segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

EMANUEL: DEUS CONOSCO

Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal:
a jovem que está grávida dará à luz um filho
e porá nele o nome de Emanuel.

Isaías 7.14 (leia 7.10-14) – BLH


Emanuel foi o nome dado ao filho nascido da jovem que já estava grávida, descrito pelo profeta Isaías. Emanuel em hebraico quer dizer "Deus conosco".

Outro fato interessante: não há nada significante a respeito da jovem mãe. A igreja primitiva, ao usar a versão grega do antigo testamento, erradamente traduzia "moça" por "virgem". Assim sendo, adotou a posição que esta passagem se referia a Maria, que ela era virgem e que a criança nascida era Jesus! Ignoravam o fato de que a criança da profecia se chamava Emanuel e não Jesus.


Para "provar" que Jesus era aquele ungido por Deus, prometido pelas profecias, a igreja primitiva lançava mão de diversos textos duvidosos. Para Jesus ser o prometido não havia nenhuma necessidade dele ter nascido de uma virgem, nem de uma mulher "direitinha". Ao insistir em detalhes como este, perdemos de vista o essencial – o nascido do Espírito é aquele que tem o Espírito e o deixa agir na sua vida, independentemente das suas origens humanas. Esta abordagem de Jesus é secundária. O essencial é seu relacionamento com o Papai.


visite também
Terra: Nosso Único Lar

Nenhum comentário: