domingo, 6 de junho de 2010

ORAÇÃO DE UMA AZARADA

E naquele momento, estendendo as mãos para a janela, orou assim: "Bendito sejas tu, Deus de misericórdia! Bendito seja teu nome pelos séculos, e que todas as tuas obras te bendigam para sempre! Volto agora meu rosto e levanto meus olhos para ti.

Tobias 3.11-12 (leia 3.1-12,24-25) – BJ

Esta oração é de Sara, uma pessoa azarada, viúva sete vezes que havia contemplado o suicídio. A sua viuvez era especialmente marcante; cada marido havia morrido na noite de núpcias sem haver tocado nela, mortos por Asmodeu, o pior dos demônios. Sara ainda era virgem e temida como matadora de maridos, bastante desprezada por estar ficando velha sem ter filhos.

Na sua angústia ela pede a morte, mas, em vez da morte, veio a libertação! Mesmo com a adoção da crença de demônios pelo autor deste livro, Deus é retratado como o Deus da salvação nesta vida agora, no nível prático. A salvação no caso de Tobit foi a cura da cegueira, causada pelo excremento de um pardal. No caso de Sara, em arrumar um marido que não morresse antes de engravidá-la, deixando-a com um herdeiro. A salvação começa agora, na vida diária.

Nenhum comentário: