quarta-feira, 9 de junho de 2010

DESGASTE E RENOVAÇÃO

Por isso nunca ficamos desanimados.

Ainda que o nosso corpo vá se gastando,

o nosso espírito vai se renovando dia a dia.

2 Coríntios 4.16 (leia 4.13-5.1) – BLH

Embora não seja possível fazer separação entre corpo e alma ou corpo e espírito, nem sempre o estado do corpo reflete imediatamente o do espírito. Um dos fatos da vida que os jovens ainda não sentem é a realidade do desgaste do corpo. Nós, que já passamos bem além do "pique" físico, sentimos o desgaste que o tempo traz para o nosso organismo, somos cientes de que a nossa mente e o espírito são mais ágeis e resistentes do que nunca. Seria bom ter o corpo de ontem com a cabeça de hoje.

Este desencontro entre o corpo e o espírito é confortante e frustrante ao mesmo tempo: é confortante o fato de que nem tudo está indo para trás. Há áreas em nossa vida que ficam melhores com a passagem do tempo. É frustrante quando sentimos cada vez mais as limitações físicas sem podermos pôr em prática o que a cabeça sabe fazer. Pior seria o desgaste do espírito e do corpo juntos.

A fé facilita a renovação da mente. Fico animado pelos novos conhecimentos e novas compreensões que meu espírito alcança diariamente apesar do desgaste do corpo. O corpo vai murchando, mas a mente vai crescendo. A maturidade tem esta vantagem… Isto me faz feliz!

Nenhum comentário: