terça-feira, 14 de abril de 2009

PROFETA MALANDRO

A mulher de Manoá deu à luz um filho e pôs o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Deus Eterno o abençoou. Sansão estava no campo de Dã, entre Zora e Estaol, quando começou a sentir que o Espírito do Deus Eterno o dirigia.

Juízes 13.24-25 (leia 13.2-7,24-25) – BLH

Faço algumas observações que vão contra a prática das igrejas hoje em dia. Primeiro: A vida de Sansão, Abraão, Jacó, Davi e outros, dá para analisar que Deus não é moralista. Nenhum deles, analisando seu comportamento sexual, poderia ser membro da maioria das nossas igrejas, se vivessem hoje, e se não mudassem o seu estilo de vida. Segundo: A direção do Espírito de Deus é por iniciativa de Deus e não de nós; acontece sem a gente procurar. Terceiro: As atividades da maioria dos heróis do Antigo Testamento eram o que chamamos de "seculares".

Não há explicação lógica por que Sansão foi escolhido para ser um libertador na sua época. Não era pessoa exemplar em nada, mas, namorador e gozador! Curtia a vida e se divertia com os inimigos. Confiava demais nos outros, especialmente nas pessoas erradas. Entretanto, apesar de todas as suas "irregularidades", Sansão é citado entre os profetas da sua época e acaba fazendo parte da história sagrada.

Nenhum comentário: