domingo, 10 de julho de 2016

GRAÇA: LEITE E VINHO

Venham, os que não têm dinheiro:
comprem comida e comam!
Venham e comprem leite e vinho,
que tudo é de graça.
Isaías 55.2a (leia 55.1-9) – NTLH

A “civilização” encontra-se contaminada pelo poder. Sua base é a estrutura de poder onde uns têm mais autoridade que outros. A teoria afirma que o poder é necessário para estabelecer ordem e bem estar social. Perdemos a capacidade de imaginar ordem sem estrutura de poder.

A espécie humana tem mais de quatro milhões de anos de existência, de acordo com estudos arqueológicos. Nos primeiros 3.994.000 anos, a estrutura social era de compartilhar, sem a acumulação de bens, poderosos chefes, policiamento ou exércitos. Com o advento do estado há 6.000 anos, desenvolveu-se a estrutura do poder onde o masculino começou seu domínio. A história de Adão e Eva associa o pecado com o poder, Adão passou a ter domínio sobre Eva.

O poder corrompe. Quanto mais poder, mais corrupção... Quase sem exceção, os detentores do poder usam-no como meio de continuar no poder, barrando os outros a subirem no seu lugar. O poder corrompe as igrejas, o estado e o comércio. Todos têm seus “chefes” que não “abrem mão” dos privilégios. Poder é privilégio!

O leite e o vinho representam o pensamento de Deus: a graça. A base da graça é amor, não poder. Graça concede tudo independente de merecimentos, condições ou circunstâncias. Leite e vinho fazem bem para a pessoa, lhe dando satisfação profunda e douradora! Constrói e acrescenta...

O poder vicia, criando “sede” para adquirir mais poder, fechando-se contra os outros. A graça liberta, dando força para abraçar os outros. Satisfaz os mais profundos anseios da alma. O nosso egoísmo e fome pelo poder nos fazem criar um Deus, Rei todo-poderoso, terrorista que se impõe e destrói seus inimigos. A expressão religiosa é uma fé fechada, agressiva, radical que precisa criar inimigos para poder combatê-los. Em contraste, a expressão da fé de Jesus era a aceitação incondicional de todos e o perdão dos inimigos. Seu Deus não era o Javé caprichoso e vingativo do Antigo Testamento. Era o “Papai” amoroso com todos, filhas e filhos, se doando a ponto de ser vulnerável e ser levado à morte na cruz!...

O cenário internacional é o resultado da busca pelo poder, a luta falsa do bem contra o mal. É o pão que não satisfaz. O bem não faz guerra. Aqueles que incitam violência nunca citam Jesus. A guerra santa é uma ilusão.

O mundo precisa de pessoas que têm a coragem de andar na contramão da história e manifestar a graça, seguindo o exemplo de Jesus. É uma caminhada perigosa porque seus valores são rejeitados, mesmo dentro da comunidade da fé por aqueles que acham que é possível “destruir o mal” pela força. O mundo precisa do leite e vinho da Graça.

ISAÍAS 55.1-9 – NOVA TRADUҪÃO NA LINGUAGEM DE HOJE 2000 (NTLH)

O Senhor Deus diz:
“Escutem, os que têm sede:
venham beber água!
Venham, os que não têm dinheiro:
comprem comida e comam!
Venham e comprem leite e vinho,
que tudo é de graça.
Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida?
Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome?
Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno,
vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas.
Escutem-me e venham a mim,
prestem atenção e terão vida nova.
Eu farei uma aliança eterna com vocês
e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi.
Eu fiz Davi chefe e líder dos povos,
e por meio dele viram o meu poder.
E agora vocês darão ordens a povos estrangeiros,
povos que vocês não conheciam,
e eles virão correndo para obedecer-lhes.
Isso acontecerá porque eu, o Senhor, seu Deus,
o Santo Deus de Israel,
tenho dado poder e honra a vocês.”
Procurem a ajuda de Deus
enquanto podem achá-lo;
orem ao Senhor
enquanto ele está perto.
Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver
e abandonem os seus maus pensamentos!
Voltem para o Senhor, nosso Deus,
pois ele tem compaixão e perdoa completamente.
O Senhor Deus diz:
“Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos,
e eu não ajo como vocês.
Assim como o céu está muito acima da terra,
assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.



Nenhum comentário: