quarta-feira, 30 de junho de 2010

NÃO ESTOU SOZINHO

Mas o Senhor ficou comigo e me deu poder

para que eu pudesse anunciar a mensagem completa

a todos os não-judeus;

e ele me livrou da boca do leão.

2 Timóteo 4.17 (leia 4.6-8,17-18) – BLH

Há momentos em que eu não agi sozinho. Algo além da minha própria força estava operando, momentos em que as energias e os pensamentos não eram meus, mas eu era apenas um canal que dava passagem para algo sublime que vinha de dentro, mas não produzido por mim!

Sou consciente de que, até o presente momento, eu tenho sido protegido de perigos. Isto não quer dizer que estou imune de acidentes graves e que nada de mal vai me acontecer. Até agora não foi permitido algo de grave me atingir. Sou consciente que, em qualquer momento eu posso ficar semelhante a Jó ou pior ainda! Não penso que sou melhor do que qualquer um, mas estou agradecido e admirado pela sorte da vida. Não sei até quando será assim ou por que tem sido assim. A minha esperança no futuro está naquele(a) que me criou e que me sustentou até agora. Não sei o que será do futuro.

terça-feira, 29 de junho de 2010

ULTRAPASSANDO OS LIMITES DO POSSÍVEL

Será que para o Deus Eterno há alguma coisa impossível?

Pois,

como eu disse,

no ano que vem virei visitá-lo outra vez.

E nessa época Sara terá um filho.

Gênesis 18,14 (leia 18.1-15) – BLH

Abrão esperou durante muitos anos para ser pai de um filho de Sara, mas, mesmo com a promessa de Deus, nada aconteceu. De repente, vem o anúncio do acontecimento mas, depois de tanta demora, nem dava para acreditar! Era tarde demais para as leis da reprodução humana funcionarem... Tinha passado a época, não era mais possível.

Quando estamos ligados com a fonte da vida, a palavra "impossível" desaparece do nosso dicionário. Os grandes feitos da história são coisas "impossíveis". Muitas vezes esses eventos são realizados por mulheres e homens que desconhecem a palavra “impossível”, pessoas que têm olhos que enxergam e ouvidos que escutam o que a maioria não se apercebe.

O mundo de Deus é o mundo em que está sempre nascendo o impossível. Deus está sempre nos ajudando a ultrapassarmos os limites do "possível". O que era impossível ontem está acontecendo hoje.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FORÇA DA CRIAÇÃO

Quando Abrão tinha noventa e nove anos,

o Deus Eterno apareceu a ele e disse:

--Eu sou o Deus Todo-poderoso.

Viva uma vida de comunhão comigo

e seja obediente a mim em tudo...

Eu faço com você este acordo:

Prometo que você será pai de muitas nações.

Gênesis 17.1,4 (leia 17.1-5,9-10,15-22) – BLH

A comunhão com Deus abre caminho para a realização do nosso maior potencial. Por "comunhão com Deus" entendo o nosso contato com “aquela ponte” no interior do nosso ser que estamos ligados com a força da criação. Por “aquela ponte” passa a energia e a sabedoria que nos levam a vivermos uma vida produtiva e satisfatória. Daí vem a nossa paz e um bem estar que independe de circunstâncias ambientais.

Por "andar com Deus", Abrão, mesmo com idade avançada, se tornou pai, não apenas de família, mas de uma nação! A produtividade tem pouco a ver com a idade. Nossa fonte de energia não está em nós! Mesmo com o nosso potencial físico limitado, temos uma fonte que, estando dentro de nós, é a própria força da criação. Esta força nos ajuda a vencermos as limitações que muitas vezes são colocadas em nossa vida por nós mesmos. Livra-nos para vencer os obstáculos criados pelos nossos preconceitos.

domingo, 27 de junho de 2010

A VISÃO E O MEDO

Depois disso Abrão teve uma visão,

e nela o Deus Eterno lhe disse:

--Abrão, não tenha medo.

Eu o protegerei de todo perigo

e lhe darei uma grande recompensa.

Gênesis 15,1 (leia 15.1-12,17-18) – BLH

Uma visão na vida traz muitos benefícios, um deles é a libertação da tirania do medo. O medo nos paralisa e nos faz recuar. Ficamos sem fazer o que deveria ser feito, por medo das possíveis conseqüências negativas.

Não é que uma visão elimine o medo. Acho que o medo faz parte da vida de todos. Medo é dom de Deus e é necessário para a nossa sobrevivência. Quem não tem medo é anormal e pode morrer à toa. Uma visão nos liberta da TIRANIA do medo. O medo passa a não dominar a vida. Uma visão, um grande ideal ou uma grande paixão domina o medo. Ele continua a existir mas é dominado e não consegue mais inibir a nossa ação.

Com visão, a mera sobrevivência não é mais a meta principal da vida. A meta principal passa ser a realização da visão. Ficamos prontos a nos arriscarmos e nos sacrificarmos para que a meta seja alcançada. Pagamos o preço com alegria

sábado, 26 de junho de 2010

HORIZONTES

Depois que Ló foi embora,

o Deus Eterno disse a Abrão:

-De onde você está,

olhe bem para o norte e para o sul,

para o leste e para o oeste.

Eu vou dar a você e aos seus descendentes,

para sempre,

toda a terra que você está vendo.

Gênesis 13,14-15 (leia 13.2,5-18) – BLH

A nossa "herança", em grande parte, está ligada às nossas visões. Alcançamos aquilo que vemos. Uma visão ampla abre mais portas do que uma visão fechada e restrita. Sonhar alto não é defeito. Quanto maior os nossos sonhos, maiores nossas possibilidades! Deus estava mandando Abrão olhar longe em todas as direções e a sua herança ia ser de acordo com o seu olhar.

O nosso olhar tem que partir de onde estamos, no "eterno agora"! Nada de "se fosse assim" ou "se fosse assado". O nosso ponto de partida tem que ser da nossa realidade, mas pode e deve ultrapassar os limites desta realidade. Pode partir daqui e de agora, mas pode alcançar os nossos horizontes e ver também os corpos celestiais muito além ainda...

Somos convidados a olhar para todos os nossos horizontes e crer que tudo pode fazer parte da nossa herança.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SINAL DA VINDA DO REINO

Antes da vinda de Jesus,

João Batista anunciou a sua mensagem

a todo o povo de Israel,

dizendo que

se arrependessem

e fossem batizados.

Atos 13.24 (leia 13.22-26) – BLH

A nossa felicidade não é para que o mundo ou o nosso ambiente seja transformado para o nosso benefício, mas para que nós sejamos transformados para o bem do mundo e do nosso ambiente. A palavra "arrepender" quer dizer "dar meia volta", ou seja "mudar de direção"; - implica movimento. Para um novo mundo poder chegar a existir é preciso que, primeiro, nós mudemos a nossa direção. A nossa transformação não é um fim em si mesma, mas um meio para uma transformação maior. Ou, em termos modernos, a nossa MINI-TRANSFORMAÇÃO deve ser apenas uma parte de uma MEGA-TRANSFORMAÇÃO. É por isso que, quando nos referimos ao Reino de Deus, falamos também em arrependimento.

O BATISMO é uma figura. Simboliza a libertação do velho para embarcar num caminho novo. O batismo simboliza a transformação. Enquanto o arrependimento representa a tomada de uma direção para a vida, o batismo representa esta nova vida. Com o arrependimento e o batismo nós nos preparamos para participarmos com Jesus no seu reino de justiça e paz.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CRIADOR ETERNO

Quando alguém está unido com Cristo

é uma nova pessoa;

acabou-se o que é velho,

e o que é novo já veio.

2 Coríntios 5.17 (leia 5.14-17) – BLH

Em Jesus, Deus é o eterno criador. A obra de criação nunca parou. O descanso de Gênesis não foi a aposentadoria de Deus. Pelo contrário, foi o começo de um projeto muito mais difícil ainda: a recriação do ser humano. No livro de Gênesis o ser humano já começou entrar em pane e a história bíblica não é nada menos do que a história da continuação da obra criadora de Deus, uma obra muito mais complicada do que a primeira fase.

Criação II é esta nova pessoa que Jesus cria quando ela começa tomar um novo rumo na vida. Em Jesus esta nova criação se torna uma realidade. Muitas vezes é mais fácil criar uma coisa do nada do que pegar uma coisa estragada e tentar consertá-la. Às vezes, pelo amor a um objeto, dispomo-nos a tentar consertá-lo em vez de jogar fora e obter um que seja novo em folha. Este é o caso de Deus a respeito da humanidade.

terça-feira, 22 de junho de 2010

FRAQUEZA E FORÇA

Então ele me respondeu:

"A minha graça é suficiente para você,

pois o meu poder é mais forte quando você está mais fraco." Portanto, eu me sinto mais alegre ainda

por estar orgulhoso pelas minhas fraquezas,

para assim ter a proteção do poder de Cristo em mim.

2 Coríntios 12.9 (leia 12.1-10) – BLH

Às vezes o nosso forte é reconhecer as nossas fraquezas e as nossas limitações. Assim, podemos nos apoiar naquilo que está além das fraquezas e limitações pessoais. Para ter bom êxito na vida cristã não é necessário ser forte, - é necessário ser humilde! O nosso forte é muito limitado. O fraco de Deus é bem mais forte do que o nosso forte. O bom êxito da nossa vida depende da graça divina e não das nossas qualidades em si.

O bom êxito depende de nós estarmos em sintonia com as forças da vida que podemos chamar de "graça". Esta força (graça) tem o rosto de Jesus e já está agindo a nosso favor, sem pré-condições. A graça nos trouxe ao mundo e atua em nossa vida bem antes de nós termos consciência disto. O segredo é deixarmos a graça funcionar. Ao nos sentirmos fortes, ficamos na ilusão de que somos nós que alcançamos as realizações. Reconhecer a fraqueza é o nosso forte.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

AUTO-VALORIZAÇÃO

São servos de Cristo?

Mas eu sou um servo melhor do que eles,

embora fale como se fosse louco.

Pois tenho trabalhado mais do que eles

e tenho estado mais vezes na prisão.

Tenho sido surrado muito mais do que eles

e muitas vezes quase morri.

2 Coríntios 11.23 (leia 11.18,21-30) – BLH

Tem hora que devemos nos valorizar. Nada de falsa modéstia! Tem hora que precisamos ocupar o nosso espaço e não deixar que os outros tomem conta de nós, expulsando-nos do nosso devido lugar. Tem hora que temos que defender o nosso território e botar fora os intrusos. Se nós lutamos por alguma coisa com muito sacrifício é porque colocamos muito valor naquilo.

Paulo estava pronto para fazer qualquer sacrifício por causa do evangelho que ele havia descoberto. Deu a sua vida por aquele objetivo e não estava a fim de deixar que outros entrassem e botassem por água abaixo, tudo que ele havia feito. Com isto, Paulo estava valorizando a sua pessoa e o seu trabalho.

É importante ter um ideal na vida. Vale a pena lutar para realizá-lo. Quem não fizer isto, não valorizar a sua vida, não valoriza a si mesmo. À medida que estamos prontos para lutarmos e sofrermos por um ideal, estamos valorizando nossa vida e a nós mesmos.

domingo, 20 de junho de 2010

SEMEAR: A ENTREGA DO MELHOR

Lembrem-se disto:

Quem planta pouco colhe pouco;

quem planta muito colhe muito.

2 Coríntios 9.6 (leia 9.6-11) – BLH

Uma das leis da natureza é semear e colher. A colheita está de acordo com a semeadura. Quanto melhor a qualidade da semente, tanto melhor a qualidade da colheita. O bom lavrador reserva as melhores sementes para o plantio. Ele não come do melhor e planta as piores sementes. Se fizesse isto sua colheita estaria comprometida. Sabe que, ao abrir mão das melhores sementes agora, a futura colheita tem maiores chances de ser abundante e de boa qualidade.

Quando estamos sendo generosos para com os outros, não estamos jogando as coisas fora, mas estamos semeando. Jogar fora e semear são duas coisas bem distintas. Semear implica entrega do melhor e não daquilo que sobra. A nossa tendência é dar as sobras, seja dos nossos bens, do nosso tempo, ou dos nossos esforços. Se o plantio for de sobras: teremos uma colheita de sobras.

sábado, 19 de junho de 2010

TESTE DE AMOR

Porque vocês já conhecem o grande amor

do nosso Senhor Jesus Cristo:

ele era rico,

mas se tornou pobre por causa de vocês

a fim de que vocês se tornassem ricos

por meio da pobreza dele.

2 Coríntios 8.9 (leia 8.1-9) – BLH

O amor não é um mero sentimento. O sentimento que não se transforma em ação não é verdadeiro. O amor só de palavras não é amor de verdade. A prova do amor de Jesus é o ato dele abrir mão da sua riqueza de uma existência de conforto, segurança e abundância; participando da pobreza da situação humana. Jesus nasceu entre os pobres e viveu uma vida marginalizada, sem participar dos privilégios das classes abastadas de sua época. Jesus abriu mão da sua condição de Filho de Deus com toda a sua glória para ser um filho ilegítimo de uma pobre camponesa. Ele não somente abriu mão destas riquezas, mas as ofereceu a nós. Por meio da pobreza de Jesus nós nos tornamos ricos.

O reflexo do amor de Deus em nossas vidas é justamente na área da generosidade. Todos nós temos as nossas riquezas. Podem não ser riquezas à vista dos outros, mas para nós vale muito. A profundidade do nosso amor pode ser medida pela nossa disposição de abrirmos ou não mão das riquezas pessoais.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

UM SINAL DA BONDADE DE DEUS

Escutem o que Deus diz:

"Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade,

eu atendi o seu pedido e o socorri

quando chegou o dia da salvação."

Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade! Hoje é o dia de ser salvo!

2 Coríntios 6.2 (leia 6.1-10) – BLH

Hoje é o único dia que tenho, somente o presente momento é meu. A minha bem aventurança sempre depende do "agora". O que estou pensando agora, planejando agora e fazendo agora está contribuindo ou prejudicando a minha bem aventurança, não só a minha, mas a dos outros também!

Evitei usar o termo "minha" bem aventurança em isolamento. A minha bem aventurança está ocorrendo no contexto da bem aventurança dos outros e a minha vem puxando a dos outros. A bem aventurança dos outros vem me beneficiando também.

Mas, voltando ao tema, a bem aventurança é sempre o assunto de "hoje" e hoje sempre é um sinal da bondade de Deus. Hoje é a dádiva constante que Deus está me dando. Enquanto tenho o dia de hoje há oportunidade de trabalhar a salvação. A bem aventurança é a meta principal da vida e nunca deve ser deixada para o amanhã que nunca chega. Hoje é tudo o que tenho.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ABRINDO AS MALAS

Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo,

para sermos julgados por ele.

E cada um vai receber o que merece

de acordo com o que fez de bom ou de mau

na sua vida aqui na terra.

2 Coríntios 5.10 (leia 5.6-10) – BLH

As escrituras cristãs indicam que a vida além túmulo é a continuação da vida que estamos levando agora, isto é, ao passarmos para a próxima fase vamos levar a bagagem que estamos adquirindo aqui. O julgamento não é nada mais do que isto. Vamos "abrir as malas" e ver o que arrumamos nesta etapa. Vamos levar coisas para a vida, ou coisas para a morte?

Aquilo que fazemos de bom é aquilo que vem motivado pelo amor. O que é motivado pelo amor produz vida. É vida produzindo vida. Aquilo que fazemos de mal é aquilo que é motivado pelo egoísmo ou medo. Ser bonzinho por medo do castigo de Deus não vale, como também não vale fazer coisas boas para ficar de bem com Deus. O verdadeiro bem é espontâneo, sem segundas intenções e sem retorno, mas produz felicidade e paz do espírito.

terça-feira, 15 de junho de 2010

FAZER A JUSTIÇA OU VIVER A JUSTIÇA?

Ele morreu por todos para que os que vivem

não vivam mais para si mesmos,

mas para aquele que morreu e ressuscitou

para o bem deles.

2 Coríntios 5.15 (leia 5.14-21) – BLH

Nós reproduzimos a nossa própria espécie. Peixe gera peixe, mosca mosca e rosa, rosa! Jesus, sendo amor, reproduziu o amor com todos os seus frutos. A vida e a morte daqueles que vivem o amor traz o bem para todos.

Não há relato bíblico de Jesus ter gerado filhos ou filhas no sentido biológico, mas no sentido "espiritual" nós nos consideramos descendentes dele; devemos ser da mesma "espécie". Aí está a dificuldade. Até que ponto estamos sendo da "espécie do amor"?

O domínio do amor é a marca desta herança. Não somos mais dirigidos pelas regras. Regras têm em vista a proteção e promoção de sistemas e instituições. O amor visa ao ser humano e tudo que promove a vida. As regras visam fazer a justiça e estabelecem ordem. O amor visa viver a justiça, porque somente vivendo a justiça temos a posse de outros atributos. As regras visam controlar o comportamento. O amor atinge o íntimo: converte o inimigo em amigo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

VIDA NO CORPO MORTAL

Durante a nossa vida estamos sempre em perigo de morte

por causa de Jesus,

para que se veja a vida dele

no nosso corpo mortal.

2 Coríntios 4.11 (leia 4.7-15) – BLH

Em nossa fragilidade se revela o poder daquilo que nos sustenta. Somos sustentados por uma força que é muitíssimo maior do que nós. Somos apenas "potes de barro" (v.7), mas em nós há muitos tesouros.

O nosso problema é que ficamos encantados com o "pote" e a sua beleza. Aquele pote pode ser a nossa própria pessoa e aquilo que conseguimos realizar no decorrer da nossa vida, ou também a estrutura dentro da qual vivemos e agimos. Pode ser uma nação potente ou uma igreja crescente e animada com muito entusiasmo e atividades. Pode ser mil e uma coisas que nos dão um senso de importância e de identidade.

Ao percebermos que este é apenas um "pote de barro comum," podemos cair no desespero total e caminharmos para um fatalismo auto-destrutivo. Ou podemos descobrir a força que formou o pote e os tesouros que ele contém. O nosso mal consiste em glorificar as formas e idolatrar as coisas. A desilusão com as nossas coisas pode abrir os nossos olhos para aquele que é Vida, fonte de tudo.

domingo, 13 de junho de 2010

O MILAGRE DO IMPOSSÍVEL

Não há nada em nós que nos permita afirmar

que somos capazes

de fazer esse trabalho,

pois a capacidade que temos

vem de Deus.

2 Coríntios 3.5 (leia 3.4-11) – BLH

O nosso desenvolvimento físico é algo que brota do íntimo do nosso ser. Forças invisíveis e inconscientes operam em nosso corpo que nos transformam de criança para adolescente, de adolescente para adulto. Apenas colaboramos com estas forças com boa alimentação e exercício. A vida espiritual segue o mesmo padrão. O nosso desenvolvimento é espontâneo, embora necessite da nossa colaboração. Basta termos um alvo na vida e colaborarmos com as forças interiores para podermos alcançá-lo.

Jesus mostrou que a vida plena vem duma relação dinâmica com o Papai e não da obediência dum sistema de leis escritas. Legalismo produz a morte mas um relacionamento dinâmico leva à mudança, vida e crescimento. Quando optamos colocar um relacionamento dentro de normas pré-estabelecidas, começamos a matá-lo; qualquer relacionamento, seja doméstico, eclesiástico, social ou simplesmente amizade.

O que dá vida e força a um relacionamento é o espírito e não um bom conjunto de leis e regras. A igreja peca ao tentar impor sobre seus membros normas de conduta. Em vez de normas de conduta deveria existir visão de um alvo a ser alcançado! Ao lutarmos para alcançarmos uma visão, somos capazes de fazer o impossível. Milagres podem acontecer.

sábado, 12 de junho de 2010

OPORTUNIDADES GRANDES E PEQUENAS

Certa vez,

quando eles estavam adorando o Senhor

e jejuando,

o Espírito Santo disse:

--Separem para mim

Barnabé e Saulo

a fim de fazerem o trabalho

para o qual eu os tenho chamado.

Atos 13.2 (leia 11.21-26, 13.1-3) – BLH

É importante ouvir a voz do espírito. O espírito nos leva, passo a passo, para cumprir a nossa missão no mundo. Cada um de nós tem um lugar e uma participação neste mundo. Podemos andar neste mundo conscientes desta direção espíritual.

Às vezes a participação pode ser até dramática e exótica, mas geralmente não é aquilo que atrai a atenção dos outros. Nem sempre as grandes coisas da vida são muito visíveis e chamam a atenção. Um gesto pequeno pode ter conseqüências profundas e passar despercebido pela maioria.

Às vezes ficamos aguardando grandes oportunidades e deixamos passar as pequenas; na realidade, tornam-se grandes oportunidades disfarçadas... O espírito pode nos fazer sensíveis a estes eventos pequenos, mas de grande relevância. Somando milhões destes pequenos gestos, a corrente do Reino de Deus vai se avolumando e tomando forma na terra. Qualquer oportunidade, pequena que seja, é grande aos olhos de Deus!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O SOCORRO VINDO DE DENTRO

Porque, assim como tomamos parte nos sofrimentos de Cristo,
assim também,
por meio dele,
participamos de sua grande ajuda.

2 Coríntios 1.5 (leia 1.1-7) – BLH

Através dos nossos sofrimentos podemos ajudar outros que também sofrem. Pode ser uma das maneiras de entender o sofrimento. Por que os justos sofrem? Pode ser que sofrem para poderem ser instrumentos de ajuda a outros.

O socorro não vem de cima, caindo do céu como magia. Vem de dentro do mundo onde vivemos. Vem daqueles que estão passando por aquilo que nós passamos. Isto explica a crença da vinda de Deus como um ser humano em forma de Jesus para nos salvar. Jesus assumiu todas as nossas limitações para possibilitar a nossa vitória sobre estas áreas.

Para sermos instrumentos do bem é necessário nos identificarmos com o próximo. Não podemos nos colocar num plano de superioridade e ministrarmos de cima para baixo. O ministério cristão verdadeiro é o ministério de igual para igual. É somente com a convivência que podemos transmitir a vida. “Ministrar é um mendigo contar para o outro mendigo onde se encontra o pão”.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

DESGASTE E RENOVAÇÃO

Por isso nunca ficamos desanimados.

Ainda que o nosso corpo vá se gastando,

o nosso espírito vai se renovando dia a dia.

2 Coríntios 4.16 (leia 4.13-5.1) – BLH

Embora não seja possível fazer separação entre corpo e alma ou corpo e espírito, nem sempre o estado do corpo reflete imediatamente o do espírito. Um dos fatos da vida que os jovens ainda não sentem é a realidade do desgaste do corpo. Nós, que já passamos bem além do "pique" físico, sentimos o desgaste que o tempo traz para o nosso organismo, somos cientes de que a nossa mente e o espírito são mais ágeis e resistentes do que nunca. Seria bom ter o corpo de ontem com a cabeça de hoje.

Este desencontro entre o corpo e o espírito é confortante e frustrante ao mesmo tempo: é confortante o fato de que nem tudo está indo para trás. Há áreas em nossa vida que ficam melhores com a passagem do tempo. É frustrante quando sentimos cada vez mais as limitações físicas sem podermos pôr em prática o que a cabeça sabe fazer. Pior seria o desgaste do espírito e do corpo juntos.

A fé facilita a renovação da mente. Fico animado pelos novos conhecimentos e novas compreensões que meu espírito alcança diariamente apesar do desgaste do corpo. O corpo vai murchando, mas a mente vai crescendo. A maturidade tem esta vantagem… Isto me faz feliz!

terça-feira, 8 de junho de 2010

COMO EVITAR A DESGRAÇA

É bom manter oculto o segredo do rei; porém, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Agradecei-lhe dignamente. Praticai o bem, e a desgraça não vos atingirá.

Tobias 12.7 (leia 12.1,5-15,20) – A Bíblia de Jerusalém

A prática do bem é uma boa vacina contra a desgraça. Isto não quer dizer que as coisas desagradáveis e os contra-tempos não venham! Há uma diferença entre o simples enfrentar contratempos e dificuldades e em deixá-los dominar o nosso ser. Desgraça seria deixar sermos dominados pelos contratempos. A desgraça não é o fato de termos dificuldades e até tempos de tragédia, mas, deixar que estes acontecimentos ou situações venham matar a esperança e o gosto de viver.

O bem tem o poder de transformar os problemas em oportunidades. Dizem que a palavra "crise", na língua chinesa, é o composto das palavras "perigo" e "oportunidade". Neste caso, uma crise na vida pode ser uma oportunidade disfarçada. Quem tem o espírito do bem tem, também, a capacidade de transformação. O bem visa a transformação do negativo em positivo, do mal em bem. A prática do bem transforma a desgraça em graça! É por isso que a desgraça não consegue atingir os que praticam o bem; deixa de ser desgraça.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

FORÇA INTERNA

E peço a Deus que,

da riqueza da sua glória,

dê a vocês poder por meio do seu Espírito,

para que sejam fortes no íntimo de vocês mesmos.

Peço também que,

por meio da fé,

Cristo viva nos seus corações.

Efésios 3.16-17(leia 3.9-12,14-19) – BLH

A nossa força vem de dentro. O nosso ponto de contato com a realidade é o nosso interior. Recebemos informações de fora, mas somente depois que passam pelos filtros do nosso sistema neurológico. Vibrações do ar e de luz são convertidas em impulsos neurológicos e interpretados pelo cérebro como som e imagem. Tudo que chega à consciência e à subconsciência passa por filtros de interpretação interna. A autoridade última somos nós mesmos.

O nosso íntimo é a fonte da nossa força e do nosso conhecimento, porta de entrada de Deus. O nosso exterior é uma expressão do interior. O interior determina quem somos nós e o nosso agir. Jesus disse: "não é pelo que entra pela boca que a gente é contaminada, mas do que sai da boca". O evangelho não trata de um estilo de vida sem considerar a motivação. O "porquê" vai determinar o "quê". Somente Jesus, em nós, pode produzir uma vida verdadeiramente cristã.

domingo, 6 de junho de 2010

ORAÇÃO DE UMA AZARADA

E naquele momento, estendendo as mãos para a janela, orou assim: "Bendito sejas tu, Deus de misericórdia! Bendito seja teu nome pelos séculos, e que todas as tuas obras te bendigam para sempre! Volto agora meu rosto e levanto meus olhos para ti.

Tobias 3.11-12 (leia 3.1-12,24-25) – BJ

Esta oração é de Sara, uma pessoa azarada, viúva sete vezes que havia contemplado o suicídio. A sua viuvez era especialmente marcante; cada marido havia morrido na noite de núpcias sem haver tocado nela, mortos por Asmodeu, o pior dos demônios. Sara ainda era virgem e temida como matadora de maridos, bastante desprezada por estar ficando velha sem ter filhos.

Na sua angústia ela pede a morte, mas, em vez da morte, veio a libertação! Mesmo com a adoção da crença de demônios pelo autor deste livro, Deus é retratado como o Deus da salvação nesta vida agora, no nível prático. A salvação no caso de Tobit foi a cura da cegueira, causada pelo excremento de um pardal. No caso de Sara, em arrumar um marido que não morresse antes de engravidá-la, deixando-a com um herdeiro. A salvação começa agora, na vida diária.

sábado, 5 de junho de 2010

VALE A PENA SER BOM?

Não reparei que havia pardais acima de mim, no muro. Caiu-me nos olhos excremento quente, produzindo neles manchas brancas. Fui aos médicos para me tratar; quanto mais me aplicavam pomadas, mais me cegavam as manchas, até que fiquei completamente cego. Fiquei cego durante quatro anos e todos os meus irmãos se afligiam por minha causa; e Aicar cuidou do meu sustento por dois anos, até que partiu para Elimaida.

Tobias 2.10 (leia 2.10-23) – BJ

O narrador havia prestado socorro ao próximo, mas isto não era garantia de sua imunidade contra sofrimento e contratempos. Foi vítima de um estranho acidente, necessitando de alguém para cuidar dele. Como resultado desta cegueira, cresceram brigas de família e muita confusão, acusações e contra acusações. Questão principal: "Vale a pena ser bom?" - a mesma questão do Livro de Jó.

Se a resposta fosse clara todo o mundo seria bonzinho. Parece que a bondade não leva vantagem alguma. Os bons sofrem junto com os ruins e às vezes até mais. Muitas vezes parece que a maldade dá melhores resultados. Acho que a recompensa da bondade é o caráter do praticante, atingindo uma integridade que vence as circunstâncias.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

COMPARTILHANDO A VIDA

Quando puseram a mesa, com numerosos pratos,
disse a meu filho Tobias: "Filho, vai procurar, entre nossos irmãos deportados em Nínive, algum pobre de coração fiel, e traze-o aqui para comer conosco. Esperar-te-ei até que voltes, meu filho."

Tobias 2.2 (leia 2.1-9) – BJ

A abundância é para ser compartilhada com o próximo, não de maneira aleatória, mas com critério, com aqueles que realmente necessitam e da maneira que necessitam. Neste relato o filho não trouxe um faminto mas enterrou uma vítima de violência contra seu povo. O que começou como uma festa terminou como luto.

O compartilhar não é somente compartilhar com a abundância mas, também, estar sensível ao sofrimento do próximo e se identificar com ele. Oferecer solidariedade de uma maneira concreta é rir com os que estão felizes e chorar com os que estão em luto, ajudando-os a enterrar seus mortos.

O narrador também era vítima, um co-exilado. Era um sofredor sendo solidário com outro na mesma situação. A identificação não era fingida, era real. Quando um é vítima de um sistema, os outros também são vitimados junto com ele. Sendo solidário com os outros, estamos sendo conosco também.