domingo, 12 de março de 2017

O EVANGELHO DISCRETO

Jesus ordenou a todos
que não contassem para ninguém
o que tinha acontecido;
porém, quanto mais ele ordenava,
mais eles falavam do que havia acontecido.
Marcos 7.36 (leia 7.31-37) – NTLH

Jesus nunca fez o que os outros esperavam dele. As pessoas que trouxeram o surdo mudo para ser curado tentaram dizer para Jesus como ele devia curá-lo, pela imposição das mãos. Eles estavam esperando Jesus fazer uma coisa espetacular diante da multidão. Mas, Jesus agiu do jeito dele e não pela expectativa dos outros. Saiu do meio da multidão com o enfermo e lidou com ele de acordo com as suas necessidades, numa maneira inédita.

Não é possível colocar Jesus dentro de um padrão. Ele supera qualquer estrutura e vai além de qualquer expectativa. Dogmas e definições teológicas tentam reduzir Jesus a dimensão da compreensão humana. Ele supera os limites do cristianismo e age fora dos limites que as igrejas tentam estabelecer.

Jesus respeitava a dignidade humana. Não deixou o surdo mudo se tornar objeto de curiosidade e espetáculo público. Tirou-o do meio da multidão e o atendeu num lugar discreto. O respeito e a discrição sempre foram marcas de Jesus. Não procurava publicidade. Seus contatos eram diretos, pessoa a pessoa. Muitas igrejas estão infectadas pelo espírito comercialista e adotam a filosofia que “a propaganda é a alma do negócio”. Procuram fazer “milagres” em concentrações públicas e, até filmar exorcismo, destruindo a dignidade humana para “vender” seu pacote de espiritualidade. Pelo contrário, Jesus pediu para não contar para ninguém. A própria cura transmitia a mensagem.

Para Jesus, “anunciar as boas novas” não era fazer uma campanha de publicidade. Era viver a solidariedade, sem pretensões de grandeza e sem chamar atenção para si mesmo. Era agir como sal e como fermento, invisível, dentro da massa. Se a nossa vida e os nossos feitos não falam por si, a nossa publicidade é enganosa. A publicidade secular e religiosa é sempre enganosa, contando vantagens e escondendo o negativo. A fama de Jesus cresceu pelo testemunho espontâneo dos beneficiados. Jesus nunca se promoveu.

Cristianismo hoje emprega “mecanismos de promoção”. Projeta uma imagem positiva através de construções suntuosas, publicações vistosas que relatam seus feitos e divulgam suas atividades. Raramente suas obras falam por si. Sabemos dos projetos pela propaganda mais do que pelo testemunho espontâneo de boca a boca dos beneficiados.

Vamos imaginar um cenário: as igrejas decretadas fora de lei, templos religiosos demolidos ou transformados em museus e teatros, todas as publicações religiosas banidas, todos os meios de comunicação social secularizados e concentrações de cunho religioso proibidas. Qual seria a nossa forma de viver e compartilhar a nossa fé? Seria a redescoberta da convivência solidária e o valor do relacionamento compassível. Descobriremos que as coisas banidas são secundárias e que podemos viver a fé sem elas. Seriamos forçados a evangelizar pela qualidade de vida e deixar que seus frutos falassem por si. Voltaríamos a ministrar como Jesus ministrou e “anunciar as boas novas” pelos atos concretos de amor.

MARCOS 7.31-37 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galileia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:

— “Efatá!” (Isto quer dizer: “Abra-se!”)

E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:

Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!


Nenhum comentário: