domingo, 21 de março de 2010

ANTES DE AMAR, FOMOS AMADOS

E o amor é isto:

não somos nós que temos amado a Deus,

mas foi ele que nos amou

e mandou o seu Filho para que,

por meio dele,

os nossos pecados fossem perdoados.

1 João 4.10 (leia 4.7-10) – BLH

Deus sendo Criador, toma a iniciativa. Ninguém pediu para nascer. Fomos colocados aqui sem o nosso consentimento. Não escolhemos nascer, não escolhemos os nossos pais ou o nosso próprio sexo ou quem seriam os nossos irmãos ou irmãs, nem a época ou o lugar do nascimento. Tudo isto foi dado espontaneamente.

Atrás de tudo isto está o amor, que também é da iniciativa de Deus. Antes de amar, fomos amados, primeiro por Deus que nos projetou e, depois, por outras pessoas. Por sermos amados e por aceitarmos este amor, temos a capacidade de amar. O amor é redentor, isto é, promove a vida consertando os desgastes e desajustes que podemos chamar de pecado. Jesus é uma manifestação deste amor.

Esta redenção não é limitada ao presente momento e às circunstâncias atuais, mas se estende para o além desconhecido. Este Deus que tanto nos amou, nos criou e nos perdoou, estará conosco para todo o sempre. Como Paulo, podemos dizer: "Sei em quem tenho crido e tenho a certeza que Ele guardará o meu tesouro até o dia final."

Nenhum comentário: