segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SOFRIMENTO HUMANO

Não escutamos a voz do Eterno,
nosso Deus,
segundo todas as palavras dos profetas
que ele nos enviou;
mas nos entregamos cada um
segundo o pendor do seu coração,
a servir outros deuses,
fazendo o que é mau
aos olhos do Eterno,
nosso Deus.

Baruc 1.21-22 (leia 1.15-22) – BJ

Os “outros deuses” de hoje são: materialismo, ganância, consumismo, ambição, corrupção, exploração, egoísmo, preconceito e fanatismo. Profetas seculares e religiosos estão unidos em nos advertir contra estes “deuses” e do perigo que corremos.

A maioria dos sofrimentos humanos são produzidos pelos próprios seres humanos. Em termos globais, não há mais abundância de recursos, e uma grande percentagem da população mundial sofra privações de uma forma ou outra. A espécie humana está caminhando para um grande desastre por falta de juízo! Em vez de procurar uma maneira de conviver com o próximo para benefício de todos e conviver com a natureza sem destruí-la, o ser humano está destruindo o seu próprio meio social pela exploração do próximo e a destruição do seu meio ambiente que é a sua própria casa.

Estamos caminhando para o dia em que não haverá mais água pura para bebermos, ar puro para respirarmos, alimentação que não esteja contaminada pelos resíduos tóxicos das nossas indústrias e combustíveis para aquecimento e nem remédios para curarmos os males que nós mesmos produzimos

.

Nenhum comentário: