domingo, 23 de abril de 2017

A VERDADE VIA MITO

Essas coisas vão acontecer antes de morrerem
todos os que agora estão vivos.
Marcos 13.30 (leia 13.24-37) – NTLH

Jesus descreve uma série de eventos catastróficos e depois declara: “Essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos.” Mas, nada disto aconteceu e, apesar desta declaração do Mestre, muitos intérpretes bíblicos jogam estes acontecimentos ainda mais para o futuro. Será que Jesus errou? Ou será que não sabemos interpretá-lo?

Um dos problemas do homem/mulher moderno/a é saber ler e apreciar os textos da antigüidade. Temos a mentalidade logos. O logos é o pensamento racional, pragmático e cientifico. Precisa de fatos e realidades externas para ser eficaz. É prático e leva à leitura literal dos textos. A interpretação logos aguarda o cumprimento histórico das profecias, mas espera em vão.

Os antigos, inclusive Jesus, pensavam e se expressavam de outra maneira. Os estudiosos dão o nome de mythos à mentalidade pré científica. O mythos é a percepção simbólica da realidade. Jesus, grande contador de histórias, realizava seus ensinamentos por meio de metáforas e parábolas. A mensagem não está no evento em si, mas no que ele representa.

Os equivocados são os modernos “estudiosos” da bíblia que pegam as profecias antigas e buscam o seu cumprimento na história. Assim, cada geração precisa procurar um novo conjunto de “fatos” para serem atribuídos às profecias porque os da geração anterior não se concretizaram. Gera uma série interminável de frustrações e decepções. Por exemplo, durante meus 75 anos de cristão professo já vi uma séria de anticristos apontados, cada um com centenas de provas, como aquele do Apocalipse. Nenhum deu certo.

Jesus estava falando não de fatos históricos, mas de verdades eternas e universais. O texto fala da profundidade da experiência humana: do sofrimento e desespero, da esperança e redenção. Vem os dias em que o sol se apaga e a vida perde seu brilho. Parece que o céu está caindo sobre a nossa cabeça e seremos esmagados. Mas o “Filho do Homem” chega até nós e descobrimos que estamos cercados de “anjos” que nos unem com outros que estão, também, sendo socorridos por Deus.

Esta leitura, mythos, é muito mais confortante e rica do que o logos que busca fatos frios para uma satisfação intelectual. O mythos curte o mistério do “quandoe do “como”. Não precisa de explicações. Abre as portas para o culto, a arte, a música e a poesia.

Uma análise logos da nossa realidade não traz esperança. O mundo está caminhando para o abismo. A nossa cultura ocidental está se desfazendo. O crescimento da violência, a impotência dos poderes públicos para conter o colapso da ordem e o estabelecimento do governo paralelo do crime nos assustam. O vácuo espiritual está sendo preenchido com drogas e consumismo. Precisamos da realidade do mythos para poder enfrentar a realidade do logos. Atrás dos acontecimentos concretos que podemos examinar com a lógica há uma outra realidade que fala à nossa intuição e que nos dá sentido e força para continuarmos.

MARCOS 13:24-37 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Jesus disse:

Depois daqueles dias de sofrimento, o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo nas nuvens, com grande poder e glória. Ele mandará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.

Jesus disse ainda:

Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

E Jesus terminou, dizendo:

--- Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora. Será como um homem que sai de casa e viaja para longe; mas, antes de ir, dá ordens, distribui o trabalho entre os empregados e manda o porteiro ficar de vigia. Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã. 36 Se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! O que eu lhes digo digo a todos: fiquem vigiando!




Nenhum comentário: