domingo, 15 de agosto de 2010

VISÃO NÃO ALCANÇADA

E Deus disse a Moisés:
”Eu jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó
que daria esta terra aos descendentes deles.
Estou deixando que você a veja com os seus próprios olhos,
mas você não vai entrar nela.

Deuteronômio 34.4 (leia 34.1-12) – BLH

Nem sempre a nossa visão é só para nós mesmos. Moisés viu a terra prometida e lutou para entrar nela. Outros entraram enquanto Moisés ficou no deserto. Não foi derrota ou fracasso... Uma visão de algo só para nós seria uma visão egoísta. Moisés estava vendo um futuro glorioso para o seu povo. Mesmo morrendo no deserto, antes de passar pelo Rio Jordão, Moisés, de certa forma, entrou na terra da promessa.

A melhor recompensa de uma visão ou de um ideal, é a própria visão e o próprio ideal! A realização nunca está de acordo com a expectativa. A terra da promessa poderia ter sido uma grande decepção para Moisés. O povo não desfrutou da terra, nunca chegou a possuí-la plenamente! Às vezes, o ideal alcançado se torna motivo de tristeza ao descobrirmos que o ser humano tem capacidade de estragar uma coisa que poderia ser bonita e benéfica.

Nossas visões são como estrelas – servem para nos inspirar e dar direção, mas nunca chegaremos lá. O importante não é chegar, mas caminhar em direção de… O caminhar vale mais do que a chegada.

Nenhum comentário: