domingo, 25 de setembro de 2016

PREDADORES

Vocês roubaram as riquezas
dos povos de muitos países,
e agora
eles vão fazer o mesmo com vocês
.
Habacuque 2.8 (leia 2.6-9) NTLH

“Não quero que o dinheiro roubado entre em casa para ser veneno aos meus filhos”. Esta foi a reposta de um amigo que recebeu uma proposta feita pelo oficial do cartório. O comprador não cuidou da documentação que comprovasse a compra do imóvel. O caráter é uma herança mais preciosa do que as riquezas materiais. Perder o caráter para lucrar à custa do outro seria prejudicial as futuras gerações. Coisas roubadas viram veneno.

O ser humano é o maior predador na face da terra. Os outros predadores caçam somente para satisfazer a fome física. Não matam com “barriga cheia”. Entre os outros animais (humanos também são animais) não existem ricos e pobres. Cada um procura somente o essencial. O homem mata e rouba com barriga cheia. Entre os humanos, os maiores predadores são os que já possuem muito, mas nunca ficam satisfeitos com o que têm. Querem mais ainda.

O cenário que o profeta Habacuque descreve é, também, retrato da “civilização” antiga e moderna. A única coisa que a humanidade aprendeu no decorreu de mais de quatro milênios é aperfeiçoar seus instrumentos e técnicas de predação. Os instrumentos de caça dos grupos primitivos eram os mesmos usados em conflitos tribais. Não havia armas específicas para guerra. Com o advento da “civilização”, as armas começaram a ser desenvolvidas com a finalidade exclusiva de matar outros seres humanos. Hoje as nações têm grandes estoques de metralhadoras, granadas, canhões, foguetes, bombas convencionais, químicas e nucleares, aviões de bombardeiro e de caça, submarinos e navios de guerra, etc., todos com a finalidade de destruir outros da espécie humana! O homem é predador de si mesmo.

Os primitivos tiravam seu sustento no contato direto com a mãe terra sem alterar o equilíbrio ecológico. No sistema econômico industrializado tiramos o nosso sustento por intermédio dos outros numa estrutura que devasta a natureza, comprometendo as futuras gerações. A predação de sustento se tornou depredação de ganância.

Os olhos proféticos de todas as épocas enxergavam o resultado da predação gananciosa dos seres humanos. Do tempo de Habacuque para cá nada mudou a não ser para o pior. Os Habacuque de hoje gritam não “Ai de você” mas “Ai de nós”! O mundo se tornou uma grande Babilônia. O modelo atual está levando a humanidade a auto destruição. Os homens estão sendo predadores de si mesmo.

Jesus oferece a alternativa: Compartilhar, não acumular. Colaborar, não competir. Ser solidário, não egoísta. Perdoar, não vingar. Viver a justiça, não “fazer” justiça. A salvação está no andar como Jesus andou.

HABACUQUE 2.6-9 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

“Ai de vocês que ficam ricos pegando coisas que não lhes pertencem! Até quando vão enriquecer obrigando os seus devedores a pagarem as dívidas?”

De repente, vocês, os babilônios, serão os devedores; aí os seus credores os forçarão a pagar as dívidas e com juros. Eles vão atacá-los, e vocês ficarão com medo; eles levarão embora tudo o que é de vocês. Vocês roubaram as riquezas dos povos de muitos países, e agora eles vão fazer o mesmo com vocês. Vocês vão pagar pelos crimes e pelas violências que cometeram contra os povos do mundo e contra as suas cidades.

Ai de você, babilônio cruel, que encheu a sua casa com o que roubou dos outros! Com isso, você quis se proteger de todo perigo e escapar dos seus inimigos.



Nenhum comentário: