domingo, 30 de outubro de 2016

A VONTADE DO PAPAI PARA SEUS FILHINHOS

Não é toda pessoa
que me chama de "Senhor, Senhor"
que entrará no Reino do Céu,
mas somente quem faz
a vontade do meu Pai (Papai),
que está no céu.
Mateus 7.21 (leia 7.21-29) – NTLH

Jesus foi ousado em chamar Deus de “Papai”. Nos capítulos cinco a sete de Mateus, ele explica o que o “Papai” Celestial espera dos seus filhos e filhas. Culto, louvor e outras manifestações públicas não fazem parte destas expectativas. Quem confia em evangelização, exorcismo e a realização de milagres como meios de agradar e servir o Papai Celestial está se enganando. Pelo que Jesus falou, o Papai Celestial foge dos nossos “cultos”. Eles não têm nada a ver com seu projeto para a humanidade.

Os ensinamentos de Jesus são colocados como a rocha firme que representa a vontade do Papai. Estes ensinamentos resistem as tempestades da vida.

Incorporam valores básicos. Estes valores incluem: humildade diante das nossas limitações, a busca do bem e da paz e a disposição de sofrer por eles e o espírito de misericórdia (5.3-11). Levam-nos a atuação como sal e luz no mundo em que vivemos (5.13-16).

O amor impera em todos os relacionamentos: legais, comunitários, patrimoniais, matrimoniais, sexuais, e políticos. Lealdade e solidariedade são frutos deste amor. A violência da vingança contra os inimigos é descartada a favor do amor e perdão. Este amor é a marca da perfeição (5.17-48).

A prática da religião é com muita discrição. O auxílio aos necessitados é feito em segredo; somente eles e o Papai Celestial sabem. A oração é assunto do quarto de portas fechadas diante do Papai. O “Pai Nosso” é o modelo que Jesus deixou para esta oração. O jejum também é feito somente diante do Pai. Não há nada de “oba oba” e pompa ou de assembleias, conferências, congressos, concílios, etc. (6.1-18).

A verdadeira riqueza é interna. As incertezas de vida devem ser enfrentadas com fé. Não estamos sozinhos neste mundo. O Papai está conosco e sabe das nossas necessidades (6.9-7.12).

São poucos os que têm a coragem de seguir este caminho (7.13-14).

Cuidado com a religião! Falsos profetas são muitos e prometem muito, enganando muitas pessoas. Eles produzem os frutos descritos por Jesus? São discretos, humildes, compassivos, justos e engajados no bem da humanidade? Ou estão construindo seu próprio reino em nome de Jesus?

Somos condicionados a pensar no Reino de Deus em termos de igreja e o nosso relacionamento com Deus em termos de práticas religiosas. O Reino é muito maior do que a igreja. O nosso relacionamento com Deus está ligado ao nosso dia a dia no mundo e nosso relacionamento com todos que nos cercam. A vontade do Papai é viver o amor em tudo.

MATEUS 7.21-29 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”

— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

— Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.



Nenhum comentário: