quarta-feira, 22 de julho de 2009

FACE DO AMOR E PERDÃO

Ó Deus,

não há outro deus como tu,

pois perdoas os pecados

e as maldades

daqueles do teu povo que ficaram vivos.

Tu não continuas irado para sempre,

mas tens prazer em nos mostrar sempre

o teu amor.

Miquéias 7.18 (leia 7.14-15,18-20) – BLH

Por que Deus existe? Qual é o seu propósito em relação ao ser humano? Por outro lado existem perguntas contrárias: Por que existe o ser humano? Qual é a sua finalidade e a sua função em relação a Deus?

O ser humano faz perguntas e dá respostas. A sua religiosidade e a sua teologia estão em torno destas perguntas. Nós, os seres humanos, praticamos a religião e fazemos a teologia para atender nossas necessidades espirituais. Criamos nossos deuses de acordo com nossas aspirações e carências, em forma de "máscaras" que colocamos na "Realidade Suprema". Estas "máscaras de deus" são criadas em nossa imagem com a função de promover nosso bem estar de acordo com nossos valores.

Para pessoas com sentimentos de culpa, Deus existe para punir os maus e premiar os bons. Neste caso, Deus é o grande juiz que decide quem se salva e quem se perde! Para pessoas que estão de bem com a vida Deus existe para conduzir o ser humano à vida abundante. Alguns acreditam: Deus é policial, outros, pedagogo! Muitos aceitam que os atos de Deus são para punir ou premiar, outros, ensinar e conduzir pelo perdão e amor.

O profeta Miquéias no texto acima, de bem com a vida, revela a face do perdão e do amor de Deus. Jesus vai mais longe e revela Deus como pai/mãe amigável que se doa para o bem dos seus filhos e filhas independente de merecimentos. Ao conseguir enxergar a face de amor e perdão do Papai poderemos tratar sem preconceitos os outros como irmãs e irmãos.

Nenhum comentário: