domingo, 1 de janeiro de 2017

DOUTRINA E PRÁTICA

E Jesus terminou:
Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus
será tirado de vocês
e será dado para as pessoas
que produzem os frutos do Reino.
Mateus 21.43 (leia 21.33-46) – NTLH

Jesus contou a parábola dos lavradores que queriam se apossar, pela força, da videira onde trabalhavam. O dono havia confiado o sítio aos seus cuidados, mas eles apelavam à violência, matando os outros empregados e o próprio filho dele. Sua ação era autodestrutiva.

Os lavradores da história representavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Julgavam serem donos da verdade e destruíam aqueles que não se submetiam ao seu sistema. Tentavam tomar o Reino pela força.

A igreja faz uma interpretação religiosa à parábola. O filho assassinado é Jesus crucificado que se tornou cabeça da Igreja. Ao rejeitar Jesus, as autoridades estavam desprezando Deus, a fonte da salvação.

As interpretações religiosas têm seu valor, mas se limitam a uma só área da vida. A rejeição de Jesus pelos fariseus era mais do que uma questão religiosa! Representava uma postura diante da verdade. Jesus representava a verdade. A religião pode resistir a verdade maior em troca de uma “verdade” menor. Cada igreja tem seu corpo de doutrinas e o considera verdadeiro, absoluto e completo. “Ficar fora do sistema é perdição”. Um dos piores pecados é ser herege. Heresia não tem perdão. A salvação é reservada para aqueles que têm a crença certa e a prática correta.

Aos olhos das autoridades religiosas, Jesus era o “grande herege”. Não coube dentro do seu sistema. Tinha que ser eliminado. - Nada mudou… A igreja, também, montou um sistema doutrinário e incorporou Jesus com valores religiosos. Ai do pastor ou professor da escola dominical que vai além dos limites doutrinários da sua igreja! É afastado para não “contaminar” o rebanho. A finalidade da religião é conter seus adeptos dentro dos limites estabelecidos. A finalidade da escola dominical é aprofundar o aluno na doutrina e prática da igreja. O currículo é repetitivo e o adepto é mantido dentro da escola a vida toda. Nunca se forma e nunca sai do ciclo de estudos aprovados.

Doutrinar é afrontar! O doutrinador se coloca na posição de ter conhecimento superior para instruir o ignorante. Na realidade, somos todos ignorantes. Qualquer senso de superioridade é ilusão. O verdadeiro sábio reconhece que pouco sabe. O tolo se julga possuidor da verdade e quer passar a sua ignorância para os outros com o rótulo de “sabedoria”.

Há uma grande diferença entre aprofundar na doutrina e buscar a verdade. Aprofundamento fecha e restringe. Coloca limitações e é voltado para dentro. Levanta barreiras. A busca da verdade abre e liberta. Revela novos horizontes e é expansivo. Derruba barreiras. Jesus representava a verdade e o crescimento além das normas estabelecidas do seu dia; os fariseus, as limitações de um sistema fechado. Jesus simbolizava a verdade e a vida, os chefes religiosos, a doutrina e a morte.

Jesus continua ser maior do que sistemas teológicos e doutrinários. Não podemos nos apropriar de Jesus. Não podemos tomá-lo pela força e nos julgar como donos da verdade. Deus continua ser o “Senhor da videira”. Nossa tarefa é apenas produzirmos frutos de amor.

MATEUS 21.33-46 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Jesus disse:

— Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: “O meu filho eles vão respeitar.” Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.”

— Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.

Aí Jesus perguntou:

— E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?

Eles responderam:

— Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo.

Jesus então perguntou:

— Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?

“A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!”
E Jesus terminou:

— Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino. Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó.

Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou e sabiam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo da multidão porque o povo achava que Jesus era profeta.



Nenhum comentário: