Que Deus esteja com todos vocês que são o seu povo. Vão a Jerusalém para construir de novo o Templo do Eterno, o Deus de Israel, o Deus que é adorado em Jerusalém.
Esdras 1.3 (leia 1.1-6) – BLH
Em termos teológicos, o livro de Esdras representa a ala sacerdotal da religião que dá ênfase à estrutura religiosa da vida. Esdras dá ênfase às formas litúrgicas, templos, pureza de doutrina e práticas religiosas. Para Esdras e seus seguidores, o que era importante era a conservação da identidade religiosa por meio de formas aprovadas, locais consagrados e povo santificado.
Este livro diz pouco para mim. Faz-me lembrar do lado negativo da religião, o lado alienante. Este lado tende para a exclusividade e isolamento, pois separa os adeptos do resto da humanidade. Esta tendência é muito forte nas igrejas protestantes (muitos católicos pensantes diriam que esta tendência também, existe na igreja católica), estabelecendo uma sub-cultura protestante que não tem nada de positivo para acrescentar ao mundo em que vive. O grande crescimento do número de evangélicos no Brasil está acompanhado com o grande aumento de violência, crime e corrupção.
Jesus nos ensina que a verdadeira religião é a do Espírito (não do lugar) e nos aproxima com compaixão às pessoas carentes que nos cercam e nos transforma em sal da terra e luz do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário