domingo, 24 de julho de 2016

O PODER DAS PALAVRAS

O Eterno estendeu a mão,
tocou nos meus lábios e disse:
-Veja! Eu estou lhe dando a mensagem
que você deve anunciar.
Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos,
poder para arrancar e derrubar,
para destruir e arrasar,
para construir e plantar.
Jeremias 1.9-10 (leia 1.4-10) – NTLH

A palavra falada ou escrita é o instrumento mais poderoso que possuímos. Uma palavra maldosamente jogada pode ferir muito mais do que uma pedra. A pedra pode quebrar o osso, mas a palavra ferir o espírito e amargurar a alma para o resto da vida. Palavras podem nos alegrar ou nos entristecer. Podem abrir o apetite ou dar nojo, provocar amor ou ódio!

Os demagogos usam palavras para manipular a massa a alcançar seus objetivos. Os tiranos repetem mentiras até o povo chegar a acreditá-las. Há oitenta anos, Hitler empregou palavras odiosas e mentirosas para levar uma nação à guerra e genocídio. Bush repetiu a façanha!... O discurso pode inflamar e levar multidões a fazer loucuras! Em Jonestown, no ano de 1978, o pastor Jim Jones induziu 900 pessoas a ingerirem veneno mortífero, dizendo ser ordem de Deus.

Com palavras, construímos o nosso mundo. As nossas experiências são traduzidas em palavras e estas palavras reforçam as experiências. Quando nos julgamos ofendidos, podemos reagir com palavras duras, severas, criando clima de hostilidade, ou podemos usar palavras suaves, criar ambiente agradável! Com o nosso falar temos muita influência no lugar onde estamos.

Ao usarmos a mentira e a decepção, criamos um mundo falso, sujeito a desmoronar... Vivemos num mundo construído em cima de palavras mentirosas daqueles que detêm o poder político, militar, econômico, e religioso. Palavras de autopromoção escondem parte da verdade, levam a preconceito, exploração, injustiça e violência. Constroem apenas fachadas, destinadas a ruir quando chegar a hora da verdade.

A palavra profética tem a finalidade de “plantar e construir”. É boa notícia para aqueles que estão sofrendo os efeitos da palavra destrutiva. Ela não chama atenção à si mesma, não se auto promove e não esconde a verdade. É simples, humilde, aberta e libertadora. É realista e otimista ao mesmo tempo.

Jesus é modelo da palavra profética! Ele não falava de si, mas da realidade do Reino que já estava presente. Suas palavras promoviam vida: amor e perdão, justiça e paz! Deus é o “papai” (ou “mamãe”) querendo todos como suas filhas e seus filhos.

Nossa história é uma jogada de palavras. Escolhemos quem queremos ouvir e acreditar. A violência é possível porque, pela razão as pessoas acreditam nas palavras de violência e deixam ser manipuladas! Encarnam as palavras e as reproduzem pela ação. Destruição gera destruição. Os pacificadores são pessoas que abrem seus ouvidos e corações para as palavras que plantam sentimentos de amor e compaixão, construindo vidas. Paz gera paz.

As nossas palavras têm mais poder do que imaginamos. Seguindo o caminho de Jesus, nossas palavras se tornam proféticas, construindo e plantando para o bem comum. Palavras egoísticas levam vantagens a poucos, à custa de muitos. O Caminho oferece solidariedade e compartilhamento, não competição e lucro. O Eterno ainda nos chama para construirmos e plantarmos!...

JEREMIAS 1.4-10 – NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

O Senhor Deus me disse:

— Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.

Então eu disse:

— Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.

Mas o Senhor respondeu:

— Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

Aí o Senhor estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse:

— Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar.


Nenhum comentário: