Quarenta anos vocês vão sofrer
por causa dos seus pecados,
conforme os quarenta dias
que vocês espionaram a terra,
um ano para cada dia.
Vocês vão saber o que é ficar contra mim.
Números 14.34 (leia 13.1-3,25-14.1,26-30,34-35) – BLH
A recusa do povo em sair do deserto e ocupar a terra, além rio, mostrou a verdadeira raiz do problema de libertação! Foi dito que o maior obstáculo à libertação dos oprimidos é o próprio oprimido! O povo não somente estava no deserto, mas, pior ainda: - O DESERTO ESTAVA NO POVO!..
A opressão verdadeira é a auto-opressão. Para a situação externa ser convertida de verdade, é preciso que haja uma "conversão interna".
Quando as pessoas desejam a libertação, o maior obstáculo já está vencido. Muitos povos têm a tendência de escolher alguém ou algo para dominá-los. A liberdade provoca medo porque traz o peso da responsabilidade. Muitas pessoas correm atrás de seitas exigentes e se sujeitam a elas porque estas seitas apresentam "pacotes fechados"! Estas pessoas escapam da terrível responsabilidade de precisarem pensar por si mesmas e assumirem decisões próprias. Tudo já está decidido!
O deserto era conveniente para aos hebreus, o maná caía do céu diariamente, sem falta: tinham pouco, mas era garantido. Esta tendência favoreceu para que o povo fosse manipulado e usado. Queriam ser escravos...
visite também
Terra: Nosso Único Lar
Nenhum comentário:
Postar um comentário