segunda-feira, 27 de abril de 2009

VALE A PENA SER BOM?

Não reparei que havia pardais acima de mim, no muro. Caiu-me nos olhos excremento quente, produzindo neles manchas brancas. Fui aos médicos para me tratar; quanto mais me aplicavam pomadas, mais me cegavam as manchas, até que fiquei completamente cego. Fiquei cego durante quatro anos e todos os meus irmãos se afligiam por minha causa; e Aicar cuidou do meu sustento por dois anos, até que partiu para Elimaida.

Tobias 2.10 (leia 2.10-23) – BJ

O narrador havia prestado socorro ao próximo, mas isto não era garantia de sua imunidade contra sofrimento e contratempos. Foi vítima de um estranho acidente, necessitando de alguém para cuidar dele. Como resultado desta cegueira, cresceram brigas de família e muita confusão, acusações e contra acusações. Questão principal: "Vale a pena ser bom?" - a mesma questão do Livro de Jó.

Se a resposta fosse clara todo o mundo seria bonzinho. Parece que a bondade não leva vantagem alguma. Os bons sofrem junto com os ruins e às vezes até mais. Muitas vezes parece que a maldade dá melhores resultados. Acho que a recompensa da bondade é o caráter do praticante, atingindo uma integridade que vence as circunstâncias.

Nenhum comentário: