domingo, 17 de julho de 2016

BOAS NOTÍCIAS PARA TODOS

O Senhor Eterno me deu o seu Espírito,
pois ele me escolheu para
levar boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para animar os aflitos,
para anunciar a libertação aos escravos
e a liberdade para os que estão na prisão.
Isaías 61.1 (leia 61.1-6) – NTLH

Os pobres, aflitos, escravos e presos eram destinatários desta mensagem do profeta Isaías. O povo estava voltando do exilo para sua terra arrasada e em ruínas. Isaías sentia que o Eterno havia lhe dado a missão de animá-los na tarefa quase impossível de recuperação! As boas novas eram que o dia da redenção já havia chegado e o Eterno estava agindo. A tarefa do povo era fazer o que era direito e reconstruir o que estava em ruínas com as bênçãos divinas.

Sete séculos depois, Lucas relata que Jesus usou este texto (61.1-2a) para descrever a sua missão (Lc. 4.16-28). A princípio, os ouvintes se alegram com o pronunciamento de Jesus, mas, logo em seguida, ficaram furiosos com a sua interpretação do texto! Tentaram matá-lo!...

Na mensagem de Isaías, as palavras, “seu povo”, se limitavam aos israelitas. Eles seriam servidos pelos gentios e teriam lugar privilegiado entre os povos da terra como “sacerdotes do Eterno”, chegando a possuir grandes riquezas. Mas Jesus discordou. Para Jesus, “seu povo”, inclui toda a humanidade e Israel não teria privilégio nenhum. Não é para ninguém ficar rico à custa dos outros. A bem-aventurança do Pai é para todos, independentemente de raça, nacionalidade, status social ou credo. Jesus também declarou que o profeta é sempre rejeitado na sua terra. Possivelmente por não oferecer “vantagens” especiais para uma classe privilegiada. Não deu outra!... As primeiras pessoas que tentaram matar Jesus eram de Nazaré, onde lhe foi criado.

Através dos séculos os cristãos se intitulavam como o “Novo Israel”, criando uma nova classe privilegiada. Achavam que somente a “Igreja” é de Deus e que nela a graça divina mais opera. O mundo foi dividido entre a sagrada, a “Igreja”, e o secular, o mundo fora da “Igreja”. Para esta mentalidade, evangelizar é apresentar Jesus dentro de um “pacote” que inclui a “Igreja” e seus dogmas. É rejeitada a ideia que Deus também atua em outras religiões e credos.

O Espírito do Eterno levou Isaías e Jesus aos desprivilegiados: pobres, aflitos, escravos e presos. Jesus foi além de Isaías e ignorou barreiras. Incluiu todos como “seu povo”.

O Espírito do Eterno continua a ser dado com a finalidade de superar os males que afligem o nosso mundo. A grande aflição da humanidade é a alienação social e ambiental. Dizer ser seguidor de Jesus e levantar ainda mais barreiras de exclusão é uma grande incoerência. Somos mais interdependentes do que nunca. Precisamos nos aproximar do outro com a boa notícia da solidariedade, para juntos, trabalharmos para construir e plantar – plantar amor nos campos do ódio, amizade nos campos da inimizade, generosidade nos campos da ganância.

ISAÍAS 61.1-6 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

O Senhor Deus me deu o seu Espírito,
pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para animar os aflitos,
para anunciar a libertação aos escravos
e a liberdade para os que estão na prisão.
Ele me enviou para anunciar
que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo,
que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos.
Ele me enviou para consolar os que choram,
para dar aos que choram em Sião
uma coroa de alegria, em vez de tristeza,
um perfume de felicidade, em vez de lágrimas,
e roupas de festa, em vez de luto.
Eles farão o que é direito;
serão como árvores que o Senhor plantou
para mostrar a todos a sua glória.
Eles reconstruirão casas que haviam caído
e cidades que tinham sido arrasadas
e que há muitos anos estavam em ruínas.
Meu povo, estrangeiros virão e cuidarão
das suas ovelhas, das suas plantações e das suas parreiras.
E vocês serão conhecidos como sacerdotes do Senhor,
como servos do nosso Deus.
As riquezas das outras nações serão de vocês,
e vocês se orgulharão de serem donos dessa imensa fortuna.


Nenhum comentário: