terça-feira, 8 de junho de 2010

COMO EVITAR A DESGRAÇA

É bom manter oculto o segredo do rei; porém, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Agradecei-lhe dignamente. Praticai o bem, e a desgraça não vos atingirá.

Tobias 12.7 (leia 12.1,5-15,20) – A Bíblia de Jerusalém

A prática do bem é uma boa vacina contra a desgraça. Isto não quer dizer que as coisas desagradáveis e os contra-tempos não venham! Há uma diferença entre o simples enfrentar contratempos e dificuldades e em deixá-los dominar o nosso ser. Desgraça seria deixar sermos dominados pelos contratempos. A desgraça não é o fato de termos dificuldades e até tempos de tragédia, mas, deixar que estes acontecimentos ou situações venham matar a esperança e o gosto de viver.

O bem tem o poder de transformar os problemas em oportunidades. Dizem que a palavra "crise", na língua chinesa, é o composto das palavras "perigo" e "oportunidade". Neste caso, uma crise na vida pode ser uma oportunidade disfarçada. Quem tem o espírito do bem tem, também, a capacidade de transformação. O bem visa a transformação do negativo em positivo, do mal em bem. A prática do bem transforma a desgraça em graça! É por isso que a desgraça não consegue atingir os que praticam o bem; deixa de ser desgraça.

Nenhum comentário: