quarta-feira, 17 de março de 2010

O MAIOR PECADO

Assim,

quem vive unido com Cristo

não continua pecando.

Porém,

quem continua pecando

nunca o viu e

nunca o conheceu.

1 João 3.6 (leia 2.29-3.6) – BLH

Jesus faz diferença na vida! Os filhos e as filhas de Deus são destacados pelo cumprimento de uma nova lei gravada no coração, não um cumprimento legalista das "coisinhas" da lei, escritas em papel ou gravadas em pedra. Esta nova lei é a do amor a Deus, ao próximo e a si mesmo...

O maior pecado é "não amar", ou "deixar de amar"... Quem age contra o próximo, pelos atos de agressão ou por omissão, não está cumprindo esta lei do amor! Da mesma forma, quem se agride ou não se cuida, também peca por não se amar. Agressões contra o meio ambiente são, também, pecados contra a humanidade e contra a si mesmo.

Jesus destaca a essência de todas as leis e da própria vida, isto é, o ato de amar. O texto acima citado poderia ser escrito assim: "Assim, quem vive unido com Cristo vive amando. Quem vive amando vê a Deus e O conhece."

Quem ama conhece a Deus. É possível conhecê-lo sem os conhecimentos teológicos e doutrinários da igreja. Quem ama conhece a Deus, mesmo não sabendo dogmas a seu respeito. O amor é o ponto de partida, é o começo do conhecimento de Deus.

Nenhum comentário: