
    cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos,
para que nem mesmo os seus pés
    sejam feridos nas pedras.”
Jesus respondeu:

— Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”

Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse:

— Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.

Jesus respondeu:

— Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam:

“Adore o Senhor, seu Deus,
e sirva somente a ele.”
Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.



Nenhum comentário: