domingo, 26 de abril de 2009

COMPARTILHANDO A VIDA

Quando puseram a mesa, com numerosos pratos, disse a meu filho Tobias: "Filho, vai procurar, entre nossos irmãos deportados em Nínive, algum pobre de coração fiel, e traze-o aqui para comer conosco. Esperar-te-ei até que voltes, meu filho."

Tobias 2.2 (leia 2.1-9) – BJ

A abundância é para ser compartilhada com o próximo, não de maneira aleatória, mas com critério, com aqueles que realmente necessitam e da maneira que necessitam. Neste relato o filho não trouxe um faminto mas enterrou uma vítima de violência contra seu povo. O que começou como uma festa terminou como luto.

O compartilhar não é somente compartilhar com a abundância mas, também, estar sensível ao sofrimento do próximo e se identificar com ele. Oferecer solidariedade de uma maneira concreta é rir com os que estão felizes e chorar com os que estão em luto, ajudando-os a enterrar seus mortos.

O narrador também era vítima, um co-exilado. Era um sofredor sendo solidário com outro na mesma situação. A identificação não era fingida, era real. Quando um é vítima de um sistema, os outros também são vitimados junto com ele. Sendo solidário com os outros, estamos sendo conosco também.

Nenhum comentário: