terça-feira, 26 de outubro de 2010

VIDA AO CORPO MORTAL

Se vive em vocês o Espírito de Deus,
que ressuscitou Jesus,
então aquele que ressuscitou Jesus Cristo
dará também vida aos seus corpos mortais,
pela presença do seu Espírito,
que vive em vocês.

Romanos 8.11 (leia 8.1-11) – BLH

É a crença popular de que somos compostos de duas partes: a espiritual, a que chamamos de "alma" ou de "espírito" e a material, o nosso corpo. Somos uma dicotomia e a morte é a separação destas duas partes.

Não concordo com esta colocação. Eu entendo que, conforme a física quântica, somos formas de energia. Entendo que, nossa "alma", ou nosso "espírito" é nossa auto-consciência que é ligada ao corpo, uma outra faceta desta mesma realidade. Conforme a Bíblia, somos “fruto da palavra de Deus” (Deus disse)... é do sopro de Deus que nos fez "almas viventes". O corpo faz parte da nossa alma. Basicamente, a ciência e a Bíblia estão de acordo: somos unidades e não dicotomias ou tricotomias... Tudo é mistério. Nada pode ser adequadamente explicado. Resta a experiência de estarmos vivos, sustentados por aquilo que não entendemos.

É possível que o Espírito de Deus seja a consciência de Deus (ou a consciência do universo) e esta consciência faça parte da nossa consciência. É um espírito (consciência) vivificante e dá vida a todo o nosso ser. Da mesma forma que Jesus é vivo pelo Espírito nós sempre viveremos. Já somos ressuscitados com Jesus. É uma realidade presente, não apenas uma esperança futura

Nenhum comentário: