sábado, 25 de abril de 2009

POR QUE CELEBRAR?

Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Deus Eterno dá fará que vocês fiquem fortes.

Neemias 8.10 (leia 8.1-12) – BLH

A celebração traz o seu próprio benefício, pode ser mais uma expressão de esperança do que uma comemoração de algo alcançado. A celebração pode nascer do sofrimento: o carnaval é um exemplo. Quem mais celebra o carnaval são os que menos têm para comemorar. Os favelados celebram muito mais do que os que têm recursos, e, quanto mais forte forem as crises econômicas, mais expressivo é o carnaval. Outros países têm tido suas revoluções, mas o Brasil respira carnaval. A própria celebração dá força ao celebrante!

As celebrações dão oportunidades aos participantes; de se extravasam além de si, galgando barreiras invencíveis! A celebração não muda as circunstâncias externas, mas muda a atitude das pessoas em relação a elas; tira o desespero e a revolta. A comemoração pode ser uma fuga, mas, pode ser também, uma maneira de conviver com aquilo que não podemos remover ou modificar.

Nenhum comentário: